Ao unir funcionalidade e estética, esses projetos chamam atenção pelo uso inteligente da madeira

Por: Aline Melo / revistacasaejardim.globo.com

Ama ambientes aconchegantes e com muita madeira? Então, um bom marceneiro é indispensável na sua obra! Isso porque, além do projeto desenhado pelo arquiteto responsável, o resultado ideal depende da contratação de um profissional qualificado para executá-lo. 

A marcenaria pode criar armários, bancadas, tampos, estantes e móveis para ambientes diversos (Foto: Divulgação)
A marcenaria pode criar armários, bancadas, tampos, estantes e móveis para ambientes diversos (Foto: Divulgação | Montagem: Casa e Jardim)

marceneiro é um especialista em trabalhar artesanalmente a madeira, transformando esta matéria-prima em peças úteis ou decorativas. Não raro, a marcenaria é indispensável em todos os ambientes da sua casa, seja na forma de armários, bancadas, estantes, móveis sob medida, seja em esquadrias. 

Confira abaixo 15 projetos onde a boa execução da marcenaria é o destaque!

1. O imóvel de 2009 foi totalmente repaginado pelo escritório do arquiteto Gustavo Hadler. Com 16 m², a cozinha passou a ser um dos pontos principais da casa. Com linhas simples e minimalistas, o espaço teve como grande destaque o emprego dos materiais naturais. O freijó se alia ao verde para trazer suavidade e integração com a natureza

Executada pela Benhcker Móveis, a marcenaria foi feita com lâmina de madeira natural freijó e MDF laqueado na cor Acrópole da Suvinil, com detalhes de serralheria na prateleira suspensa (Foto: Luiza Schreier / Divulgação)
Executada pela Benhcker Móveis, a marcenaria foi feita com lâmina de madeira natural freijó e MDF laqueado na cor Acrópole da Suvinil, com detalhes de serralheria na prateleira suspensa (Foto: Luiza Schreier / Divulgação)

2. Neste apartamento de 130 m², em São Paulo, a arquiteta Suellen Figueiredo removeu os caixilhos para integrar a varanda ao living. Ao lado da mesa, um grande armário com portas de ripado de freijó esconde churrasqueira e cuba da pia e pode ser aberto nos dias de churrasco. 

JANTAR | Mesa da Universum Móveis. Cadeira da Armil Móveis. Painéis ripados e marcenaria desenhada por Suellen Figueiredo e executada pela Marcenaria Ferreira e pela Marcenaria Lourenço (Foto: Luiz Franco / Divulgação)
No projeto da Suellen Figueiredo, mesa da Universum Móveis. Cadeira da Armil Móveis. Painéis ripados e marcenaria desenhada por Suellen Figueiredo e executada pela Marcenaria Ferreira e pela Marcenaria Lourenço (Foto: Luiz Franco / Divulgação) 

3. O escritório Paula Scholte Studio assina a reforma deste apartamento de 54 m², no Leblon, Rio de Janeiro. Na sala de estar, um painel sob medida envelopa o pilar existente para encostar o sofá e conferir mais conforto. A profundidade criou um nicho e uma prateleira recuada, onde estão quadros do acervo da moradora.

SALA | O sofá "Blend", com design do Studio Feeling é da Way Design. O painel foi feito sob medida por Henrique Marcenaria (Foto: Leonardo Costa / Divulgação)
No projeto do escritório Paula Scholte Studio, o sofá Blend, com design do Studio Feeling, é da Way Design. O painel foi feito sob medida por Henrique Marcenaria (Foto: Leonardo Costa / Divulgação)

4. O escritório Lilutz Arquitetura, comandado por Danielle Otsuka, foi o grande responsável por repaginar o apê e criar muitos armários para armazenamento. A bancada da cozinha divide o espaço entre o ambiente e a sala. No jantar, ao fundo, um banco-baú foi feito em canto alemão, para ganhar mais espaço. 

