Por GUILHERME DOS SANTOS FERREIRA
Não é da cultura dos brasileiros investir em ações na bolsa de valores e uma das razoes para isso é a aversão ao risco.
O mercado de ações pode aterrorizar inúmeras pessoas que estão buscando aumentar o seu patrimônio, muitas das vezes por conta dos termos, jargões e volatilidade.
O investidor, a partir do momento que adquire ações na bolsa de valores ele está comprando uma pequena parcela do capital social da empresa. Dessa forma ele se torna sócio dessa companhia junto com outras pessoas que compraram ações daquela empresa.
No mercado de ações há dois tipos de ações sendo elas: ações ordinárias, que dão direito a voto nas assembleias gerais e extraordinárias, e ações preferenciais, que não dão direito a voto nas assembleias.
É comum que o investidor se preocupe com a empresa em que ele escolheu para investir, vai gerar lucros ou se tomará rumos que não irá arriscar o capital por ele investido. E de que forma é diminuído essa preocupação para com o acionista?
A governança corporativa ser vista como um mecanismo que permite uma maior transparência, responsabilidade dos administradores e disciplina, assegurando com que os acionistas possam ter acesso às informações permitindo um acompanhamento do desempenho geral da companhia.
Com o advento das normas internacional de contabilidade a governança corporativa vem a cada dia ganhando mais força dentro do cenário empresarial brasileiro. Dessa forma o padrão de transparência das atividades da companhia com o acionista se torna mais elevado. O maior exemplo disso é o novo mercado B3, onde se encontram as empresas com um padrão de governança corporativa altamente diferenciado.
Bibliografia:
Jacometti, Márcio. (2012). Considerações sobre a evolução da governança corporativa no contexto brasileiro: uma análise a partir da perspectiva weberiana. Revista de Administração Pública, 46(3), 753-773. https://doi.org/10.1590/S0034-76122012000300007
Veja as promoções que separamos para você?
Veja Também:
- Domínio dos Talheres: Como Posicionar e Usar Correta e Elegantemente à Mesa
- 7 Leis Herméticas: Podem Mudar Sua Visão de Mundo
- Como o Trabalho Pode Adoecer
- Como os Empregados Interpretam Crises nas Empresas: Um Olhar a Partir de Estudos Científicos
- O Tédio no Trabalho e Sua Resignificação no Ambiente Corporativo
- Como Empresas e OSCs Podem Implementar ESG