Por: Paulo Roberto Silva / inovacao-aberta.com

Todos estamos profundamente imersos nos desafios deste ano de 2020 que se encerrou para saber que estamos vivendo um período de disrupção. Mais do que a apenas a pandemia, a consultoria Gartner identificou sete macro fatores que já estão transformando os negócios

Sete fatores que estão mudando os negócios segundo o Gartner

“Um boom de uma década, gerado substancialmente por finanças baratas e energia de baixo custo, levou a tensões estruturais, como dívidas altamente alavancadas, alianças internacionais desmoronando e preços de ativos semelhantes a bolhas. É a hora do acerto de contas”, avalia Mark Raskino, analista sobre o tema de Liderança de Negócios Digitais do Gartner.

1. Efeitos da pandemia global

O Gartner estima que quanto mais tempo durar a pandemia, mais os seus impactos serão sentidos no tempo. Os analistas citam dois exemplos como analogia: o 11 de setembro e a Grande Depressão. No caso do 11 de setembro, os vôos só retornaram a normalidade três anos depois. Já no caso da Depressão, as mudanças nos hábitos alimentares norte-americanos perduraram por décadas.

No caso da pandemia, o Gartner estima que mudanças de comportamento devem perdurar desde aspectos como higiene pessoal e gestão de espaços até tópicos mais macro, como a taxa de poupança das famílias.

2. Recessão

Para o Gartner, a pandemia antecipou um cenário de recessão global que já era previsto para esta década desde 2018. Do ponto de vista macroeconômico, ainda há fragilidades e volatilidades nos mercados. Por outro lado, com a pandemia, a expansão do e-commerce pode levar a um ciclo de investimentos na infraestrutura de dados e distribuição de mercadorias no mundo.

3. Desconfiança sistêmica

Para o Gartner, os níveis de confiança dos cidadãos e consumidores já estavam baixos antes da pandemia. Agora este cenário de intensificou, e o indício apontado pela consultoria é a resistência ao uso de máscara e a expansão do movimento anti vacina. Este cenário traz um novo desafio para as marcas na relação com seus clientes.

4. Baixa produtividade

Para o Gartner, o ciclo de crescimento global da última década se deu sem ganhos expressivos de produtividade. Na pandemia, isso se tornou ainda mais crítico, com as adaptações necessárias para o distanciamento social. Agora o desafio para destravar o crescimento é se reinventar para elevar a produtividade no novo cenário.

5. Desafios ambientais

A pandemia é também uma crise ambiental, mas não só. A preocupação dos investidores com ativos ESG (environmental, social and governance) é um sinal de que os investidores estão levando os temas ambientais à estratégia dos negócios. Mesmo após a superação da covid-19, o combate às mudanças climáticas permanecerá na pauta, na avaliação do Gartner.

6. Escassez de talentos

Há anos o mundo vive a contradição entre elevadas taxas de desemprego e escassez de talentos nas áreas com maior potencial de crescimento. Com a aceleração da transformação digital, isto se torna ainda mais crítico, como mostra a alta exagerada dos salários em tecnologia. Para o Gartner, os próximos anos serão marcados por redefinição das competências críticas para as empresas e novos modelos de contrato de trabalho para aproveitar os profissionais que detenham as competências mais escassas.

7. Avanço tecnológico

Tecnologias exponenciais como inteligência artificial, blockchain, realidade aumentada, computação quântica e outras serão responsáveis pelos novos modelos de negócio da próxima década. Para o Gartner, isto deve levar a um novo ciclo de disrupção de modelos de negócios no mundo, com indústrias inteiras sendo transformadas.

Várias destas tecnologias já devem causar impacto em 2021, de acordo com as projeções do próprio Gartner.

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