Por: Felipe Araujo da Silva 

Com a chegada do novo coronavírus as empresas tiveram que se adaptar a situação do mercado e propor meios de realização de suas atividades empresariais com seus colaboradores de outra forma para evitar assim a disseminação do novo coronavírus.

E o meio home office que era pouco utilizado antes da pandemia se tornou a saída pra essa situação. Esta prática já existia há tempos, porém tomou proporções maiores em virtude do avanço da covid-19.

foto google, trabalho home office

Levando em conta a situação, os questionamentos que se pode levantar é, o trabalho home office é benéfico para as empresas e aos colaboradores?

Os funcionários se sentirão bem trabalhando em casa? Com essas novas diretrizes haverá adaptabilidade tanto das empresas e funcionários?

Afinal, será produtivo? 

O trabalho home office apesar de ter boa aprovação por parte de muitos, empresas e mercado de trabalho têm grandes desafios durante e pós pandemia. Nisso inclui a saúde mental dos profissionais e desenvolvimento das carreiras. E principalmente o lado das organizações referente aos seus negócios. Que nesse caso tiveram que rever suas estratégias para continuarem economicamente ativas no mercado durante a pandemia.

Nisso leva em consideração os benefícios para as empresas e aos colaboradores. Sem contar o lado negativo nesse trabalho. Apesar da liberdade e a sensação de controle de vida, trabalhar em casa esconde algumas armadilhas, se a pessoa não prestar bastante atenção e administrar adequadamente, ocasionará prejuízos. Já para o lado das empresas a flexibilidade, comodidade, qualidade de vida e economia são alguns dos benefícios para com os funcionários em prol das organizações. Apesar da pandemia e do isolamento social trazerem medo e incertezas para as pessoas, ainda sim foi possível tirar aprendizados e evoluir nessa situação.

No contexto atual, o trabalho remoto se tornou desafio para algumas pessoas. Pois há situações na qual haverá adaptações e gostos na forma de trabalhar. Muitas pessoas conseguiram se identificar e ser mais produtiva no home office. Já outras nem tanto assim. Com toda mudança o home office também demandou certo tempo de adaptação e as equipes precisaram encontrar meios alternativos para manter as equipes alinhadas nos processos organizacionais.

Tudo isso gira em torno de prática e o suporte suficiente quando não estiverem na empresa. A produtividade gira em torno do bem-estar do profissional e como a saúde mental dessas pessoas estão, desde a mudança e posicionamento. A qualidade de vida dos profissionais é a peça chave para um bom desempenho em suas funções. 

Vale ressaltar nesse trabalho remoto, a forma integral ou hibrida. Onde a variação de tempo será o ponto principal nesse quesito. Ou seja, o trabalhador realizará todas as funções em casa ou uma parte delas. Isso caberá decisões implantadas pelas empresas, com auxilio e suporte necessário. 

No Brasil, de acordo com dados da Pesquisa Gestão de Pessoas na Crise Covid-19, trabalhar em casa foi uma estratégia adotada por 46% das empresas durante a pandemia. O estudo também descobriu que 67% das companhias relataram dificuldades na implantação do sistema de home office. Contudo, a avaliação dos resultados obtidos é positiva. Levando em consideração as vantagens e desvantagens do home office, 50% das empresas afirmaram que a experiência com o trabalho remoto superou as expectativas e 44% afirmaram que seus resultados ficaram dentro da faixa esperado. 

Tanto que 34% das empresas pretendem continuar com o home office para até 25% do quadro, enquanto 29% das empresas pretendem manter o home office para pelo menos 50 da equipe ou até todos os funcionários. Um caso comum por exemplo de uma gestora chamada Cassiane Rubbo.

Cassiane participou da implantação do home office 
no escritório Scalzilli Althaus, de Porto Alegre 

Em um escritório de advocacia onde Cassiane Rubbo atua como gestora de pessoas, o home office foi implantado na metade de março, quando o coronavírus começava a ganhar corpo no país. Uma reunião interna, convocada para avaliar medidas emergenciais que garantissem a saúde da equipe, terminou com os colaboradores sendo informados de que deveriam chegar para trabalhar no dia seguinte com seus notebooks a tiracolo. Seria iniciada a etapa de instalação dos programas que os permitiriam atuar remotamente. Quem não tinha o equipamento recebeu suporte da empresa. 