INTEGRAÇÃO | A bancada da cozinha divide o espaço entre o ambiente e a sala. Na sala de jantar, ao fundo, um banco baú foi feito em canto alemão, para ganhar mais espaço. Os móveis da cozinha foram feitos pela Classe A Móveis Especiais e a obra é assinada (Foto: Divulgação / Mariana Orsi )
No projeto do escritório Lilutz Arquitetura, os móveis da cozinha foram feitos pela Classe A Móveis Especiais e a obra é assinada (Foto: Divulgação / Mariana Orsi)

5. No projeto dos arquitetos André Chukr e Luís Canepa, da LCAC Arquitetura, a paleta de cores segue o preto, o cimento queimado e a madeira. A ilha com tampo de madeira teca tem espaço para quatro banquetas do acervo dos moradores. Outro destaque é a chapelaria logo na entrada do apartamento, feita de madeira teca e serralheria.

CHAPELARIA | A entrada do apartamento tem painel d meadeira teca da Teka Store e serralheria, feito pela Ferrarte, assim como a bancada da ilha e as prateleiras suspensas (Foto: Guilherme Pucci / Divulgação)
No projeto da LCAC Arquitetura, a entrada do apartamento tem painel de madeira teca da Teka Store e serralheria, feito pela Ferrarte, assim como a bancada da ilha e as prateleiras suspensas (Foto: Guilherme Pucci / Divulgação)

6. Sob o desejo de um apartamento com bastante personalidade e cores pontuais, Gabriella Badaraco e Jéssica Müller, do Voilà Studio, embarcaram na obra deste projeto, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Na marcenaria, texturas e tonalidades diferentes de madeira somam charme à decoração. 

SALA DE JANTAR | O concreto, elemento principal do projeto, preenche os olhos de quem adentra o apê. A bancada de concreto foi fornecida pela Vinteum Construtora, assim como os pés em concreto da mesa de jantar. Cadeira Wishbone, à mesa de jantar, foi com (Foto: Divulgação / Roberta Gewehr)
No projeto do Voilà Studio, o concreto, elemento principal do projeto, e a marcenaria preenchem os olhos de quem adentra o apê (Foto: Divulgação / Roberta Gewehr)

7. No apartamento de 205 m², reformado pelo escritório Escala Arquitetura, a madeira tem uma presença muito forte. O piso de peroba de demolição foi combinado com a madeira das marcenarias e das esquadrias. 

Com o pendente Aim Dimlux, da marca Flos, a sala de jantar ganhou movimento. A mesa de jantar Kolonn é da Novo Ambiente e as cadeiras Omar, do Arquivo Contemporâneo (Foto: Divulgação / MCA Estúdio)
Com o pendente Aim Dimlux, da marca Flos, a sala de jantar projetada pelo escritório Escala Arquitetura ganhou movimento. A mesa de jantar Kolonn é da Novo Ambiente e as cadeiras Omar, da Arquivo Contemporâneo (Foto: Divulgação / MCA Estúdio)

8. O escritório LCAC Arquitetura desenvolveu marcenaria e serralheria original para este apê de 60 m². Os revestimentos têm características urbanas e industriais, mas os acabamentos tem um clima vintage, que agrega ainda mais personalidade aos ambientes. As plantas, espalhadas pelos cômodos, trazem aconchego e vida para os espaços.

ESTANTE | A composição das plantas trouxe um contato maior com a natureza para dentro do apê (Foto: Guilherme Pucci / Divulgação)
No projeto do escritório LCAC Arquitetura, a composição das plantas trouxe um contato maior com a natureza para dentro do apê (Foto: Guilherme Pucci / Divulgação)

9. O escritório Onze48, das arquitetas Carolina Sacchetti Tobias e Marilia Ferrari, elaborou um projeto funcional, contemporâneo e estiloso. O painel de madeira se tornou um elemento de leitura único, garantindo amplitude visual e a integração de todos os espaços. Ele inclui uma cristaleira para abrigar uma coleção de taças e louças, além de um cantinho para os vinhos. 

ÁREA SOCIAL | Piso de porcelanato Acetinado Le Blanc (62,5x62,5), marca Elizabeth. Tintas Cinza Asfalto e Azul Noturno, ambas da Suvinil. Execução da serralheira da M&M Inox. Mesa Tango e cadeiras Beatriz, da Moad Home. Luminária Globe, Nova Home, Ouse Il (Foto: Mariana Boro / Divulgação )
No projeto do escritório Onze48, o painel de madeira se tornou um elemento de leitura única, garantindo amplitude visual e a integração de todos os espaços (Foto: Mariana Boro / Divulgação)

10. Projetada pela arquiteta Marina Romeiro, esta varanda de 12,30 m² localizada na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, é funcional e versátil, com um layout que pode ser reconfigurado, se necessário. Na extremidade, o banco foi feito de marcenaria sob medida, assim como a mesa de centro. 

Na varanda projetada por Marina Romeiro os, vasos são da Urban Arts, as almofadas da Codex Home e as mesas, banco e armário da bancada foram feitos pela Iglesias Marcenaria (Foto: Lilia Mendel/ Divulgação)
Na varanda projetada por Marina Romeiro, as mesas, o banco e o armário da bancada foram feitos pela Iglesias Marcenaria (Foto: Lilia Mendel / Divulgação)

11. Esta cozinha foi projetada em um quiosque na área da piscina, onde já prevaleciam os tons de azul e branco. Dando continuidade à linguagem, a arquiteta Barbara Salles escolheu o azul-marinho para a marcenaria, e piso de madeira e bancadas claras para equilibrar o ambiente. 

Cozinha gourmet tem armários em laca azul marinho da Digiovanni Móveis e Marcenaria. Piso de madeira e bancada claros equilibram a cor.  (Foto: Divulgação)
Projeto da arquiteta Barbara Salles, a cozinha gourmet tem armários de laca azul-marinho da Digiovanni Móveis e Marcenaria. Piso de madeira e bancada claros equilibram a cor (Foto: Divulgação)

12. Na sala de estar projetada pelo arquiteto Bruno Moraes, a estante de vergalhão é uma das protagonistas. Ela integra visualmente o espaço da antiga varanda, que se uniu à área social depois do envidraçamento. Esta peça é dinâmica, com cubos metálicos iguais onde há a flexibilidade de criar prateleiras, nichos ou módulos fechados. 

Na sala, o tapete é da Anapì Tapetes. Já o sofá é da Cadeirada (Foto: Luis Gomes/Divulgação)
Na sala projetada pelo arquiteto Bruno Moraes, o tapete é da Anapì Tapetes. Já o sofá é da Cadeirada (Foto: Luis Gomes / Divulgação)

13. Pensando em conceber um local claro, que refletisse a personalidade dos moradores, a arquiteta Ana Toscano, que assinou o projeto realizado pelo escritório ACF Arquitetura, escolheu as cores branca e verde-bambu para compor o cenário. As molduras e os frisos foram aplicados para trazer um diferencial ao móvel. 

Claridade suave (Foto: Evelyn Muller / Divulgação | Produção Debbie Apsan / Divulgação)
No projeto do escritório ACF Arquitetura, a estrutura interna e as portas foram feitas de MDF ultranaval revestido de laca verde-bambu, do catálogo da Formica (Foto: Evelyn Muller / Divulgação | Produção: Debbie Apsan / Divulgação)

14. Retrô e atemporal são características que definem esta cozinha de 6,40 m², projetada pelas arquitetas Bianca Atalla e Fernanda Mendonça, do escritório Oliva Arquitetura. Como o casal de moradores curtia cor, mas tinha receio de enjoar, a dupla definiu o tom de azul levemente acinzentado.

Retrô acinzentado (Foto: Julia Ribeiro / Divulgação)
No projeto do escritório Oliva Arquitetura, o tom de azul escolhido para os armários foi o J027 de laca, da Sayerlack (Foto: Julia Ribeiro / Divulgação)

15. Aqui, a marcenaria atua como um elemento de composição funcional, agregando os ambientes. “Logo na entrada, a pessoa senta no banco e pode guardar os sapatos abaixo dele. Depois, ele tem a função de camuflar as portas do lavabo e da área de serviço. Por fim, conecta a sala à cozinha”, explica o arquiteto Júlio Beraldo, sócio dos arquitetos Karen Evangelisti e Marcos Mendes, do escritório Iná Arquitetura

Tom radiante (Foto: Maura Mello / Divulgação)
No projeto do escritório Iná Arquitetura, com 4,50 m de extensão, a marcenaria é de MDF, executada pela Mercatto Marcenaria, com laca azul, da Sayerlack e, por isso, dá esse visual de amplitude (Foto: Maura Mello / Divulgação)

Veja as promoções que separamos para você?

Veja Também:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui