Ele dá vida a ambientes internos e externos, podendo ser feito em varandas, próximo à piscina, na sala, no quarto e até no banheiro
Por: Tais Romanelli / dicasdemulher.com.br
Entre os profissionais que trabalham com paisagismo e pessoas que se interessam pelo assunto, é cada vez mais comum ouvir o nome “jardim vertical”, também conhecido como “parede verde”.
Daniela Colnaghi, designer de interiores e vice-presidente de Marketing da Associação de Decoração do Estado de São Paulo (ADESP), explica que jardins verticais são painéis montados em estruturas vivas. “Eles dão vida a ambientes internos ou externos, como paredes e muros, corredores ou cantos inutilizados”, diz.
“Além de sua beleza em forma de decoração, os jardins verticais são benéficos para qualquer ambiente, dando um conforto térmico, reduzindo a poluição e diminuindo o ruído externo”, acrescenta a designer de interiores Daniela.
Não por acaso os jardins verticais têm feito tanto sucesso, não é mesmo? Se você também tem interesse em investir em um jardim vertical, vai adorar as informações, dicas e inspirações abaixo.
Ideias e dicas para fazer o seu jardim vertical
Uma varanda de apartamento espaçosa e diferente, que foi muito bem aproveitada, acomodando muitas espécies de folhagens neste jardim vertical, além de vários outros objetos com valor especial para o morador.
Poucas pessoas veriam um simples estrado de cama como um objeto em potencial, porém, a dona desta casa conseguiu enxergar nele um painel para pendurar vasos com plantas. Foi assim que ela montou um jardim vertical simples, barato, mas muito elegante.
PUBLICIDADEhttps://196eedfc35fa91628c27290cd3a6ca8c.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html
Neste imóvel foi criado um elegante jardim e uma pequena horta onde os moradores cultivam alguns temperos. A área externa também é cenário para receber visitas.
Muro com peças de concreto em relevo ondulado formando vasos para compor um jardim vertical. Projeto diferente e elegante da Taguá Arquitetura.
Jardim vertical feito com vasinhos. Ótima dica para cultivar temperos no apartamento, além de deixar o ambiente lindo e delicado.
Banheiro com jardim vertical ocupando toda a parede que fica ao lado da banheira. Um ambiente aconchegante, projeto de Mariana Borges e Thaysa Godoy.
Jardim vertical construído na cobertura de um apartamento com piscina, proporcionando aos moradores a sensação de estarem mais próximos à natureza.
PUBLICIDADEhttps://196eedfc35fa91628c27290cd3a6ca8c.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html
O jardim vertical neste apartamento evidencia a beleza da piscina revestida de pastilhas esverdeadas, e também da vista da cidade.
O jardim vertical verde cria um contraste muito interessante com o sofá moderno e roxo, além da pedra preta.
Um espaço externo moderno que ganhou ainda mais beleza e conforto com este jardim vertical. Projeto de Marisa Lima.
Como fazer um jardim vertical
De acordo com Daniela, não existe um regra, cada pessoa acha a sua maneira de fazer um jardim vertical. Porém, há algumas etapas que não podem faltar em nenhuma montagem de um espaço verde, de acordo com a designer de interiores:
- Escolha da área;
- Escolha do suporte;
- Escolha das plantas;
- Por último, pesquisa de informações das condições ideais para o cultivo.
“A estrutura, em geral, é em ferro encapada, tipo uma treliça para suportar os vasos com as plantas. As plantas utilizadas são de sol para meia sombra, pois o sol não incide na parede, porém, temos muita luminosidade. São elas: samambaias, liriopes, lambari roxo, peixinho e aspargo, além de algumas orquídeas para deixar florido”, diz Daniela.
“A irrigação é automatizada e rega duas vezes ao dia por dois minutos. Depois de algum tempo, essa rega poderá diminuir para uma vez ao dia, quando as plantas já estiverem adaptadas”, acrescenta a designer de interiores.
3 dúvidas comuns sobre jardim vertical esclarecidas
Confira as respostas da especialista sobre questões comuns que podem surgir sobre a montagem dos jardins verticais:
PUBLICIDADEhttps://196eedfc35fa91628c27290cd3a6ca8c.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html
1. Quais são as melhores flores e plantas para jardins verticais?
Daniela: Jardim vertical permite o uso de diversas espécies de plantas, folhas e/ou flores. O uso misturado delas deixa a composição mais colorida e chamativa. Para ambientes internos e com pouca densidade de luz, plantas de meia sombra, como Bromélias, Lírio, Samambaia Americana, entre outras, são perfeitas. Já espécies como Liriope, Heras, Guaimbê são ideais para ambientes externos, com ventos e muita densidade de luz.
2. Existe alguma restrição sobre os jardins verticais? O que devo evitar plantar em jardins assim?
Daniela: Não há restrições de plantas para montar o espaço, porém, é preciso escolher bem as plantas levando em consideração as condições climáticas e estruturais do local. Raízes grandes ou raízes agressivas não são adequadas e devem ser evitadas. Preferencialmente, as plantas devem ser perenes, contribuindo com todo o conceito de sustentabilidade.
3. Quais são os cuidados especiais que devo ter com o jardim vertical?
Daniela: Os cuidados começam já na hora da escolha de qual é a melhor planta ou flor para o lugar. Tomar cuidado com o tipo de clima, iluminação e ventilação são pontos importantes para a sobrevivência do painel. Se for feito com vasinhos, observar se o solo não está muito seco ou encharcado. No caso de alguns painéis, a irrigação é feita de maneira automatizada, o que dá a chance de controlar melhor esse cuidado da irrigação. Em alguns casos, é necessário colocar adubo frequentemente para que as plantinhas possam viver bem. Consulte sempre um especialista para saber exatamente quais são os cuidados com a planta escolhida.
21 jardins verticais encantadores para te inspirar
Officina de luxo“>
FOTO: REPRODUÇÃO / OFFICINA DE LUXOCarol Cantelli“>
FOTO: REPRODUÇÃO / CAROL CANTELLIJaqueline Menin e Mariana Paro – Arquitetura e Interiores “>
FOTO: REPRODUÇÃO / JAQUELINE MENIN E MARIANA PARO – ARQUITETURA E INTERIORESMatê“>
FOTO: REPRODUÇÃO / MATÊMatê“>
FOTO: REPRODUÇÃO / MATÊAssim eu gosto“>
FOTO: REPRODUÇÃO / ASSIM EU GOSTOAssim eu gosto“>
FOTO: REPRODUÇÃO / ASSIM EU GOSTOAssim eu gosto“>
FOTO: REPRODUÇÃO / ASSIM EU GOSTOAssim eu gosto“>
FOTO: REPRODUÇÃO / ASSIM EU GOSTOAssim eu gosto“>
FOTO: REPRODUÇÃO / ASSIM EU GOSTOMarisa Lima“>
FOTO: REPRODUÇÃO / MARISA LIMAMarisa Lima“>
FOTO: REPRODUÇÃO / MARISA LIMABlog da Paisagista“>
FOTO: REPRODUÇÃO / BLOG DA PAISAGISTABlog da Paisagista“>
FOTO: REPRODUÇÃO / BLOG DA PAISAGISTABlog da Paisagista“>
FOTO: REPRODUÇÃO / BLOG DA PAISAGISTAVerde Vertical“>
FOTO: REPRODUÇÃO / VERDE VERTICALVerde Vertical“>
FOTO: REPRODUÇÃO / VERDE VERTICALVerde Vertical“>
FOTO: REPRODUÇÃO / VERDE VERTICALVerde Vertical“>
FOTO: REPRODUÇÃO / VERDE VERTICALVerde Vertical“>
FOTO: REPRODUÇÃO / VERDE VERTICAL
FOTO: REPRODUÇÃO / DANIELA COLNAGHI
Agora você já sabe: com a possibilidade de usar diferentes formatos e espécies de plantas, você pode fazer um lindo jardim vertical para a sua casa ou escritório, num espaço interno ou externo. Além de bonito, ele trará benéficos para o ambiente, proporcionando conforto térmico, e reduzindo a poluição e o ruído externo.
Veja as promoções que separamos para você?
Veja Também:
- Domínio dos Talheres: Como Posicionar e Usar Correta e Elegantemente à Mesa
- 7 Leis Herméticas: Podem Mudar Sua Visão de Mundo
- Como o Trabalho Pode Adoecer
- Como os Empregados Interpretam Crises nas Empresas: Um Olhar a Partir de Estudos Científicos
- O Tédio no Trabalho e Sua Resignificação no Ambiente Corporativo
- Como Empresas e OSCs Podem Implementar ESG