POR KEY DESIGN
Saber como combinar camisa e gravata é fundamental para quem deseja se vestir bem e de acordo com a moda atual, pois essas são peças básicas para nos apresentarmos com elegância em diversas ocasiões de nossa vida social e profissional.
Em um primeiro momento, pode até parecer difícil, especialmente se você não tiver um guarda-roupa com muitas opções. Mas seguindo algumas boas dicas, você verá que não há tanto mistério e poderá escolher sua camisa e gravata com mais confiança.
No post de hoje, você ficará por dentro de todas essas dicas e aprenderá como combinar essas peças de roupa das melhores formas. Estampa com estampa pode? Combinar cores escuras com claras é obrigatório? Acompanhe até o final e tire todas as suas dúvidas!
Combine a gravata com o terno
Além da camisa, é importante pensar também no terno que você vai vestir. Para tanto, o ponto de atenção principal são as cores.
Se o terno for de tonalidades sóbrias e discretas, como azul-escuro ou preto, você pode abusar um pouco nas cores da gravata, até mesmo usando aquelas nuances mais abertas e chamativas.
Entretanto, se o terno for de cores mais neutras, como bege ou cinza claro, é importante que a gravata também não seja muito chamativa para não gerar uma combinação desequilibrada.
Tenha cuidado com os contrastes
Contrastar as cores é uma boa estratégia inicial. Mas se você tiver medo de errar, apostar no básico é a melhor saída.
Por exemplo, preto no branco sempre cai bem. Se a camisa for branca, a gravata preta deixará a combinação clássica e elegante.
Porém, o contrário não funciona tão bem. Dessa forma, se sua camisa for preta, que tal apostar em tons de cinza mais claros ou ainda um grafite para a gravata? Isso porque, nesse caso, o melhor é manter o contraste em tons mais aproximados ao da camisa.
Misture peças lisas com listradas ou estampadas
Mesclar uma peça lisa com outra listrada ou estampada te traz mais chances de acertos. Em um estilo mais tradicional, é indicado manter apenas uma das peças na proposta das listras ou estampas. Se você escolheu uma camisa listrada, por exemplo, pode ser mais discreto com uma gravata de uma cor só.
Agora, se sua camisa for lisa, você tem a possibilidade de usar gravatas com motivos variados, como xadrez ou desenhos – lembrando que ilustrações e padronagens deixam seu traje mais despojado, o que é uma boa ideia para ocasiões menos formais. Se o compromisso for mais sério e formal, pode ser conveniente evitar essa composição. Para resumir, pense sempre onde você vai usar o look antes de elaborá-lo.
Aposte na estampa com estampa
Muito cuidado nesse ponto. A dica geral de combinar liso com estampado pode até ser desafiada, mas com cautela, ou você pode acabar com um visual cafona.
Voltemos à regra dos tons de cores por aqui. Mesmo com a estampa, se sua camisa tiver uma coloração mais clara, procure uma gravata em tom mais escuro, e vice-versa. Essa regra não deve ser quebrada, pois evitará erros nas combinações que você montar.
VEJA MAIS POSTS
Pensando nas estampas, tente padrões com diferentes proporções. Se o xadrez tiver quadrados menores (o chamado xadrez vichy), você pode combiná-lo com listras mais largas. Já se sua gravata for de bolinhas pequenas, pense em uma camisa de xadrez tradicional.
O mais importante é não utilizar as mesmas proporções nas duas peças: listras finas em uma? Listras grossas em outra. Camisas com estampas grandes? Gravatas com ilustrações menores e mais discretas. E assim por diante.
Aprenda a usar a gravata slim
Gravatas slim são aquelas mais fininhas, geralmente de corte reto. Se você gosta desse estilo de gravata, também deve ter alguns cuidados ao escolher suas combinações.
Se optar por uma gravata slim estampada, o melhor é que ela seja de estampas pequenas, já que sua largura é menor que as gravatas tradicionais. Além disso, como esse modelo dá a sensação de look mais justo, aposte em ternos e calças desse mesmo corte para deixar o traje proporcional e bem alinhado.
Dicas gerais sobre como combinar gravata e camisa
Depois de aprender a fazer combinações mais ousadas com suas gravatas e camisas, que tal ver aquelas dicas gerais para o dia a dia? Reunimos algumas aqui para você pegar com mais facilidade:
- Se você pensar nas cores que usará, já terá meio caminho andado para acertar na vestimenta. Analise bem as tonalidades de tudo que você vestirá, da cabeça aos pés, e tente não passar de três cores diferentes na sua harmonização. Isso pode deixar seu look confuso ou muito chamativo, especialmente se escolher uma camisa listrada;
- Se sua gravata tiver cores chamativas, tente combiná-la com camisas mais sóbrias – rosa com azul-marinho, por exemplo. Isso te dará um ar de modernidade sem deixar a elegância de lado;
- Azul, preto e cinza geralmente vão bem com vermelho, preto, prata, azul e branco. Tons de amarelo caem bem com aqueles terrosos, como o marrom, vermelho ou laranja. Já o roxo e o rosa podem combinar entre si, além de poderem ser usados em ton sur ton para ousar também em looks monocromáticos;
- Antes de se vestir, não se esqueça de testar as combinações. Coloque a gravata na frente das camisas disponíveis e balanceie as cores. Depois, faça o mesmo com o terno e a calça;
- Na dúvida, aposte na sobriedade. É sempre melhor escolher entre os tons básicos e mais escuros quando ainda não estamos nos sentindo confiantes e ousados o suficiente;
- Finalmente, depois de pronto, olhe-se bem no espelho e pense sobre o que você quer transmitir vestido dessa forma. Não se esqueça dos botões, prendedores de gravata, relógio, cinto e sapatos para finalizar. Lembre-se de que, muitas vezes, sua aparência pode funcionar como seu cartão de visitas.
Depois de conferir todas essas sugestões, tenha em mente que o mais importante é você se sentir bem com o seu visual, definindo seu estilo sem perder sua identidade. Com as peças certas no seu armário e nossas dicas em mente, ficará bem mais fácil saber como combinar camisa e gravata – e todas as suas outras roupas!
VEJA O QUE SEPARAMOS PARA SUA COZINHA FICAR MAIS COMPLETA
VEJA O QUE SEPARAMOS PARA SEU PET
VEJA O QUE SEPARAMOS SEU ALMOÇO OU JANTAR CHAMAR ATENÇÃO
VEJA TAMBÉM
- Domínio dos Talheres: Como Posicionar e Usar Correta e Elegantemente à Mesa
- 7 Leis Herméticas: Podem Mudar Sua Visão de Mundo
- Como o Trabalho Pode Adoecer
- Como os Empregados Interpretam Crises nas Empresas: Um Olhar a Partir de Estudos Científicos
- O Tédio no Trabalho e Sua Resignificação no Ambiente Corporativo
- Como Empresas e OSCs Podem Implementar ESG