Por Luiza Alexandre / blog.hotmart.com/

Trocar de profissão em qualquer idade não é fácil. Imagina mudar de carreira aos 50 anos! Nunca é tarde para recomeçar! Confira nossas dicas para mudar de carreira aos 50 anos e conquistar o sucesso nessa fase.

A vida é cheia de desafios, principalmente quando se fala de carreira e trabalho. O mercado cada vez mais acirrado, exige uma atualização constante… E para quem quer mudar de ramo, muitas vezes, é preciso recomeçar do zero. 

Um gás que só os jovens teriam, não é?

Não! Claro que não!

Contratar pessoas com mais de 50 anos é uma boa solução para o seu negócio?  - Comunidade Sebrae

Pessoas com mais idade, que estão até mesmo consolidadas na vida, também possuem gás total para mudar de carreira. 

E as empresas estão cada vez mais propensas a receber pessoas nessa faixa etária, já que a expectativa de vida em nosso país está aumentando. 

Mas o cenário de determinados nichos pode ser desafiador, a ponto de realmente se fazer repensar o fato de seguir uma carreira. 

Por isso, é muito normal pessoas que aos 50 anos resolvem mudar de carreira. Você está pensando nisso? Então continue lendo este post que a gente te ajuda!

Como mudar de carreira aos 50 anos?

Essa é definitivamente uma decisão difícil de se tomar. 

Ainda mais se você é do tipo de pessoa que possui incertezas na sua vida ou gosta de sua zona de conforto. 

Seja o que for, mudar de carreira aos 50 anos exige sim muita disposição, flexibilidade e foco. 

Veja algumas dicas de como fazer essa mudança de uma maneira planejada, estratégica e com menos riscos possíveis!

Conheça suas opções de mudança

Que mudar de carreira aos 50 anos requer coragem, você deve saber, certo? Mas ela não pode significar correr riscos à toa. 

Ao se decidir trocar de ramo, pesquise de verdade quais são as suas opções. 

As primeiras delas podem ser algo em que você já tenha aptidão, que goste de fazer. Nessa fase de vida, podem existir algumas para você. 

Estude sobre elas e veja quais são as suas chances de atuação nesses ramos. 

Veja como é o mercado, como é a concorrência por vagas, serviços ou mesmo concorrência, se você quiser abrir um negócio. 

Prepare-se financeiramente

Além de coragem, você precisará de dinheiro. Uma mudança desse tipo, requer correr riscos que, por mais que se prepare, passará. 

E muitos deles podem envolver o financeiro.

Aos 50 anos, você pode ter constituído família e ter dependentes. E isso pode afetar a vida de todos eles, se for o caso.

Essa preocupação é real, mesmo que você não tenha família constituída. 

Isso porque você entrará no novo mercado de trabalho em um nível menor. E em cargos que remuneram menos.

Comece a se planejar para essa mudança com antecedência para que você possa fazer uma reserva financeira. De modo que, quando ela ocorrer, você sofra menos os impactos de uma receita menor.

Profissionais Experientes: contrate pessoas acima dos 50 anos

Conheça o novo mercado de trabalho

Ainda há pouco, você leu sobre conhecer quais são as suas opções de mudanças, certo? 

Com isso em mente, e certo de sua escolha, você precisa conhecer, agora, o seu novo mercado de trabalho. 

Para essa nova jornada na qual iniciará, você precisará saber onde pisará. 

Desde como são os empreendimentos, o que eles buscam em uma pessoa para determinada vaga e principalmente quais são as habilidades recomendadas ao profissional do ramo. 

Todos esses pormenores permitirão que você não seja surpreendido com o mercado e possa ser competitivo com outras pessoas. Principalmente os mais jovens. 

Aposte no networking

Possivelmente você terá feito um networking relevante aos 50. Mas, se você mudar de carreira, quais são as chances de ela continuar servindo a você?

Ter uma rede de contato é necessário em qualquer cenário. E ela pode te salvar quando você mudar de carreira aos 50 anos. Contudo, é preciso reconhecer que você precisará atualizá-la. 

Obviamente, ela nãos será toda descartada, mas será preciso ter novos contatos. Você pode fazer isso usando as redes sociais, principalmente o LinkedIn

Conversar com as pessoas que já fizeram uma mudança dessa também pode contribuir com indicações. 

Participar de eventos da área e cursos pode ser valioso para criar uma nova rede de contato. 

Lembre-se que o networking é importante porque com ele você pode conseguir indicações de vagas, recomendações e até mesmo conhecer melhor o mercado para o qual você está mudando.

Por que as organizações precisam investir na contratação de profissionais  idosos - Época Negócios | Carreira

Não esqueça de continuar estudando

Estudar nunca é demais. Não importa a idade, profissão ou ramo em que você está. 

Nesse momento de mudança de carreira aos 50 anos, esse aprendizado será ainda mais importante. 

Mergulhe a fundo em quais são as principais habilidades que a nova carreira requer de você. Investigue quais são os cursos mais recomendados a serem feitos. 

Uma nova graduação ou uma pós podem ser bem-vindas. Não descarte mesmo essa possibilidade e esqueça a desculpa de que a idade é um fator que joga contra.

Estudar e frequentar cursos, será uma grande oportunidade também de fazer seu novo networking. 

Então vá de cabeça aos estudos e sempre esteja aberto a aprender. Lembre-se sempre que a qualificação é um grande diferencial. Quando não, um elemento fundamental.

Aproveite os diferenciais que a idade lhe deu

Ter um “algo mais” para oferecer em seu novo mercado é primordial. É aquilo que fará você chamar a atenção das pessoas para o seu trabalho. 

E se tem um diferencial que uma pessoa experiente tem, independentemente de qual era ela for, é justamente essa vivência. 

Pessoas mais maduras são mais comprometidas, valorizam relacionamentos e tem mais paciência. Todos esses aspectos, muitas vezes, não são percebidos em pessoas mais novas, marcadas pela agilidade e ansiedade que a internet proporciona. 

Por isso, valorize esses quesitos e toda a bagagem de vida que você há de ter aos 50. Isso por si só já é um grande diferencial. 

Cuide da sua saúde

A saúde é imprescindível a qualquer idade. Ao dar uma guinada em sua vida profissional, difícil determinar quando se estará estável em uma nova carreira, por mais preparado que esteja. 

Até lá, você precisa estar sadio para se prevenir de imprevistos com seu corpo que podem comprometer uma outra saúde: a financeira. 

Mudar de carreira aos 50 anos terá essa desvantagem do tempo para o corpo e mente. 

Por isso, é preciso sim um cuidado maior nessa fase da vida. Pratique exercícios e mantenha uma alimentação balanceada, sem exageros e regrada. 

Acompanhe as tendências para mudar de carreira aos 50

O mercado muda a toda hora. E quando você troca de carreira, é preciso não só se atualizar nesse novo cenário, como o acompanhar nessas transformações. 

O trabalho será em dobro, mas nada de desânimo. 

Esteja presente na internet, é por lá que as tendências costumam aparecer. Acompanhe as novidades que surgem relacionadas ao seu novo emprego e seja curioso ao extremo para aprender aqueles temas que você não conhece. 

Crie metas profissionais e pessoais

A meta é uma forma de se manter motivado. Estipular uma (ou algumas) fará com que você esteja disposto. 

Crie objetivos de curto, médio e longo prazos. Reinvente-se e não ache que, aos 50 anos, você já conquistou tudo o que precisa. Sempre há espaço para novas conquistas. 

Essas metas também precisam ser profissionais, que te inspirarem a se capacitar e sempre desejar chegar mais longe. Elas direcionarão melhor a sua carreira, indicando novos passos e rumos pra onde você pode chegar!

Aos 50 você pode muito ainda!

A idade não é inimiga de novas aspirações profissionais. Por isso, mudar de carreira aos 50 anos não pode ser encarado como algo limitador para as suas vontade. 

Faça um bom planejamento, de metas, financeiro, de estudos e se mostre ao mundo de possibilidade. Encare a idade como um fator positivo e esteja flexível a uma nova vida! E não se esqueça de se manter sempre atualizado, estudando e fazendo cursos online.

Veja as promoções que separamos para você?

Veja Também:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui