Por: Paulo Roberto Silva – /inovacao-aberta.com

De acordo com o China Daily, jornal oficial em inglês do Partido Comunista Chinês, o foco da ação é uma prática da empresa que obriga os clientes a escolherem entre operar no marketplace do Alibaba ou dos concorrentes, sem a possibilidade de operarem em ambos.

China abre ação antitruste contra o Alibaba
O governo chinês abriu uma ação antitruste contra o gigante de e-commerce Alibaba. A acusação envolve a adoção de práticas anticoncorrenciais e uma “expansão desordenada de capital”

Em paralelo, o Banco Central da China e outras autoridades regulatórias do sistema financeiro anunciaram que pretendem acionar o Ant Group, braço financeiro do Alibaba, para delimitar o seu desenvolvimento.

Recentemente o Ant Group planejava o maior IPO do mundo, nas bolsas de Hong Kong e Shangai. A operação, contudo, foi suspensa por pressão do governo chinês, que já iniciava as ações para limitar o gigantismo do grupo.

O Diário do Povo, órgão oficial do Partido Comunista Chinês para o público local, publicou uma declaração na qual afasta os temores de retrocesso no desenvolvimento da economia de mercado no país. “O antimonopolismo é uma prática internacional favorável à proteção da concorrência leal e da inovação no mercado e aos direitos do consumidor”, afirmou. “Esta ação tem precisamente o objetivo de melhor regulamentar e desenvolver a economia online e orientar e promover seu desenvolvimento saudável, com a esperança de dar uma contribuição maior para o desenvolvimento econômico de alta qualidade da China”, complementou.

O Alibaba informou à imprensa local que está cooperando com as investigações. O Ant Group afirmou que vai “estudar seriamente e cumprir rigorosamente todos os requisitos regulamentares e envidar todos os esforços para cumprir todas as exigências relacionadas”.https://inovacao-aberta.com/web-stories/entenda-o-processo-da-china-contra-o-alibaba/#visibilityState=visible&origin=https%3A%2F%2Finovacao-aberta.com&showStoryUrlInfo=0&storyPlayer=v0&cap=swipe

Leia as últimas notícias no Inovação Aberta

Crédito da foto: Divulgação Alibaba

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui