Por: revistapegn.globo.com

Algumas expressões mostram que você não tem confiança no que está dizendo

Usar as palavras corretas para parecer confiante do que você está dizendo é uma característica fundamental no mercado de trabalho. No entanto, saber o que você não deve dizer é tão importante quanto — já que ninguém quer ser classificado como fraco ou inseguro sobre as próprias ideias. O CNBC Make It selecionou oito frases que você deve parar de dizer hoje mesmo para evitar passar uma imagem negativa.

reunião, empreendedorismo (Foto: Reprodução/Pexels)
Saiba quais frases você deve evitar no mercado de trabalho (Foto: Reprodução/Pexels)

“Isso faz sentido?”

Perguntar se o que você está dizendo faz sentido depois de compartilhar um pensamento dá a impressão de que a sua ideia está incompleta. Em vez de buscar validação, você deve apenas pedir opinião sobre o que acabou de dizer. 

“Talvez devêssemos tentar”

Talvez é uma palavra que se refere a algo que pode acontecer ou não. Com isso, a sua sugestão parece fraca, mostrando que você não acredita no que está dizendo. É sempre melhor dizer “Vamos tentar” ou “É uma boa ideia tentar”.

“Acho que isso”

Pode parecer uma diferença pequena, mas “Eu acho” soa mais fraco do que “Eu acredito”, como se você estivesse dizendo que algo pode funcionar, mas não tem certeza. “Eu acredito”  transmite confiança — mesmo que você não esteja tão seguro na prática. 

“Não tenho certeza, mas”

Diga apenas o que você diria depois do “mas”. Você não precisa acrescentar algo que te isente de responsabilidade e transmita insegurança. 

“Nem é preciso dizer”

“Nem é preciso dizer” é uma frase irônica em que você começa um tópico dizendo que não vai dizer nada, mas diz mesmo assim. Então, por que fazer isso? O silêncio é uma opção melhor.

“Na minha opinião”

Vá direto ao ponto e remova as introduções desnecessárias. Quem quer que esteja te ouvindo ou lendo o que você escreveu sabe que é a sua opinião.

“Desculpe”


Apenas peça desculpas se você fez algo errado. Por que dizer “Desculpe incomodá-lo”, quando um simples “Com licença” é mais rápido e menos autodepreciativo?

”[X] foi desenvolvido para aumentar [X]”

Dizer “Desenvolvi [X] para aumentar [X]” soa mais confiante porque usa a voz ativa em vez da voz passiva. Portanto, se você criou uma nova campanha de marketing para aumentar o conhecimento da marca, por que não receber o crédito por isso?

Veja as promoções que separamos para você?

Veja Também:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui