Por Patrícia Bispo para o RH.com.br
Acreditar que uma liderança bem preparada obtém resultados expressivos tanto para a equipe quanto para a organização, a exemplo da melhoria do clima organizacional, aumento do engajamento dos talentos, redução do turnover – que quando somados contribuem para que ocorram entregas diferenciadas para os resultados técnicos e financeiros da companhia. Esses foram alguns dos fatores que levaram a empresa Tempo USS – companhia que atua na prestação de serviços de assistências especializadas para veículos, imóveis e pessoas, e a única empresa independente do mercado, a investir de forma mais maciça no desenvolvimento dos seus líderes. Atualmente, a empresa conta com cerca 1.800 colaboradores alocados em uma única unidade (localizada em Barueri-SP) e mais de 20 mil prestadores de serviços em todo o território nacional.
De acordo com Mario Lopes Vasconcelos, diretor de Gente & Gestão da Tempo USS, a companhia sempre contou com iniciativas que tinham como principal objetivo o desenvolvimento dos seus líderes. Contudo, foi a partir de 2015 que a organização passou a atuar de uma forma mais sistemática – oportunidade em que lançou a Academia de Líderes que visa atender a todas as lideranças da empresa.
“Neste ano em específico, como ação advinda da pesquisa de clima 2015, criamos o Performar, um programa específico para formação de supervisores da Central de Atendimento. Este programa está sendo uma ‘injeção’ de conhecimento nestes profissionais que estão diretamente ligados à operação e que precisam lidar com diversas questões como gestão das equipes, tomadas de decisão, controles internos, necessitando de um preparo intenso e periódico”, cita Mario Lopes de Vasconcelos.
O executivo explica que todas as lideranças da companhia precisam passar pela Academia de Líderes uma vez que a empresa não faz distinção sobre um líder precisar mais de desenvolvimento do que outro. “A premissa é de todos participarem dos treinamentos. Além de um rico conteúdo estes treinamentos proporcionam a troca de experiências entre os participantes. O que normalmente acontece é realizarmos turmas e módulos específicos para um grupo de cargo, como fizemos com o Programa Performar”, esclarece Mario Lopes Vasconcelos, ao acrescentar que toda a coordenação da Academia de Líderes é de responsabilidade da área de Gente e Gestão, porém a empresa estabelece parcerias com consultorias especializadas. A Academia de Líderes – Segundo o diretor de Gente & Gestão da Tempo USS, é divulgada internamente através de comunicados e reuniões específicas. Todas as suas ações de desenvolvimento humano, por sua vez, seguem uma sequência de evolução. Para se ter uma ideia, no início de 2015, que corresponde ao primeiro ano de existência da Academia de Líderes, todas as lideranças foram treinadas a partir dos mesmos temas, garantindo assim um alinhamento conceitual. Já no segundo ano, está sendo especificada a especificidade de cada grupo de cargo. Para o terceiro ano, será dada continuidade a temáticas específicas, de acordo com as necessidades que forem identificadas pela área de Gente & Gestão, o que garantirá que os gaps existentes venham a ser preenchidos e melhores resultados sejam alcançados. Vale salientar que para acompanhar a receptividades das lideranças em relação a essa ação, todos os participantes respondem a avaliação de reação do treinamento e a partir disso, a área de Gente & Gestão mensura os resultados no momento da avaliação de competências.
Quando questionado sobre a forma que a Academia de Líderes impacta na ascensão profissional das lideranças da Tempo USS, Mario Lopes Vasconcelos ressalta que a partir do momento em que participam dos treinamentos realizados, o líder fica mais preparado para liderar equipes e conduzir a estratégia da empresa, como também se torna cada vez mais preparado para alcançar outros níveis de liderança em sua carreira – que nesse caso corresponde a possíveis sucessões de cargo. “Acreditamos que os resultados da empresa são obtidos através das pessoas, portanto uma eficiente Gestão de Pessoas garante, para nós, o alcance de nossos resultados”, finaliza o diretor de Gente & Gestão.
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