Por: Redação Globo

Aos 17 anos de idade, a norte-americana Tyla-Simone Crayton já é empreendedora e CEO do próprio negócio. Ela é fundadora do Sienna Sauce, uma empresa que vende molhos de pimenta que fechou 2019 com um faturamento de quase US$ 200 mil – mais de R$ 1 milhão.

Tyla-Simone Crayton é fundadora da Sienna Sauce, empresa de molhos de pimenta (Foto: Divulgação)
TYLA-SIMONE CRAYTON É FUNDADORA DA SIENNA SAUCE, EMPRESA DE MOLHOS DE PIMENTA (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Para tirar a ideia do papel, conseguiu convencer investidores e apoiadores em rodadas de pitch e crowdfundings diversos. Foram mais de US$ 50 mil investidos no negócio por meio dessas plataformas.

“Eu quero criar um legado que dure gerações”, disse a jovem empresária ao site CNBC. Na entrevista, ela também dá dicas para quem está começando um negócio do zero.

Confira abaixo 4 dicas da jovem empreendedora:

1 – Faça perguntas sempre
“Nunca tenha medo de perguntar”, diz a empresária que criou a receita do molho aos 8 anos e começou a vendê-los aos 14. “Às vezes ficamos presos ao nosso orgulho, mas é importante se sentir vulnerável. Não há problema nenhum em não ser a pessoa mais inteligente da sala. É sempre possível aprender com outras pessoas.”

Mesmo assim, se ainda tiver vergonha, use a internet. “Se não sabe algo, pesquise no Google. Se mesmo assim não conseguir, procure um livro. Não tenha vergonha.”

SAUCE LIFE – Sienna Sauce

2 – Encontre um mentor
Outra dica da empresária é encontrar um mentor para guiar os seus passos. “Encontre alguém que você admira, que faz o que você gostaria de fazer e tente pedir sua ajuda. Siga seus passos.” Dessa forma, entende a empreendedora, o negócio ganha tração e o empresário não se sente tão sozinho.https://2103d9500ed3b9e424aea3f8cae03046.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-37/html/container.html?n=0

Para quem acha que o mentor deve atuar na mesma área que você, Crayton acredita que não. “Empresários passam por situações muito parecidas”, diz.

3 – O cliente sempre tem o que ensinar
Para a empresária, ouvir o consumidor é um dos segredos de seu sucesso. Na sua empresa, ela era resistente a criar novos sabores. Mas com os pedidos nas redes sociais por novos molhos, ela decidiu apostar em versões limitadas – e deu certo. Hoje, ela conta com três sabores fixos no seu portfólio.

4 – Não tenha medo de mudar
Mesmo ainda jovem, Crayton sabe que nem tudo é para sempre. Essa ideia, inclusive, guia o seu modelo de gestão. Para a empresária, é normal não querer fazer somente uma única atividade na sua vida. “Temos muito tempo. Às vezes, as pessoas se sentem presas, mas nunca é tarde para mudar. Não se sinta culpado, apenas coloque todo o seu coração onde estiver.”

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