Estudos mostram que homens com filhos sofrem menos com estresse e sentem mais satisfação no trabalho

Por: Juliana Malacarne – Globo.com

pai; filho; bebe (Foto: Thinkstock)
Relação pai e filho influencia até o comportamento no ambiente de trabalho (Foto: Thinkstock)

Não é preciso nenhuma pesquisa científica para entender a felicidade de voltar para casa e ser recebido com gritos animados de “papai”. Porém, alguns benefícios da paternidade não são tão óbvios e a ciência tem se empenhado em saber mais sobre eles. Um estudo publicado em abril pelo Instituto de Pesquisa em Políticas Públicas no Reino Unido, por exemplo, mostrou que pais ganham 22% melhor do que homens que não tem filhos.

TMO - de pais, para filho - Revista Online ABRALE

Para a pesquisa, foram entrevistadas 17 mil pessoas trabalhando em tempo integral.  De acordo com a psicóloga Ana Paula Cavaggioni, da Clia Psicologia e Educação, a paternidade é uma experiência muito pessoal que influencia diversas esferas, inclusive a profissional. “A relação pai-filho implica em uma capacidade de empatia e identificação com as necessidades do outro, que pode colaborar para que esta mesma habilidade seja transferida ao ambiente de trabalho, melhorando a qualidade das relações”, afirma.

Internet institui dia dedicado aos tios gays

O estudo britânico também apontou que pais com mais de um filho ganham 9% melhor do que os que têm apenas uma criança. Os pesquisadores não chegaram a uma conclusão de por que essas disparidades de salários ocorrem, porém outros trabalhos anteriores, que mostram os benefícios trazidos pela paternidade, reunidos pelo jornal britânico Telegraph, podem dar boas pistas. Confira:

Pai e filhos no sofá no dia dos pais | Foto Grátis

Menos estresse

Filhos podem nos colocar em diversas situações estressantes como ataques de birra no meio do supermercado ou chiliques em uma viagem longa dentro do carro. Porém, uma pesquisa do Instituto Nacional de Saúde Mental dos Estados Unidos provou que esses momentos que podem nos tirar do sério são muito pequenos quando comparados à contribuição uma relação entre pai e filho dá ao bem-estar psicológico. “É menos provável que pais tenham dor no peito, insônia, fadiga, indigestão e tontura do que homens que não tem filhos”, afirmou no trabalho a psicóloga Rosalind Barnett, estudiosa do nível de estresse dos homens no trabalho.

O que é preciso para os pais brincarem com os filhos - Revista ...

Mais satisfação no trabalho

Homens que passam tempo com os filhos no dia-a-dia são mais felizes no trabalho, de acordo com um estudo publicado pela Academy of Management Perspectives. O estudo entrevistou 970 homens empregados. “Os pais mais envolvidos com a criação dos filhos foram os que se mostraram mais satisfeitos com o trabalho e relação trabalho-família”, os pesquisadores concluíram. “Eles são o grupo que tem menos probabilidade de pensar em largar o emprego”.

Pai presente pode ajudar a desenvolver inteligência da criança ...

Menos egoísmo

Depois de ter filhos a percepção que temos de nós mesmos muda, e para os pais, segundo a ciência, isso significa se tornar menos egoísta. Um estudo feito pelo grupo da Iniciativa da Paternidade em Minnesota concluiu que os homens se tornam consideravelmente menos focados em seu mundo interior e desenvolvem uma maior habilidade de cuidar e se preocupar com os outros depois da paternidade.

Pai ausente: o que isso influencia no desenvolvimento do filho ...

Melhora na vida sexual

Um estudo da Universidade da Georgia, nos Estados Unidos, analisou a rotina de 900 casais heterossexuais através de entrevistas e concluiu que parceiros que dividiam as responsabilidades com a criança igualmente mostravam maior satisfação com sua vida sexual do que antes de terem filhos.”A única divisão de trabalho que mostrou ser problemática tanto para o relacionamento do casal quando para a vida sexual foi quando a mulher ficou encarregada da grande maioria ou de todo cuidado com a criança”, alerta o pesquisador Daniel Carlson.

Uma enquete feita pelo site Channel Mum, que contou com a participação de 1118 casais, também mostrou uma melhora na vida sexual depois do nascimento do filho. A maioria dos pais afirmou preferir o corpo da parceira depois que ela deu à luz e 94% de pais e mães disseram sentir que a qualidade do sexo havia melhorado depois da gravidez.

Descubra quais os prazeres de ser pai de uma menina!

Melhora na saúde física

De acordo com o pesquisador Marcus Goldman, autor de “A alegria da Paternidade”, quando os pais realmente percebem que tem a responsabilidade de cuidar de outra pessoa passam a prestar atenção no que comem e no seu estilo de vida. “A paternidade vem com vários benefícios para a saúde”, escreve Goldman. “Não só ela inspira os homens a se cuidarem melhor fisicamente, como também os completa com um propósito que melhora seu bem-estar psicológico”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui