Por: Copyright: Dianne Grande Ph.D. (texto original em inglês)

Bombardeio ou excesso de amor se tornou o rótulo popular para sobrecarregar alguém com atenção , presentes e palavras de afeto ou elogios, a fim de conquistar seu afeto muito cedo em um relacionamento. Para o receptor, a princípio pode parecer que alguém que se apaixonou por você foi arrebatado por você. Depois de alguns dias ou semanas, a pessoa que recebe essa atenção geralmente começa a se sentir desconfortável e incerta quanto aos motivos do homem-bomba.

Devido a vários artigos recentes, muitas pessoas estão cientes de que esse tipo de atenção pode ser um sinal de manipulação com intenção malévola. Isso certamente é um risco, principalmente se o homem-bomba for um narcisista ou mesmo um sociopata . A pessoa narcisista pode estar usando esses dons e declarações de amor como uma forma de manipular o receptor. Os sociopatas têm história de usar essa estratégia como arma, com exemplos que remontam a líderes de seitas dos anos 1960 (Charles Manson) e 1970 (Jim Jones). O narcisista é impulsionado por atender às suas próprias necessidades com pouca consideração pelos sentimentos dos outros, enquanto o sociopata virtualmente não tem empatia pelos outros.

Eles são bombardeiros de amor ou apenas “apaixonados”?

As estatísticas sobre a frequência dos bombardeios amorosos são difíceis de definir. No entanto, é provável que um subgrupo de homens-bomba inclua indivíduos que se apaixonaram rapidamente e não hesitam em expressar seus sentimentos. Pesquisas (Harrison & Shortall, 2010) indicaram que os homens tendem a se apaixonar mais rápido do que as mulheres e a expressá-lo mais cedo. Isso não significa que estejam mais certos de um amor duradouro ou mais prontos para um compromisso.

Considerando todos os fatores que podem contribuir para o bombardeio amoroso, parece provável que vale a pena considerar uma variedade de circunstâncias e motivações. Os dados a seguir parecem estar entre as motivações mais comuns a serem consideradas antes de presumir que a pessoa que está dando atenção a você tem a intenção de manipulá-lo.

It's Not Love, It's Love Bombing

Motivos comuns de homens-bomba

1.       Cultura familiar de afeto e expressividade.

Esses indivíduos podem ter crescido em famílias ou ambientes culturais que encorajam a expressão de sentimentos de carinho ou apreciação mútua. A intenção deles pode não ser séria nem prejudicial, e eles provavelmente não percebem que dar atenção a você está causando preocupação e mal-estar. Eles podem até dizer “eu te amo” e não entender o peso dessas palavras.

Você pode responder … dizendo a eles que tanta atenção não é algo a que você está acostumado. Isso te deixa inquieto/a ou simplesmente não é como você geralmente aborda os relacionamentos. Se eles não tiverem a intenção de te manipular, eles devem ser capazes de interromper o comportamento e dar ao relacionamento mais tempo para se desenvolver.

2. A solidão e o desejo de um relacionamento próximo se desenvolvem rapidamente. 

Aqueles que estão sozinhos há mais tempo do que gostariam ou que prosperam em um relacionamento amoroso podem ter a intenção sincera de te amar e esperar que você os ame de volta. O nível intenso de atenção deles pode ser a maneira de te manter próximo e não te perder para outra pessoa enquanto o relacionamento ainda está se desenvolvendo. Esse motivo pode coincidir com um estilo de apego inseguro e, possivelmente, uma tendência a formar relacionamentos co-dependentes . Geralmente não há esforço calculado para enganar ou influenciar, mas sim uma forte necessidade de apego.

Você pode responder por  primeiro expressar seu desconforto com a atenção ou presentes que estão sendo dados a você. Seja honesto/a sobre seu próprio desejo de formar um apego (ou não) e explique que o relacionamento está se movendo mais rápido do que você gostaria. Discuta os limites com os quais você se sente confortável. Se o bombardeio amoroso persistir e os limites não forem respeitados, provavelmente é melhor se separarem.

