Teste neuropsicológico de aplicação simples para o diagnóstico de demência

Por: neurovascular.fmrp.usp.br

Demência é a degeneração crônica, global e geralmente irreversível da cognição. O diagnóstico é clínico; testes laboratoriais e de imagem geralmente são utilizados para identificar as causas tratáveis. O tratamento é de suporte. O Objetivo dessa matéria é aproximar o leitor para este assunto importante. Lembramos a necessidade de sempre procurar um especialista para um diagnóstico final.

Artigo publicado por: Ricardo NitriniI; Beatriz Helena LefèvreI; Sandra Cristina MathiasI; Paulo CaramelliI; Paulo Eduardo M. CarrilhoI; Naim SauaiaII; Eduardo MassadII; Clóvis TakigutiIII; Ivaldo Olímpio Da SilvaII; Cláudia Sellito PortoI; Maria Cristina MagilaI; Milberto ScaffI

IFaculdade de Medicina da Universidade de São Paulo: Departamentos de Neurologia IIFaculdade de Medicina da Universidade de São Paulo: Informática Médica IIIFaculdade de Medicina da Universidade de São Paulo: Medicina Preventiva

RESUMO DO ARTIGO

Os desempenhos em testes neuropsicológicos de trinta pacientes, com diagnóstico de demência leve ou moderada baseado nos critérios do DSM-III-R, com escore no Mini-exame do Estado Mental inferior a 24 pontos e escolaridade mínima de 4 anos, foram comparados aos de trinta voluntários normais equiparados quanto a idade, escolaridade e sexo. Foram calculadas as sensibilidades e especificidades dos testes na distinção entre doentes e controles normais Dentre os testes empregados, o que demonstrou maior acurácia nesta distinção, calculada através de curva ROC, foi o de informação-memória-concentração de Blessed, seguido em ordem decrescente de acurácia, pelos de construção (cópias de figuras simples), memória verbal tardia (após 5 minutos), reconhecimento de 10 figuras e fluencia verbal (animais). Seis testes de aplicação e interpretação simples (fluencia verbal, percepção visual, memória visual incidental, cálculo, desenho de um relógio e memória tardia após 5 minutos) permitiram definir função linear discriminante que revelou elevada capacidade de discriminação entre pacientes e controles, na amostra. Esta função deve ser submetida à comprovação em outra casuística. Em virtude da simplicidade e rapidez de aplicação, poderá ser associada ao MEM para identificar indivíduos com demência e indivíduos sadios em estudos epidemiológicos.

Palavras-chave: demência, avaliação, testes neuropsicológicos.

  1. Primeira apresentação: __

Mostre a folha acima e diga ao paciente: “Olhe bem e procure memorizar estas’ figuras” (Se houver déficit visual importante, peça que memorize as palavras que você vai dizer; diga os nomes dos objetos lentamente, um nome/segundo; fale a série toda duas vezes).

Esconda as figuras e pergunte: “que figuras eu acabei de lhe mostrar?” (Tempo máximo de evocação: 60 segundos)

  1. Segunda apresentação:  __

Mostre as figuras novamente durante 30 segundos dizendo:

“Olhe bem e procure memorizar estas’ figuras” (Se houver déficit visual importante, peça que memorize as palavras que você vai dizer; diga os nomes dos objetos lentamente, um nome/segundo; fale a série toda duas vezes).

Esconda as figuras e pergunte: “que figuras eu acabei de lhe mostrar?” (Tempo máximo de evocação: 60 segundos)

  1. Terceira apresentação: __

Mostre as figuras novamente durante 30 segundos dizendo:

“Olhe bem e procure memorizar estas figuras” (Se houver déficit visual importante, peça que memorize as palavras que você vai dizer; diga os nomes dos objetos lentamente, um nome/segundo; fale a série toda duas vezes).

Esconda as figuras e pergunte: “que figuras eu acabei de lhe mostrar?” (Tempo máximo de evocação: 60 segundos)

  1. Provas de Interferência: fluência verbal e desenho do relógio.
  1. Memória Episódica: Sem mostrar as figuras novamente, peça para o paciente dizer quais figuras foram mostradas.

7. Reconhecimento: Sem mostrar as figuras novamente, apresente a folha com 20 figuras e peça para o paciente reconhecer quais figuras foram mostradas inicialmente

Fonte: artigo científico disponível em https://doi.org/10.1590/S0004-282X1994000400001

Veja as promoções que separamos para você?

Promoção especial somente para hoje

Veja também:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui