Por: VivaDecora.com.br, Revista Casa & Jardim, Decor Fácil, Homefy.
Oquarto de casal é um dos cômodos mais especiais de toda a casa. É lá que descansamos e passamos ótimos momentos ao lado daqueles que amamos e, por este motivo, merece ser ornamentado com o mesmo cuidado, para que seja sempre receptivo, único e acolhedor.
Conquistar essa atmosfera relaxante e afetuosa que tanto prezamos se torna missão da decoração, que é a única ferramenta capaz de gerar sentimentos e sensações com experiências visuais concedidas por um conjunto de móveis e objetos, bem como cores, formas e suas disposições.
Decorar com maestria, tal como os profissionais do ramo, é sim uma tarefa que requer muito conhecimento. Porém, para todos que possuem dois olhos e uma boa percepção, decorar pode ser uma atividade simples e prazerosa.
Hoje, vamos te mostrar o básico desta arte, para que consiga montar sua decoração para quarto de casal de forma bela e coerente, ao mesmo tempo que carrega a assinatura de sua personalidade.
Dica 1: Observe o cenário como um todo para compreender o Conjunto
Decorar vai muito além de comprar um vaso bonito ou acrescentar um vistoso tapete à sala. Decorar não se limita a um ou dois itens, mas sim ao resultado de todo o conjunto. Quando um ambiente é decorado, significa que todos os itens que estão presentes foram pensados para tal.
Em outras palavras, as cores das paredes, a tapeçaria, a roupa de cama, os móveis, as formas. as janelas.. absolutamente tudo é pensado para gerar uma espécie de impacto visual, um sentimento, uma impressão. Você pode acrescentar elegância, sofisticação, tranquilidade, alegria, calmaria ou paz. Não importa o objetivo, é na ornamentação de todos os itens e detalhes do quarto que a atmosfera aos poucos vai se formando e chegando próxima daquilo que você julga ideal.
Veja alguns exemplos:
Quarto neutro com cores aplicadas em detalhes. Veja o contraste que se obtém
Veja aqui como as cores amenas, em junção dos espelhos, ampliam e harmonizam a decoração. Os travesseiros, juntamente com as texturas de diferentes tecidos sobre a cama é a “cereja do bolo”.
Apesar de ter diversas regras, é possível mixar conceitos e criar seu próprio estilo. Veja como o estilo industrial se mistura e se adequa com elementos modernos e elegantes neste quarto de casal.
Dica 2: Una Conforto, Beleza e Funcionalidade
A realidade de muitos brasileiros está em quartos de casal pequenos e, visando à decoração, é inviável escolher móveis e objetos olhando apenas uma característica só, pois logo o cenário viraria uma bagunça sem coerência alguma.
Sendo assim, para que um item se faça presente, pense sempre da seguinte maneira:
- Esse item me agrega Conforto?
- Se sim, é um item bonito, estiloso?
- E para finalizar, é funcional?
Se sim, então ele se encaixa ao cenário. Caso contrário, provavelmente se trata de um item que vai apenas sobrecarregar e quebrar a harmonia do ambiente. Tenha em mente que menos é sempre mais na decoração.
Observe como este quarto rústico é simples, porém charmoso! Absolutamente tudo planejado e pensado para ser funcional. Sem excessos.
Veja como o estilo de decoração minimalista é simples de aplicar para conseguir os melhores resultados. Esse tipo de decoração sempre oferece espaços amplos e funcionais.
Mesmo que pequeno, a cabeceira canto-a-canto e o conjunto de quadros bem posicionados rendeu uma bela ornamentação para este quarto.
Mesmo com pouco espaço, as plantas se fazem presentes, bem como criado-mudo e um belo baú aos pés. Nada de perder a funcionalidade. Espaço compacto, mas bem projetado.
Dica 3: Aposte em paredes Brancas e Objetos com Cores
É predominante ver o branco espalhado pelo interior dos quartos. Talvez isso se dê por um motivo notável, pois cores claras, como branco, bege ou cinza ficam muito mais iluminados e bonito.
Além disso, essa atmosfera com tom ameno é propícia para criar pontos visuais no cenário, como investir em quadros coloridos, tapetes, almofadas ou roupas de cama. Nessas horas você pode aplicar diferentes estilos de decoração para criar o resultado final.
Exemplos disso são o Boho e Moderno. No boho a influência é hippie e, por isso, mais elementos coloridos, tapeçaria e demais itens são acrescidos. Já em um cenário que vise a elegância e maior sobriedade, é possível mantê-la ao acrescentar contraste e vida somente em objetos específicos, como já citadas capas de almofada, paredes de fundo, ou objetos excêntricos e de personalidade.
Os detalhes tomam conta da cena. Repare como formas conversam entre si, desde os quadros ao formato geométrico das roupas de cama. É fundamental que absolutamente tudo tenha coerência.
Apostar em detalhes não significa sobrecarregar ou pegar tonalidades contrastantes. Veja no cenário abaixo como os tons brancos foram suavemente mesclados com telas e plantas mais neutras.
Perceba, também, coom é possível acrescentar uma única só cor ao ambiente e deixá-lo com mais vida e personalidade. O branco no fundo sempre vai bem com qualquer cor.
Dica 4: Entenda como as Cores Influenciam na Decoração
Decorar requer atenção aos detalhes, principalmente as cores, pois são elas que proporcionam diversas das sensações que sentimos ao entrar em um ambiente. O vermelho, por exemplo, é sedutor, envolvente e chama muito atenção. Já o verde remete à saúde, harmonia e equilíbrio, pois remete à elementos da natureza.
Saber escolher e aplicar as cores ideais é uma das melhores formas de obter sucesso no resultado da decoração do quarto de casal. Para saber mais sobre o tema, clique aqui.
Para quem gosta do estilo escandinavo, característico por suas cores mais frias e acolhedoras, esse quarto é inspiração. Tons de cniza e branco, com o rosas em evidência conversam muito bem entre si nesse jogo de cores.
Aqui, a presença de um quarto não com muitas cores, óbvio. É bem monocromático, exceto pelo contraste da tonalidade das madeiras, do piso e de outros elementos. Essa imagem elucida como detalhes e tons de madeira podem contrastar bem dentro do cenário. De qualquer modo, o branco brilha!
Quadros coloridos, abajures de destaque e cortinas que conversam com roupas de cama e absolutamente todo o restante do conjunto. Observe como as cores podem conversar e proporcionar um efeito visual impactante sem deixar a assinatura de sua própria personalidade.
Mesmo diante de poucos recursos é possível criar ótimas combinações, que mesmo simples, agregam muito à decoração do quarto. Destaque para almofadas, quadros e cabeceira.
Dica 5: Camas são o principal na Decoração do Quarto
Assim como sofás são peças-chaves na decoração da sala, camas se tornam verdadeiras obras de Picasso quando um quarto é bem projetado. As camas devem ser irreverentes, belas e majestosas.
Mas quando o dinheiro entra em assunto, é possível enfeitar a cama para que ela ganhe as características necessárias para agregar na decoração. Sua cabeceira pode somar, bem como roupas de cama em diferentes malhas e texturas, que combinadas no tom sobre tom, oferecem resultado de profundidade e elegância para o ambiente.
Não apenas nos próximos, mas todos os exemplos presentes possuem camas belas, bem arranjadas e convidativas, pois são a base da decoração de quarto de casal. Na imagem a seguir, destaque para tapeçaria e suas diferentes texturas. Do tapete as almofadas, tudo bem planejado para o melhor proveito.
Cama sofisticada e muito elegante. Quarto com características da decoração escandinava, com cores frias, presença de tapeçaria para aquecer o ambiente e elementos em madeira.
Olha que legal. Fotos em preto e branco soltas pela parede também servem bem de decoração. Já a cama nem sempre precisa aparecer ou ter cabeceiras. Basta que ela esteja bem ornamentada, aconchegante e convidativa. Para isso, optaram por um modelo “baixinho” e capricharam na tapeçaria e almofadas. E mesmo com poucos contrastes tudo conversa e vai bem.
Dica 6: Adote estilos pré-ditados
Toda decoração de sucesso segue ou usa princípios basicos da mesma. A gente sabe que muita coisa se seguiu de forma dogmática, mas que, com o tempo, houve ponderação e reflexão, permitindo fugir da curva e deixar a própria personalidade e inspiração fluírem sobre o resultado da produção. Em outras palavras, seguem-se padrões e estilos definidos, mas ousa-se e vai um pouco além.
Por isso, uma boa dica para quem está a procura de inspirações para decorar o quarto de casal, é ver se se identifica com algum dos estilos abaixo e utilizá-los a favor de uma ornamentação de coerência e singularidade.
- Quarto de Casal estilo Boêmio (Boho Chic): Forte influência hippie e nativa, cultural. É característica pela presença de muitos elementos coloridos, vívidos e alegres através de estampas e superfícies. A natureza sempre faz parte da composição, assim como a tapeçaria, ao lado de tapetes, cortinas vistosas e mantas quentinhas sobre a cama. Também estão presentes quadros, pinturas, telas decorativas e diversos outros ornamentos. O conceito de sustentabilidade também é bastante utilizado nesse estilo.
- Quarto de Casal estilo Campestre
O estilo campestre vem das antigas casas de campo, com a presença de muitos elementos naturais, que conseguentemente estão ligados a estas características mais rústicas e “campeiras. Quartos com este estilo carregam muitos móveis em madeira, principalmente se ele for mais antigo e rústico. Também apostam na tapeçaria com estampas florias, plantas e outras peças de couro, como capas de almofada e namoradeiras.
- Quarto de Casal estilo Escandinavo
Presente em paises como Dinamarca e Noruega, o estilo escandinavo surgiu graças aos invernos rigorosos que deixam toda a família dentro de casa. Com isso, surgiu a demanda de decorar e tornar as casas mais calorosas e receptivas. A aposta de cores se baseia em tonalidades frias e acolhedoras; todos os detalhes se apresentam de forma sutil e delicada – e talvez seja essa a base de sua aplicação. Aqui na Wevans contamos com diversos itens do estilo escandinavo.
- Quarto de Casal estilo Minimalista
Se baseia em ambientes que tenham apenas o necessário e prezem pela funcionalidade. No caso do quarto de casal, cama, criado-mudo, guarda-roupa e o mínimo de ornamentos por cima de tudo. Aqui, menos é mais e absolutamente tudo que se encontra no cenário é pensado para tal. Se é pra ter um quadro na parede, que seja “o quadro”. A gente fez uma matéria especial que fala só sobre esse estilo e lá você pode conhecer ainda mais fundo esta arte.
- Quarto de Casal estilo Contemporâneo (Moderno)
A base da decoração contemporânea se resume em materiais e matizes de cor neutra, como bege, branco e cinza claro. O branco sempre brilha e é uma das poucas cores capazes de transmitir esse ar de modernidade. Móveis com linhas retas e mais alongados tendem a casar com as exigências de cada cômodo. Acrescentar cores fortes e impactantes em um ou outro item pode valorizar, principalmente quando cores elegantes, como bordô, azul escuro e outras tonalidades fortes.
- Quarto de Casal estilo Tropical
De todos os estilos, talvez o tropical seja o que mais se identifique com a energia brasileira. Cores, plantas, móveis artesanais e aquele ar fresco de mar parecem entrar pela janela, tornando absolutamente tudo agradável e intimista. Através desse estilo é possível se reconectar as origens com a natureza, transformando qualquer espaço monótono em um ambiente repleto de vida.
- Quarto de Casal estilo Industrial
Misturar elementos de um velho galpão industrial, por exemplo, como paredes de cimento queimado ou tijolos, tubulações aparentes ou estruturas e móveis feitos com ferro são apenas algumas das possibilidades que a decoração industrial pode oferecer. E foi exatamente assim que ela surgiu: em Nova Iorque, quando moradores compraram antigos galpões para transformar em lofts modernos. Essa mistura de ambiente profissional com pessoal é que cria o estilo industrial.
- Quarto de Casal estilo Eclético
Muita gente se encaixa nesse estilo e vamos dizer o porquê. A gente sabe que a decoração tá cheia de padrões e regras já muito bem estabelecidas, porém, dá de ser flexivel e usar aquilo que bem entender, basta gostar e ressoar com sua personalidade. Por isso, você pode sim se identificar com um estilo muito específico, mas se apaixonar por uma cama, um guarda-roupa ou qualquer outra peça do quarto que seja de um estilo completamente diferente. O que queremos dizer é que não importa a classificação do item. Ele se adequando e criando harmonia com os demais itens já basta, pois é isso que procuramos na decoração: criar harmonia, equilíbrio e, consequentemente, uma boa conversa entre todo o conjunto.
Dica 7: Sustentabilidade e Natureza são Tendências
Sabe aquele pallet velho ou caixote de feira que tá a tanto tempo jogado na garagem? Sabia que com ela você pode dar novos ares a decoração do seu quarto? Pois é, o conceito de sustentabilidade está em alta, assim como de trazer a natureza para dentro de casa através das plantas. Por isso, construir móveis, como racks, camas, poltronas e até mesmo criado-mudo é possível ao lado desse tipo de material. Você pode dar a ele suas próprias características, como refinar e deixá-lo bem moderno, ou deixar a madeira crua. Tudo depende daquilo que você tá buscando.
Inspire-se!
Aqui, a parede com tijolos expostos e os próprios pallets da cama servindo de sapateiro dá um ar de home made para o espaço.
Já neste exemplo a aplicação de materiais sustentáveis foi feita na parede, criando um painel belo e harmonioso.
Dicas para Decorar Quarto de Casal Pequeno
- Aposte no Branco: o branco deixa o espaço mais amplo. Você pode aplicar uma paleta de cores mais claras nas roupas de cama e acessórios grandes, como tapetes e cortinas na intenção de maximizar essa sensação.
- Espelhos são Aliados: Espelhos decorativos são peças-chaves na hora de promover amplitude em pequenos espaços. Com quarto de casal pequeno é a mesma coisa.
- Prateleiras são úteis: Como o espaço é diminuto, é importante preservar e zelar pela funcionalidade. Sendo assim, prateleiras, escrivaninhas e vários outros móveis são os mais viáveis. Use as paredes como suas aliadas!
- Aproveite todos espaços: Usando o exemplo acima, repare nesta fina cabeceira de cama e como serviu de suporte para aplicar o conjunto de quadros decorativos. Uma sacada genial!
Ofertas moda masculina
Ofertas para seu PET
Veja Também:
- Domínio dos Talheres: Como Posicionar e Usar Correta e Elegantemente à Mesa
- 7 Leis Herméticas: Podem Mudar Sua Visão de Mundo
- Como o Trabalho Pode Adoecer
- Como os Empregados Interpretam Crises nas Empresas: Um Olhar a Partir de Estudos Científicos
- O Tédio no Trabalho e Sua Resignificação no Ambiente Corporativo
- Como Empresas e OSCs Podem Implementar ESG