3.        Desejo de te manter na condição “de espera” enquanto decidem se desejam um relacionamento duradouro com você .

Essa pessoa provavelmente está fazendo uma tentativa mais calculada de te persuadir a ficar por perto enquanto ela decide o que realmente quer do relacionamento. Esse motivo pode se sobrepor a um estilo de apego evitante, o que significa que o homem-bomba busca um relacionamento seguro e estável, mas hesita em ser emocionalmente vulnerável. A atenção mantém você interessada, mas provavelmente não reflete prontidão para qualquer compromisso consistente e amoroso mútuo

Você pode responder  declarando seu desconforto com a atenção e permanecendo ciente de quaisquer inconsistências entre palavras e ações. Aprender mais sobre estilos de apego evasivo pode ser muito útil para identificar esse motivo para o bombardeio de amor. Uma pessoa com um estilo de apego evitante tende a ignorar as necessidades emocionais em um relacionamento e pode não respeitar sua necessidade de levar as coisas mais devagar.

4.       Desejo de manipular, influenciar ou tirar vantagem.

Esse é o motivo mais sério e abrange o bombardeio de amor feito pelo narcisista, pelo sociopata ou pela pessoa com transtorno de personalidade limítrofe . Embora cada uma dessas personalidades seja distinta, a forma de bombardeio de amor é semelhante. Tende a ocorrer em 3 fases, sendo a primeira fase a ducha de atenção e presentes, também chamada de ” idealização “. Essa fase é seguida pela “desvalorização”, na qual o receptor é ignorado ou punido por não responder à atenção esperada pelo homem-bomba. Uma terceira fase é, eventualmente, o “descarte” do receptor, que não está mais atendendo às necessidades do bombista do amor.

Esses bombardeiros amorosos podem causar enormes danos emocionais, financeiros e até mesmo fatais. Seus esforços para influenciar por meio de sinais de “amor” são melhor descritos como calculados e falsos.

Se você suspeita que a manipulação é o motivo, preste muita atenção se as palavras (ou outros gestos de afeto) são consistentes com as ações. As interações deles com você geralmente são transacionais? (“Eu te dei aquele presente caro e agora você me deve!”). Eles pedem muito do seu tempo, deixando pouco para outros amigos ou familiares? Há pressão para mover todo o relacionamento rápido demais para seu conforto? Se você negar qualquer um de seus pedidos, essa fase de atenção é rapidamente seguida pela fase de desvalorização? (Eles param de se comunicar com você ou fazem comentários raivosos dirigidos a você). Todas essas são bandeiras vermelhas de afeto insincero.

Pensamentos finais

Ao contrário da suposição popular, nem todo bombardeio amoroso ou excesso de amor é calculado ou tem a intenção de ser prejudicial. O comportamento varia de ser algo relativamente inocente, embora ingênuo, a ser emocionalmente devastador ou até mesmo fatal, como quando praticado por líderes de seitas religiosas

Esperançosamente, quando receber feedback do receptor, aqueles com intenções sinceras ficarão mais cientes de como esse comportamento pode ser mal compreendido ou perturbador. Eles podem ser capazes de controlá-lo e dar ao relacionamento mais tempo para se desenvolver. Aqueles que estão no lado receptor têm a tarefa mais difícil de considerar a motivação e decidir o que fazer em resposta. Estabelecer limites pode ser o passo crítico para salvar esses relacionamentos quando a motivação do bombista do amor é sincera.

Se você não consegue descobrir qual é o motivo e ainda se sente desconfortável, peça o apoio de amigos, familiares ou um profissional de saúde mental. Manipuladores experientes são muito bons em enganar os outros, e você pode precisar de apoio para se libertar deles.

Referências

Harrison, Marissa A. e Shortall, Jennifer C. (2010). Mulheres e homens apaixonados: quem realmente sente e diz isso primeiro? The Journal of Social Psychology.  Obtido em https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/0022454.2010.522626?src=recsys
Atenção: este site não pretende ser um substituto para aconselhamento profissional, diagnóstico, tratamento médico ou terapia. Sempre busque o conselho de seu médico ou profissional de saúde mental qualificado com qualquer dúvida que possa ter, em relação a qualquer sintoma de saúde mental ou condição médica. Nunca desconsidere o aconselhamento psicológico ou médico profissional nem atrasar a busca de aconselhamento profissional ou tratamento por causa de algo que você leu neste site. Sempre procure um Psicólogo. O texto apresentado é de responsabilidade do autor e não necessariamente reflete a opinião do site.

Veja as promoções que separamos para você?

Veja Também:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui