Por: Kamilla de Souza Araujo 

Virada de ano tradicional: pular ondas, novas metas, sonhos a serem alcançados, objetivos pessoais e profissionais, o que esperar deste novo ano? 2020 chegou e com ele algo completamente inesperado por todos: Uma pandemia, em nível global, com um impacto jamais visto em todas as esferas e setores.   

Foto: Reprodução

Atualmente vivemos em um mundo globalizado, o que não é segredo para absolutamente ninguém, ações e consequências geram impactos que antes seriam impossíveis de sequer se imaginar, agora fantasie sobre uma nova doença, com alto nível de contaminação, colocando o planeta em risco, exigindo medidas de distanciamento, trazendo um novo cotidiano para os habitantes deste planeta azul e redondo que chamamos de Terra, que causa o fechamento de escolas, faculdades, traz novos termos para uso, como por exemplo “os serviços essenciais” e “Home Office” e além de tudo isso, lota hospitais em uma escala jamais imaginada, parece loucura, não é mesmo? Mas se tornou real em 2020: a pandemia causada pela COVID-19.    

Infelizmente, devido às situações citadas acima, alto número de pessoas perderam seus empregos, o direito de ir e vir, familiares queridos e milhares de bens imensuráveis.  

Entretanto, em meio ao caos, um setor da economia se destacou, não somente no cenário brasileiro, mas sim em esfera global: o E-COMMERCE. Segundo o site exame.com somente em território nacional, este segmento teve o crescimento em torno de 49%, onde por volta de 7,3 milhões de brasileiros fizeram uma compra virtual pela primeira vez!    

Tendo em vista este novo modelo e meio de se fazer negócio, a reinvenção de um negócio tradicional se faz vital para a sua permanência no mercado, entender quais são as melhores estratégias para o seu negócio, conhecer o seu público-alvo, como se destacar de seus concorrentes, a importância das mídias sociais para o crescimento da sua empresa e como fazer o melhor aproveitamento das ferramentas disponíveis no mercado.   

Novas empresas ou as já atuantes no mercado, a dica que fica é: se adapte às novas ferramentas, agregue conhecimento, faça o uso das novas ferramentas de mercado, se beneficie das vantagens que o e-commerce te proporciona, como por exemplo um menor custo com aluguel, contas e deslocamento.  

Diversas são as ferramentas disponibilizadas pela administração para que o seu negócio se expanda, evolua e o mais importante nos dias atuais: se adapte!  

Compreender qual é a atual demanda do mercado, investir em processos para atender essas demandas dentro do seu nicho de atuação, buscar ser diferente de seus consumidores, entregar o melhor produto ou serviço e ainda se atentar às novas solicitações ou ainda a sugestões de melhoria, pode ser um grande aliado na hora de buscar por melhorias. 

Talvez a mais básica e fundamental ferramenta que temos disponível ao nosso acesso: A Teoria dos Sistemas, estes passos anteriormente citados se encaixam no que essa teoria nos propõe, sendo viável o controle real de suas ações e planejamento no meio organizacional.  

Mesmo sendo de um viés básico e prático, não se deixe enganar pela ilusão de que mudar a maneira no qual sua empresa faz negócios é algo fácil, mudanças sempre são vistas como um grande desafio no meio organizacional e além de sua implementação é de extrema importância manter um planejamento de seus objetivos, a organização de recursos e operações, a direção de seus colaboradores e por fim o controle da verificação e avaliação do plano que já foi executado, definir mudanças e novas rotas caso necessário. 

A ferramenta acima citada se trata do ciclo PODC, esta teoria está diretamente ligada à Henry Fayol e à Teoria Clássica da Administração. 

E você como administrador, quais serão as suas ferramentas para executar mudanças e se adaptar às novas demandas de mercado? 

Veja as promoções que separamos para você?

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