Por JOAO MARCOS PIGORALLI RODRIGUES
Com o início da pandemia do Covid 19 houve muitas mudanças no mercado de trabalho, mudanças inesperadas, um setor muito afetado foi o turismo. Com as viagens canceladas e os lockdowns nas cidades ficou difícil para o turismo. Um detalhe muito importante a ressaltar é o trabalho informal, grande parte do turismo é feito por trabalhadores informais, que foram os mais afetados. Lembrando que o Uber também entra nesse setor, pois muitos turistas recorrem a esse meio de transporte.
As recomendações era de autoisolamento, consequentemente gerando o crescimento do trabalho digital, muitas empresas recorreram para o Home office. Com esse cenário ocorreram várias demissões no setor de turismo. Com o início forcado do trabalho remoto a tecnologia mudou os negócios e a forma de trabalhar. Para que a tecnologia ajude a melhorar a empresa, é necessário que os profissionais deem alguns passos como: requalificação profissional e sair da zona de conforto. A tecnologia também gerou mudanças nas relações de trabalho, como a flexibilidade de horário.
Com o país em crise, desemprego, alta do dólar e inflação alta, o microtrabalho por plataformas foi a solução para uma parte da população que estava sem trabalho. Com isso gerando novos problemas, com muitos trabalhadores disponíveis nas plataformas a bonificação tende a diminuir, contribuindo ainda mais para a crise. Com o crescimento exponencial da demanda as empresas a cada dia investem em novos marketings que levam a visão de uma grande oportunidade para o motorista, fazendo com que ele se sinta livre e autônomo, como se fosse um empreendedor.
Bibliografia:
Silva, Ivan Conceição Martins da, Silva, Marina Hastenreiter, & Santos, Mayra Laborda. (2021). Condições de trabalho em casa durante a pandemia: uma análise do discurso do sujeito coletivo dos trabalhadores do setor de agências de turismo. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 15(1), 2200. Epub March 19, 2021.https://dx.doi.org/10.7784/rbtur.v15i1.2200
Rosenfield, Cinara e Mossi, Thays Wolfarth. (2020). Trabalho decente no capitalismo contemporâneo: dignidade e reconhecimento no microtrabalho por plataformas. Sociedade e Estado , 35 (3), 741-764. Epub 27 de novembro de 2020. https://dx.doi.org/10.1590/s0102-6992-202035030004
Veja as promoções que separamos para você?
Veja Também:
- Domínio dos Talheres: Como Posicionar e Usar Correta e Elegantemente à Mesa
- 7 Leis Herméticas: Podem Mudar Sua Visão de Mundo
- Como o Trabalho Pode Adoecer
- Como os Empregados Interpretam Crises nas Empresas: Um Olhar a Partir de Estudos Científicos
- O Tédio no Trabalho e Sua Resignificação no Ambiente Corporativo
- Como Empresas e OSCs Podem Implementar ESG