Por: www.merriam-webster.com
Orgulho é uma palavra que teve várias mudanças de significado ao longo de sua vida. Além da mudança funcional (assumindo uma nova classe gramatical) e da deriva semântica (uma evolução do uso resultando em uma mudança de significado), ambos comuns a muitas palavras em inglês, o orgulho sofreu algumas mudanças sutis, uma das quais é ocorrendo agora. Mudança de idioma em tempo real!
A forma substantiva de orgulho precede o verbo, embora ambos sejam bastante antigos (o verbo está em uso desde o século 13, e o substantivo desde o inglês antigo). Em seu sentido original, o orgulho dificilmente era algo de que se orgulhar, pois carregava o significado de “autoestima desordenada” e “um conceito irracional de superioridade”. No uso inicial, o orgulho também era frequentemente encontrado em letras maiúsculas, referindo-se a um dos sete pecados capitais.
O uso do orgulho para se referir a uma forma razoável de respeito próprio começou a aparecer no século 14, e a palavra assumiu vários outros matizes de significado desde então. O orgulho ainda pode alternar facilmente entre conotações positivas e negativas; como é o caso com muitas outras palavras polissêmicas , geralmente é fácil dizer qual o significado pretendido, com base no contexto (“Temos muito orgulho da honestidade de nossa filha” vs. “Seu orgulho presunçoso em seu cabelo me deixou mal”) .
Uma das mudanças mais recentes na palavra diz respeito ao movimento moderno pelos direitos dos homossexuais, que, se é que se pode dizer que se originou em algum evento, está ligado ao motim que ocorreu no Stonewall Inn na cidade de Nova York em junho. 28 de setembro de 1969, em que cerca de 400 pessoas protestaram contra a batida policial daquele estabelecimento. Em junho do ano seguinte, marchas comemorativas de Stonewall foram realizadas em Los Angeles e na cidade de Nova York. O orgulho é freqüentemente encontrado, modificado pelos gays , nos primeiros textos que se referem a esses eventos.
A edição 19 chega às arquibancadas na segunda-feira, 29 de junho, um dia após a missa Gay March e Gay In em Nova York, concluindo as atividades de uma semana sobre o orgulho gay e a libertação.
—John Heys, Gay Power (New York City, NY), vol. 1, edição 19 1970A reunião do Central Park foi reprogramada para domingo, 31 de maio. Até o Dia da Libertação de Christopher St., o comitê se reunirá em conjunto com o Subcomitê de Assuntos Políticos da Semana do Orgulho Gay, presidido por Barbara Glover.
– (Ata da reunião) MS Gay Activists Alliance , 21 de maio de 1970
Quase ao mesmo tempo, também há evidências de orgulho gay sendo usado em referência a um senso coletivo de autoestima, em vez de vinculado a um evento específico.
O orgulho gay e a autoconsciência são ferramentas válidas para combater a opressão.
—Marty Stephan, Gay Power (New York City, NY), vol. 1, edição 8 1969O orgulho gay parece contagiar, a York University em Toronto, Canadá, tem uma organização no campus, a York University Homophile Association.
– Homophile Action League (Philadelphia, PA), 26 de dezembro de 1970
Antes de o orgulho ser associado ao movimento pelos direitos dos homossexuais, foi ocasionalmente encontrado modificado pelos negros , especialmente durante o movimento pelos direitos civis dos anos 1960.
Um artigo interessante intitulado “Orgulho negro: uma mulher fala por sua raça”, publicado na edição de fevereiro do Atlantic Monthly, é de autoria da Sra. Kimbal Goffman … Em seu artigo, a autora expressa esperança pelo amanhecer do dia quando os negros terão mais orgulho na raça e nos costumes, hábitos e realizações dos negros.
– Pittsburgh Courier , 18 de fevereiro de 1939Acho que foi Martin Luther King – e nem sempre concordo com ele, mas devo, neste caso, se estou citando suas palavras – quem disse que “Black Power” deveria ser interpretado como “Black Pride”.
—Stanley G. Robertson, Los Angeles Sentinel , 28 de junho de 1968
Orgulho gay acabou sendo encurtado para orgulho sozinho e começou a ser usado como uma abreviatura para os eventos do mês do Orgulho LGBT, que é realizado em junho. Inicialmente, vemos o orgulho usado em letras maiúsculas e seguido do ano em que ocorre.
Grupos, comerciantes, artesãos e indivíduos interessados em participar do Pride ’78 devem ligar.
– Gay Community News (Boston, MA), 18 de março de 1978Dennis Gilding é o mentor de uma maratona de gala de caridade no Hippodrome em 20 de junho – todos os lucros vão para o Pride ’88 – com 26 artistas de drag já confirmados.
– Capital Gay (Londres, Reino Unido), 19 Jeb. 1988
Conforme as celebrações e eventos do Orgulho têm progredido de ano para ano, eles têm sido atendidos e celebrados por uma gama cada vez mais ampla de grupos (incluindo aqueles que se identificam como bissexuais, transgêneros, aliados heterossexuais e outros). No início da década de 1990, vemos evidências escritas que refletem o escopo ampliado dos eventos do Orgulho : a data é frequentemente descartada, o orgulho às vezes é capitalizado e às vezes não, e é aplicado a uma gama muito mais ampla de eventos.
As pessoas que participam das celebrações do orgulho também devem circular e assinar as petições de imigração do Stonewall 25.
– Boletim da International Gay Association (Bruxelas, Bélgica), 1 de outubro de 1991Não sei se vou ao Orgulho este ano.
—Mike Wyeld, Capital Gay (Londres, Reino Unido), 16 de junho de 1995
Tentar predizer o que uma palavra significará muitas vezes é um exercício de futilidade, e o orgulho parece ainda estar em constante mudança. Mas essa é simplesmente a natureza de uma linguagem viva: confusa, difícil de definir e saborosa de mudanças.
Veja as promoções que separamos para você?
Veja Também:
- Domínio dos Talheres: Como Posicionar e Usar Correta e Elegantemente à Mesa
- 7 Leis Herméticas: Podem Mudar Sua Visão de Mundo
- Como o Trabalho Pode Adoecer
- Como os Empregados Interpretam Crises nas Empresas: Um Olhar a Partir de Estudos Científicos
- O Tédio no Trabalho e Sua Resignificação no Ambiente Corporativo
- Como Empresas e OSCs Podem Implementar ESG