A rotina se transformou completamente durante o home office. Muitos aprendizados devem ser levados para dentro das empresas, de economia de tempo e recursos a ações pelo bem-estar
Por: redação revista PEGN – 18 JUL 2020
O retorno à rotina já é uma realidade em diversas atividades, incluindo escritórios. Não é raro ouvir pessoas dizendo que adquiriram hábitos novos ou qualidade de vida no home office e que não estão prontas para voltar à mesma rotina de antes e deixar tudo para trás.
Baseada nesse receio, a empreendedora Mandy Gilbert escreveu um artigo na Inc. com alguns pontos que considera levar do trabalho remoto para o retorno ao escritório e, assim, tentar manter o que agregou de positivo à rotina durante esse período. Confira e inspire-se:
1 – Faça pausas reais
No escritório, todo e qualquer pequeno intervalo entre uma atividade e outra acaba sendo direcionado a realização de alguma outra tarefa. Principalmente se você exerce algum cargo de liderança. Seja organizando os pensamentos para a próxima reunião ou respondendo e-mails, que não param de se avolumar.
Nos últimos meses, no entanto, Mandy conta que seus dias foram pontuados por intervalos curtos. A cada poucas horas, ela realizava tarefas como levar o cachorro para passear, fazer um café ou falar rapidamente com algum ente querido para checar se estava tudo bem.
Ela considera que isso tenha ajudado a aumentar a sua saúde mental e fortalecido sua capacidade de concentração e pensamento crítico.
2 – Transforme reuniões presenciais em videoconferências
Quem nunca ouviu a expressão “essa reunião poderia ter sido um e-mail”? Com a quarentena, o conceito agora foi expandido para “poderia ter sido por vídeo”, diminuindo ainda mais a necessidade de deslocamentos.
Muita coisa pode ser resolvida de forma remota, e isso ficou provado pelo distanciamento social. Já será uma forma de ganhar tempo para cumprir o item 1.
3 – Reserve um tempo para se conectar com a equipe
Muito do relacionamento da equipe se transformou nesse período. As necessidades passaram a ser outras, agora à distância. O contato, muitas vezes, acabou sendo maior, mas diferente. Mandy recomenda reservar um tempo para retomar o vínculo e pensar em formas de se conectar novamente com os funcionários e os colegas.
4 – Transforme o ambiente em um local de bem-estar
No mundo pré-coronavírus, o bem-estar era reservado para acontecer depois do expediente. Agora, com a experiência de trabalhar de casa, cabe às empresas possibilitar que essa sensação se torne parte da rotina.
Em casa, é possível fazer uma máscara facial durante uma ligação ou parar tudo para cozinhar. É preciso encontrar formas de levar essa mesma sensação para o ambiente de trabalho e aproximá-lo mais de um bem-estar coletivo.
O recado final é para os líderes: há uma razão pela qual as companhias aéreas dizem para você colocar sua máscara antes das outras pessoas. Para liderar melhor sua equipe, você deve levar a sério seu próprio bem-estar mental.
Compre agora e aproveite as ofertas:
Veja também:
- Domínio dos Talheres: Como Posicionar e Usar Correta e Elegantemente à Mesa
- 7 Leis Herméticas: Podem Mudar Sua Visão de Mundo
- Como o Trabalho Pode Adoecer
- Como os Empregados Interpretam Crises nas Empresas: Um Olhar a Partir de Estudos Científicos
- O Tédio no Trabalho e Sua Resignificação no Ambiente Corporativo
- Como Empresas e OSCs Podem Implementar ESG