Por: Leonardo Martins Bitencourte

“A ignorância gera autoconfiança com mais frequência do que o conhecimento“. (Charles Darwin)  

Convivemos com pessoas que frequentemente acreditam saber mais do que realmente sabem, como alguns dos lideres políticos, religiosos, pais, amigos assim como chefes e subordinados. E se você não tiver consciência do assunto é bem provável que você tenha admiração por elas, mas vai acabar frustrado por que é comum a interferência em suas decisões, julgando saber mais que você. E ninguém gosta disso, não é? 

O dia que o leão virou gatinho. Eu tinha megaproblemas para escrever… | by  Alessandra Monteiro de Castro | Medium

O efeito Dunning-Kruger ou superioridade ilusória se trata justamente dessas pessoas, que tem a dificuldade de aceitar suas limitações, defeitos ou conhecimento incipiente sobre determinados assuntos. O atual presidente do Brasil pode ser considerado um exemplo do assunto abordado, pois tem defendido uma posição, em entrevistas, que contradiz pesquisas cientificas de todo o mundo.   

Para David Dunning, que foi um psicólogos e Justin Krueger, que é um psicólogo social e professor na NY University Stern School of business, em Kruger, J., & Dunning, D. (1999),  as pessoas incompetentes (não dominam determinado assunto) irão: falhar em reconhecer sua própria falta de habilidade; falhar em reconhecer as habilidades genuínas em outras pessoas; falhar em reconhecer a extensão de sua própria incompetência; reconhecer e admitir sua própria falta de habilidade depois que forem treinados para aquela habilidade. Em se pensando em uma empresa isso acarretaria sérios problemas, pois, má gerencia pode levar a falência, a falta de conhecimento para realizar tarefas de trabalho, em situação de home office os profissionais podem não conseguir gerenciar bem o tempo, o que pode levar o funcionário a doenças graves, podendo acontecer suicídios. 

Você já deve ter lido comentários em redes sociais afirmando algo sobre um determinado assunto sem ter conhecimento necessário para isso, não? Assim como não faltam técnicos para comentar jogo de futebol, no nosso contexto atual de pandemia, não faltam “especialistas”, cheios de certeza, para fazer afirmações sobre assuntos do qual não são capacitados. “Ê só fazer tratamento precoce”, “É só uma gripezinha”, alguns afirmavam sobre a corona vírus. E assim já faleceram aproximadamente 388.000,00 pessoas, segundo JHU CSSE COVID-19 Data – Google, dentre eles até mesmo políticos que faziam tratamento precoce. E o que choca ainda mais é tantas pessoas acreditarem e não quererem tomar a vacina. Alias, há quem não vacine nem seus bebês ao nascerem por acreditarem que é um método de controle do governo para tornar cidadãos suscetíveis a comandos e que as crianças vacinadas podem ficar com autismo.  É estranho como esses indivíduos, mesmo com bem pouco conhecimento,  posam ter tanta certeza, não é mesmo? Esse é um fenômeno bastante comum, manifestação de um mecanismo psicológico humano denominado efeito Dunning-Kruger. 

Devemos atentar que opiniões sem embasamentos científicos tem impacto social negativo por influenciar a população desprovida de conhecimentos. Perceba que é importante procurar somente em fontes confiáveis e com boa reputação. E às empresas cabe o papel de criar programas e métodos para contornar o problema citado. Uma das questões é a falta de autoconhecimento e julgamento pela baixa inteligência emocional, faz-se necessário, então,  focar em atendimento psicológico obrigatório não só para os funcionários, como também para os próprios diretores, além de fazer reuniões semanais entre superiores e subordinados com analises de progressos, falhas e acertos, feedbacks. 

(*) – Estudante universitário em Administração na faculdade unieuro asa sul df, formado em inglês pela cooplem, estudante de programação pela plataforma alura, técnico em mecânica motociclistica. 

Referencias bibliográficas: 

Carvalho, D., 2021. A estupidez dos “especialistas” de internet em tempos de pandemia: o efeito Dunning-Kruger – Política na Cabeça. [online] Política na Cabeça. Available at: <https://www.blogs.unicamp.br/politicanacabeca/2020/06/11/a-estupidez-dos-especialistas-de-internet-em-tempos-de-pandemia-o-efeito-dunning-kruger/> [Accessed 26 April 2021]. Carbinatto, B. (2021). O efeito Dunning-Kruger: quanto menos uma pessoa sabe, mais ela acha que sabe. Retrieved 26 April 2021, from https://super.abril.com.br/comportamento/o-efeito-dunning-kruger-quanto-menos-uma-pessoa-sabe-mais-ela-acha-que-sabe/ 
Sheldon, O. J., Dunning, D., & Ames, D. R. (2014). Emotionally unskilled, unaware, and uninterested in learning more: Reactions to feedback about deficits in emotional intelligence. Journal of Applied Psychology, 99(1), 125–137. https://doi.org/10.1037/a0034138 
Fernandes, F., 2021. Saiba como lidar com a “superioridade ilusória”. [online] Algarve Primeiro. Available at: <https://www.algarveprimeiro.com/d/saiba-como-lidar-com-a-superioridade-ilusoria/22631-46> [Accessed 26 April 2021]. 
En.wikipedia.org. 2021. Justin Kruger – Wikipedia. [online] Available at: <https://en.wikipedia.org/wiki/Justin_Kruger> [Accessed 26 April 2021]. 

Veja as promoções que separamos para você?

Veja Também:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui