Por: Aline Gonçalves – otempo.com.br
Um preparo com muitas utilidades: é assim o chantilly (ou chantili). Essa
receita, que leva apenas dois ingredientes, creme de leite e açúcar, é uma das poucas da culinária clássica cuja história é conhecida.
O chantilly surgiu na França e foi criado pelo cozinheiro François Vatel, que misturou o gorduroso leite do país ao açúcar e ofereceu à corte. O creme ganhou esse nome por causa do Château de Chantilly, um dos castelos onde Vatel trabalhou – conhecido na história recente brasileira por ter sido o local onde casaram Ronaldo e Daniella Cicarelli. Um parêntese: a história de Vatel, que se matou por não receber a tempo uma encomenda de peixes para preparar um banquete ao rei Luís XIV, é tão curiosa que virou filme: “Vatel – Um Banquete para O Rei”.
Hoje, para preparar um bom chantilly usa-se creme de leite fresco. A dica que a confeiteira Carol Salvador, do Sweet Carol BH, dá é simples: mantê-lo por 12 horas na geladeira, antes de batê-lo na batedeira. “Mas precisa ser creme de leite fresco, de caixinha ou garrafinha (que é possível encontrar refrigerado em supermercados). Aquele de caixinha UHT, tradicional, não dá”, ela pondera. A sugestão é servir o chantilly com morangos. Sempre clássico (veja os detalhes no vídeo abaixo).
Ingredientes:
200 g de creme de leite fresco. Mantenha-o na geladeira por 12 horas, para
usá-lo bem gelado
1 colher (chá) de açúcar refinado
Pode saborizar o chantilly com uma fava de baunilha.
Modo de preparo:
Bata o creme de leite e o açúcar na batedeira em velocidade máxima. O
tempo pode variar, em média, de 3 a 5 minutos, dependendo da batedeira. O ponto do chantilly é quando ele estiver firme no batedor ao se desligar a
batedeira. Para obter mais firmeza, leve à geladeira por cerca de 10 minutos.Coloque o creme em uma taça e sirva com morangos a gosto.
Ofertas moda masculina
Ofertas para seu PET
Veja Também:
- Domínio dos Talheres: Como Posicionar e Usar Correta e Elegantemente à Mesa
- 7 Leis Herméticas: Podem Mudar Sua Visão de Mundo
- Como o Trabalho Pode Adoecer
- Como os Empregados Interpretam Crises nas Empresas: Um Olhar a Partir de Estudos Científicos
- O Tédio no Trabalho e Sua Resignificação no Ambiente Corporativo
- Como Empresas e OSCs Podem Implementar ESG