Com a evolução da robotização, da automatização e da Inteligência Artificial, o capital humano torna-se cada vez mais essencial

Por: MARC TAWIL / epocanegocios.globo.com

Liderança feminina, gestão, carreira, trabalho, escritório (Foto: Getty Images)
Soft skills tornaram-se elementos centrais nas buscas dos recrutadores, (Foto: Getty Images)

soft skills ou habilidades “comportamentais”/“socioemocionais” estão cada vez mais transversais e humanas. Digo “estão” e não “são” porque ficou claro para mim, nos últimos anos, que as competências serão híbridas, assim como cada um de nós, e, portanto, menos rotuláveis. Ainda assim, as soft skills estão na ordem do dia e todo e qualquer líder ou liderado entendeu que, para ter um bom desempenho no trabalho, gozar de habilidades técnicas (hard skills) por si só já não é suficiente.

Desenvolver aptidões como “criatividade” e “empatia” apresenta outra vantagem: não é possível, por ora, delegar capacidades comportamentais a robôs.SAIBA MAIS

As soft skills tornaram-se elementos centrais nas buscas dos recrutadores, pois são qualidades que transformam um funcionário mediano em um colaborador eficiente, agradável e motivado.

Conversando com dezenas de CRHOs, CEOs e recrutadores nesta pandemia, está claro para mim o quanto as 8 habilidades listadas abaixo se encaixam nas soft skills que as empresas estão de olho em 2022:

1. Resolução de problemas

A mudança é permanente e o cenário é instável. Logo, saber como lidar com os problemas que surgem (todo o tempo) é se tornar um líder ou um colaborador “orientado para a solução”.

2. Inteligência emocional

A gestão das nossas emoções, que permitem inferir nas emoções do outro e carregar situações e conversas para um lugar tranquilo, significa evoluir. Como anda a sua?

3. Empatia

Não! Empatia não é “se colocar no lugar do outro”, e sim buscar compreender a realidade do outro, se colocando ao lado dele e, de mãos dadas, juntos diante do problema.

4. Autoconfiança

Autoconfiança para lidar consigo, para lidar com o outro e para gerar reputação. Autoconfiança para criar pontes e derrubar muros, especialmente os invisíveis.

5. Comunicação

A comunicação como skill não quer dizer “ser comunicativo” nem “exibido”. Significa, sim, ser claro, preciso e assertivo. Sem rodeios. É sobre se conectar e passar as mensagens que importam.

6. Gestão de tempo

O problema do nosso tempo… é o tempo. E para usar esse recurso finito da melhor maneira possível, organização, foco e disciplina são as chaves.

7. Espírito empreendedor

Ser visionário, resiliente, proativo e ousado vem sendo percebido como uma dinâmica essencial nas empresas, uma vez que o intraempreendedorismo é realidade desde startups até multinacionais.

8. Audácia

Capacidade de ousar é uma soft skill? Sim! E das principais! Ser audacioso é propor sempre algo novo. E se for criativo ainda, melhor. Criatividade para criar conexões, para desenvolver ideias, para inovar. Diga aí se uma pessoa assim não é necessária?

A lista fez sentido para você? Para mim, sim.

Ainda mais após consultar a 18ª edição do Índice de Confiança Robert Half, que evidenciou que 49% dos profissionais com mais de 25 anos de idade devem buscar um novo emprego neste ano.

Dos que estão empregados, 61% querem trocar de empresa, embora desejem ficar na mesma área; e 39% pretendem mudar de carreira, seja indo para um novo segmento ou iniciar uma nova profissão.

Se preparar, portanto, é mais do que fundamental.

*Marc Tawil é empreendedor, estrategista de comunicação, escritor, educador e palestrante. Nº 1 LinkedIn Brasil Top Voices e LinkedIn Learning Instructor, é três vezes TEDxSpeaker e lança em 2022 pela editora HarperCollins Brasil o livro Seja Sua Própria Marca. Acesse os canais oficiais no Telegram e no YouTube.

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