Por: Lorrany Semeão da Paixão 

Para abordar esse tema, podemos iniciar observando o curso de Silvio Santos – indivíduo que vem exercendo vários papeis em diversas organizações no seu cotidiano, como por exemplo: empresário, pai, avô, marido, chefe, cliente, religioso, voluntario, etc. Silvio é um homem que ocupa uma grande influência na TV brasileira. Imagine se ele fosse o mesmo em todas as situações? Ou ainda, se o relacionamento com seus netos fosse da mesma maneira que seus funcionários? Além disso, se por acaso o mesmo ir à uma igreja e, porventura, querer ser tratado como cliente? 

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A Teoria Estruturalista trata justamente desses ambientes, no qual uma pessoa está inserida, nela podemos perceber que os empresários não poderiam se preocupar somente com o ambiente de trabalho, pois as coisas que aconteciam ao redor, ou seja, no ambiente do seu colaborador, influenciavam no seu desempenho, surgindo então o homem organizacional.  

Amitai Etzioni é tido como um grande nome nessa teoria, ele começou a perceber que a sociedade passava a ser complexa devido ao fato do homem participar de diversas organizações e possuir múltiplas necessidades, por exemplo, precisar estudar, cuidar da saúde, da família, ser voluntário, funcionário, cliente e etc. Sendo assim, o indivíduo precisava dispor de inúmeras personalidades com características que atendessem os ambientes em que ele atuasse.

Nessa teoria destaca-se três características principais, a primeira conta com ser flexível e adaptável, tornando-se apto para compreender e acompanhar as evoluções tecnológicas e diárias, capaz de atender a novas demandas e conhecer pessoas com pensamentos e costumes diferentes. A segunda diz respeito a ser tolerante às frustações, uma vez que, sempre haverá conflitos com o que você necessita e o que as outras organizações necessitam, com isto, é necessário tolerar para que não exista algum tipo de desgaste emocional.

Por fim, a última característica remete-se a ser capaz de adiar recompensas, pois nem sempre é possível alcançar objetivos em um pequeno tempo, logo, é necessário estar focado no proposito e entender que está “adiando” a recompensa apenas por um período. 

Compreendemos um clássico exemplo de organizações e comportamentos em uma reportagem publicada em dezembro de dois mil e dezoito no site da UOL, onde a empresa salesforce – conhecida como uma grande empresa de software, realizou uma confraternização com o tema “Festa a Fantasia”, devido ao encerramento do ano.

Com isso, um dos funcionários resolveu se fantasiar do meme “negão do whatsapp”, contudo, essa atitude não foi bem vista pela sede da empresa, e acabou ocasionando a demissão do funcionário. Essa situação, gerou algumas dúvidas: porque demitir o empregado se era uma festa a fantasia? Todavia, no ambiente empresarial ele tem papel de funcionário, ou seja, não seria interessante que o mesmo se apresentasse à empresa como se estivesse indo à festa de um amigo ou algum familiar. 

À vista disso, percebemos que o indivíduo precisa ser flexível para entender que por mais que a festa fosse incomum naquele meio, ele continua sendo um colaborador e, assim, precisa se comportar conforme o papel que o mesmo exerce. Por este motivo então, visualizamos o porquê do Silvio Santos comportar-se com os netos, esposa, filhos e os funcionários de maneira diferente. 

*Lorrany Semeão da Paixão, é estudante universitária em ciências contábeis. 

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