IBM, Bristol Myers Squibb e Accor lideram a edição 2021 do ranking elaborado pela consultoria GPTW (Great Place to Work)

Por: MARIANNA GUALTER – epocanegocios.globo.com

Sete anos antes da união homoafetiva ser reconhecida no Brasil, a IBM, gigante de tecnologia, trouxe para o país, em 2004, o programa Domestic Partner, que garante a casais do mesmo sexo a inclusão de companheiros no plano de saúde. “Acreditamos que a diversidade gera inovação – e isso é um dos nossos valores essenciais”, disse a presidente da companhia Katia Vakys em entrevista à Época Negócios.

Diversidade; LGBTI+ (Foto: Pexels)
Entre as 101 empresas avaliadas, 90% contavam com alguém responsável por combater a discriminação e promover a diversidade (Foto: Pexels)

O investimento feito em diversidade e inclusão traz resultados. Pelo terceiro ano consecutivo, a organização aparece entre as 10 melhores empresas brasileiras para  LGBTQI+. Desta vez no topo do ranking, a IBM está ao lado da Bristol Myers Squibb e da Accor na classificação elaborada pela consultoria GPTW (Great Place to Work).SAIBA MAIS

Para 39% dos líderes, a pauta da diversidade é perda de tempo e dinheiro

Em 2021, o levantamento contou com a participação de 101 empresas, representando cerca de 300 mil colaboradores. “Essa é uma lista que tem crescido. A procura aumentou aproximadamente 10% em relação ao último ano. Mais empresas têm buscado uma certificação nesse sentido”, diz Daniela Diniz, diretora de Conteúdo e Relações Institucionais, da GPTW Brasil.

Junto ao maior interesse, o amadurecimento e a consolidação das políticas voltadas para esse público é um dos destaques deste ano. “A gente sai de uma visão mais pontual e começa a ganhar um corpo mais estratégico, que é o movimento que observamos nas melhores empresas para mulheres trabalharem também”, diz.

Entre as empresas avaliadas neste ano, 90% contavam com um profissional responsável por combater a discriminação e promover a diversidade. “Muitas companhias estão percebendo que a porta de entrada é entender sobre o assunto. Quando a gente olha para as práticas dessas premiadas, percebemos uma similaridade nesse campo, principalmente no que diz respeito aos líderes”, lembra Daniela. “Temos o desenvolvimento da liderança, os comitês atuando fortemente e workshops. Vemos sistematicamente treinamento sobre diversidade para os funcionários.”

IBM

“A IBM é uma companhia que sempre abraçou a diversidade e foi pioneira em iniciativas de inclusão”, afirmou a recém-chegada presidente da IBM Brasil, Katia Vakys, em entrevista realizada em fevereiro deste ano. “Quero continuar promovendo uma cultura de inclusão consciente através de voluntários e aliados ativos, onde cada membro do time possa causar um impacto positivo na sociedade e, ao mesmo tempo, trazer seu eu autêntico para o trabalho.”

Além de uma série de políticas voltadas para o tema da diversidade como um todo, abarcando grupos minorizados como mulheres, negros e pessoas com deficiência, a companhia investe também em ações específicas para os colaboradores LGBTI+.SAIBA MAIS

Para fazer a diferença, é preciso garantir empregabilidade e acesso à renda para a população LGBTQPIA+

Uma delas é o Programa de Assistência à Pessoa Trans (PAT) que promove o acolhimento de profissionais que estejam passando pelo processo de transição de gênero e garante o cumprimento de todos os direitos relacionados à mudança de gênero, como o uso do nome social. Lançada em 2017, a iniciativa abarca também um subsídio de 75% na compra da terapia hormonal, com extensão para filhos ou dependentes legais transgêneros de funcionários.

Além disso, em junho de 2020, a IBM passou a oferecer a cobertura de todos os procedimentos envolvidos no processo de transição, o que inclui, por exemplo, mastectomia e histerectomia.

Bristol Myers Squibb

Presente no ranking desde 2019 e segunda colocada neste ano, a biofarmacêutica Bristol Myers Squibb estabelece uma relação direta entre diversidade e o core da companhia: inovação no desenvolvimento de tecnologias e medicamentos.

A estratégia da empresa voltada aos colaboradores LGBTQI+ é desenvolvida em torno de quatro pilares. No primeiro, estão ações voltadas para o próprio grupo, com políticas como os canais 24h para reportar denúncias. O segundo, por outro lado, é voltado para os chamados “aliados”. “Ele pega essa população que não é LGBTQI+ e faz com que ela tenha educação sobre o tema”, conta o gerente jurídico Marcos Maia, líder do Pride Alliance, grupo formado por funcionários e focado em assuntos LGBTQI+.

“As pessoas cisgêneras e heterossexuais ainda olham como se fosse algo ligado somente a sexo e sexualidade. Na Bristol, a gente quer mostrar que não, que o grupo quer é conversar sobre amor, respeito, família e direitos”SAIBA MAIS

Jovens mulheres foram as mais impactadas pelo desemprego durante a pandemia

O terceiro é estruturado junto ao time de RH que busca fomentar a diversidade nos processos de contratação. Já o quarto, realizado de forma global, aprofunda na saúde LGBTQI+. “Como nós somos uma farmacêutica, trazemos também esse enfoque em nossos estudos clínicos. Como é a jornada de um paciente cis com câncer e de um paciente trans com câncer? Será que existe uma diferença? Será que os médicos estão preparados para fazer esse acolhimento?”

Accor

Pelo segundo ano consecutivo no ranking, a Accor conquista, agora, a terceira posição. Desde 2017, a rede é signatária Fórum de Empresas e Direitos LGBT. “Foi a partir daí que começamos a trabalhar nossa estratégia interna. Porém é importante frisar que, como uma empresa com foco em hotelaria, acolher bem é o nosso negócio”, aponta a vice-presidente sênior de Comunicação, Antonietta Varlese, líder LGBTI+ Accor América do Sul.

“Sempre trabalhamos muito bem com a questão da diversidade, afinal de contas sempre recebemos e tratamos bem todas as pessoas.”

Em 2019, a companhia realizou seu primeiro processo seletivo específico para profissionais transgêneros. “Treinamos nossos gerentes e recrutadores, fizemos também um manual de seleção para evitar qualquer tipo de constrangimento”, conta.

“Fazemos esse tipo de seleção para poder equiparar a expertise, a vivência e as condições sociais que às vezes são diferentes. Muitos desses profissionais, por exemplo, não têm experiências anteriores por preconceitos na hora de contratar.”

As 10 melhores empresas

Abaixo, confira todas as empresas premiadas:

1. IBM Brasil
2. Bristol Myers Squibb
3. ACCOR
4. EY
5. Accenture do Brasil
6. CI&T
7. Banco Bradesco S.A.
8. Cognizant Brasil
9. Banco Santander (Brasil) S.A
10. Takeda Distribuidora

Veja as promoções que separamos para você?

Veja Também:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui