Produtividade é uma responsabilidades de todos na organização, bem como depende do indivíduo, da equipe, do suporte da empresa e da relação de tudo isso.

Por: Kennedy G, de Alecrim

Como aumentar minha produtividade no trabalho | Dinâmica

O aumento da produtividade no trabalho é um ponto sempre em pauta, em qualquer empresa. Mas os caminhos para isso dependem de diversos pontos, pessoais, institucionais e coletivos . Dessa forma, como este assunto é extenso para se tratar em um único artigo, trouxe alguns pontos, de nível pessoa, que já vão mudar sua vida para melhor.

Produtividade não é simplesmente completar um monte de tarefas o mais rápido possível. Para o especialista em carreira Benjamin P. Hardy, colunista da revista Inc., você pode ticar vários itens na sua lista de afazeres e nunca chegar a lugar algum. “A maioria das pessoas está vivendo a vida dessa maneira”, escreveu em um artigo. “A nossa sociedade é obcecada pelo ‘fazer’ constante. Sobra pouco tempo para ‘ser’ e ‘viver’.”

Fatores que afetam a produtividade do trabalho para melhor

1. Resolva sempre urgências primeiro

2. Anote boas ideias que tiver e não puder realizar no momento

3. Ignore o que não é fundamental

4. Alimente-se de maneira saudável

5. Tenha uma agenda definida

6. Evite reuniões para decidir questões pouco importantes

7. Faça pausas quando for necessário

8. Tenha a capacidade de tomar decisões importantes

9. Evite responder muitos e-mails em um curto período de tempo

10. Não responda mensagens se não souber do que se trata

Mas se mesmo assim, sua produtividade nã anda como você gostaria, a seguir conheça os fatores que explicam claramente como alguém pode apresentar baixa produtividade no trabalho.

Fatores que afetam para pior

1. Falta de sono

A falta de sono adequado faz com que seja difícil se manter alerta e atento e mantém você desmotivado e descomprometido com o seu trabalho, afetando suas atitudes e decisões.

2. Não ter uma atitude positiva

Ser feliz e se manter positivo e otimista no trabalho depende do quanto você é realista com suas capacidades e limitações, bem como sobre a possibilidades de sucesso e fracasso da sua ação. Quanto maior suas expectativas, maiores poderão ser suas frustrações. Busque a resiliência.

3. Não fazer exercícios

Fazer um pouco de exercício antes de ir trabalhar diariamente, ou durante a pausa do almoço melhora a sua produtividade, e além disso ainda possui diversos benefícios para a saúde. Um treino no meio dia diminui a sonolência diurna e ajuda a manter o foco em seu trabalho. Ele também ajuda a despertar emoções positivas a respeito do seu trabalho.

4. Tempo e energia desperdiçado em tarefas de baixa prioridade

Busque não dedicar muito tempo de trabalho em tarefas sem importância. Foque no que é realmente necessário. Através dessa estratégia você será capaz de determinar a próxima tarefa importante na qual está trabalhando e executá-la imediatamente.

5. Ser perfeccionista

Se a perfeição é o seu objetivo, você deve se preparar para enfrentar o fracasso, uma vez que não é possível realizar até mesmo a tarefa mais fácil perfeitamente. Entenda seus erros. Não seja perfeccionista. Lembre-se que feito é melhor do que perfeito.

6. A incapacidade de tomar uma decisão

Enfatizar sobre como tomar uma decisão pode drenar toda a sua energia e faz você perder o entusiasmo sobre uma tarefa. A melhor solução pra isso é decidir imediatamente se uma tarefa ou projeto vale a pena.

Fique bem.

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