Em dois dias, as 55 pessoas, entre associados e funcionários do Scalzilli Althaus, de Porto Alegre, passaram a trabalhar de suas casas, mantendo contato por diferentes aplicativos. O mais usado é o WhatsApp, onde estão os grupos de conversas como o Covid-19, criado especialmente para tratar de conteúdos informativos que estão sendo produzidos pelos advogados. Como os tribunais estão fechados e os prazos processuais suspensos, o corpo jurídico foi incentivado a criar informes diários que mantivessem os clientes informados das frequentes mudanças que vêm sendo impostas por edição de medidas provisórias (MPs). Vemos um time estimulado e engajado com o nosso propósito. Percebemos novas habilidades se desenvolvendo que até então não conhecíamos: criatividade, adaptabilidade e muita vontade — observa Cassiane. 

Ela reconhece, porém, que esse processo de mudança é delicado, traz desafios e requer adaptações. 

Porém é claro, que nem tudo são flores no trabalho remoto. Onde problemas são visíveis podendo eles prejudicar o profissional em suas atividades. Sendo eles, controle de desempenho, rotina e distrações no home office, ambiente inadequado, comunicação assíncrona, isolamento social (para quem mora só), entre outros. Todos são um conjunto de situações que se as organizações e principalmente os funcionários não se prepararem para tentar resolver o problema, isso ocasionará retorno negativos no seu trabalho e nos alcances dos objetivos das empresas. Isso leva em conta detalhes de preparatórios vice-versa.  

Sem dúvidas nenhumas a sociedade vive em uma crise sem precedentes, no mundo a fora. E para isso, no ponto de vista prático, a sociedade – empresas estão se ajustando nesse novo cenário para se adaptar e sobreviver. Nisso as empresas buscam a melhor forma possível para manterem – se vivas e seus empregados. Dentre várias alternativas para resolver ou minimizar a situação, será listado logo abaixo dicas para as empresas e seus colaboradores que estão em home office. 

  1. Organizar o seu ambiente de trabalho (home office) – possibilitação de controle e foco. 
  1. Buscar motivação para trabalhar – tente criar rotina para o seu dia através de cronogramas. 
  1. Encontrar local dentro de casa que você não seja incomodado, ou seja, interferência – assim se manterá concentrado nas suas atividades e mais produtivo. 
  1. Durante esse período manter separado o seu lado profissional e pessoal – apesar de ser uma tarefa não muito fácil, mas será necessário para o seu desempenho nas horas profissionais. 
  1. Ter as ferramentas necessárias para realização de suas funções – desempenho nas funções com mais eficiência e eficácia. 
  1.  Tire um intervalo para descanso – isso proporcionará que você volte mais tranquilo e descansado para ser mais produtivo. 

(*) Estudante universitário em administração cursando o 8º período turno noturno no centro universitário UNIEURO. Atualmente estagiário na área administrativa, atleta amador – pratico esporte aos finais de semana – corrida e futebol. De segunda a sábado academia. 

Bibliografia:

Home office: o que é e como implementar na sua empresa?. (2021). Retrieved 11 May 2021, from https://blog.solides.com.br/home-office/

Home Office: 18 Dicas Para Você Trabalhar Melhor De Casa. (2021). Retrieved 11 May 2021, from https://neilpatel.com/br/blog/home-office/

Frontelmo, A., Dirigida, F., Leandro, M., & Karolyne, A. (2021). O que é e como funciona o trabalho home office | Blog da Folha Dirigida. Retrieved 11 May 2021, from https://folhadirigida.com.br/blog/trabalho-home-office/

HOME OFFICE: SOLUÇÃO DE HOJE, PROBLEMA DE AMANHÃ. (2021). Retrieved 11 May 2021, from https://studioestrategia.com.br/2021/03/24/home-office-solucao-ou-problema/

bowe.com.br, b. (2021). 7 soluções para manter a produtividade no home office. Retrieved 11 May 2021, from https://blog.algartelecom.com.br/gestao/5-solucoes-para-manter-a-produtividade-no-home-office

5 vantagens e 5 desvantagens do home office | GZH. (2021). Retrieved 11 May 2021, from https://gauchazh.clicrbs.com.br/educacao-e-emprego/noticia/2020/04/5-vantagens-e-5-desvantagens-do-home-office-ck8ulg12401wn01qwxsbqxq46.html

Caribé, R. (2021). 4 Soluções Incríveis para Sua Empresa Não Sofrer com O Home Office. Retrieved 11 May 2021, from https://agilize.com.br/blog/covid-19-x-economia/nao-sofrer-home-office/

Home Office na pandemia. (2021). Retrieved 11 May 2021, from https://g1.globo.com/sp/presidente-prudente-regiao/blog/psicoblog/post/2020/06/29/home-office-na-pandemia.ghtml

Vou trabalhar no sistema home office durante a pandemia o que diz a lei:https://www.saopaulo.sp.leg.br/coronavirus/duvidas

O mundo aprendeu sobre o home office após quase um ano de pandemia: https://www.infomoney.com.br/negocios/6-licoes-que

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui