Por: ABDA / tdah.org.br
Ainda que não existam soluções mágicas, é importante buscar algumas estratégias que possam ajudar a melhorar sua performance no trabalho.
Seguem abaixo algumas dicas:
- Identifique o horário em que você consegue focar melhor. Use esse tempo para as tarefas mais difíceis e/ou trabalhosas. Não tente desempenhar tarefas quando você está com sono ou cansado. Todo mundo sabe identificar qual é o melhor momento para desempenhar tarefas mais complexas.
- Caso tenha flexibilidade de horário em sua empresa, avalie a possibilidade de iniciar o expediente mais cedo ou sair mais tarde, quando a maioria dos funcionários não está na empresa, facilitando assim, a sua concentração nas tarefas a serem executadas.
- Use chat/Messenger sempre que possível. Algumas empresas perceberam que o uso de chats/messengers para escrever relatórios tem se mostrado mais produtivo.
- Use um cronômetro (timer). Uma peça valiosa para qualquer pessoa com TDAH, o cronômetro ajuda a definir/limitar o tempo de cada tarefa. Por exemplo, estipule 15 minutos para concluir determinada tarefa.
- Tenha sempre à mão objetos que ajudam a relaxar e que possa utilizar entre uma tarefa e outra, como por exemplo, bolas para massagear, etc. Cadeira confortável, objetos diferentes e estimulantes podem ajudar na sensação de tédio que algumas pessoas sentem entre as atividades.
- Saia para caminhar por alguns minutos caso você esteja com dificuldades para se concentrar. Diante de atividades longas e repetitivas levantar por um curto espaço de tempo, pode ajudar a recuperar o foco. Permita-se alguns intervalos de tempos em tempos. Pode ser uma volta no quarteirão, ou conversar com um companheiro de trabalho. O importante é limitar o tempo dessa pausa e não passar tempo demais no intervalo. Novamente, usar um alarme sonoro/ vibratório ou outro mecanismo que te traga de volta ao trabalho é uma boa opção.
- Evite checar seu email constantemente. Verificar a sua caixa de emails frequentemente, pode tornar-se um elemento distrator.
- Agende reuniões semanais com seu chefe para discutir suas metas e performance. Isto ajuda no seu planejamento e facilita a divisão das suas tarefas em várias etapas consecutivas. Caso não queira uma reunião formal, apenas pergunte informalmente como está o seu trabalho (feedback).
- Tenha sempre barras de cereais ou chicletes nas suas gavetas. Eventualmente, mascar chicletes ou comer uma barra de cereais diminui a ansiedade entre tarefas monótonas.
- Considere ter alguém que haja como uma âncora e trabalhe silenciosamente perto de você. Algumas pessoas relatam que têm um melhor desempenho no trabalho quando há um companheiro trabalhando por perto. Ter um colega de trabalho, de confiança, para verificar os possíveis erros de gramática, esquecimentos, etc. pode ser extremamente produtivo. Como forma de agradecimento, ajude-o também em seus projetos/trabalhos.
- Pratique exercícios. Fazer exercícios libera endorfinas, que fazem com que o seu corpo se sinta bem, e abasteça o cérebro com dopamina, um neurotransmissor necessário no funcionamento do lobo frontal das pessoas que tem TDAH. Andar um pouco e/ou fazer alguns exercícios de alongamento ajudam a recuperar o foco além de prevenir a má circulação.
- Aproveite o período de experiência no trabalho para testar seu desempenho. Após esse período, você poderá identificar as suas dificuldades e, por tanto, a necessidade de alguma ajuda profissional ou coaching.
- Crie uma lista de tarefas para cada dia. Uma lista de cada vez, facilita a organização e a memorização. Listas ou agendas extensas podem ser cansativas e disfuncionais.
- Organize seu local de trabalho. Não deixe papeis espalhados, gavetas entulhadas de materiais que você não precisa. Faça uma lista de pendências e vá resolvendo cada uma passo a passo.
- Use um gravador ou faça anotações durante as reuniões. É muito comum a pessoa com TDAH esquecer grande parte do que foi dito.
- Crie rotinas. Embora as tarefas acabem por se tornar automáticas, criando rotinas, terá mais tempo para focar nas questões mais importantes.
- Considere ter assessoria de uma equipe pedagógica especializada (terapeuta/coach, médico e um consultor financeiro).
- Administração do tempo Use alarmes/emails para se lembrar de reuniões, ligações, etc. Veja também se a sua empresa usa programas que enviem avisos/emails automáticos, como Outlook, Thunderbird, Google Calendar, Cozi, Task.fm, etc. Como alternativa, você também pode usar alarmes para voltar a fazer uma tarefa, caso tenha dificuldade em fazê-lo.
- Impulsividade Se você é impulsivo, anote as suas ideias ou o que você quer falar para alguém em um caderno e espere alguns minutos antes de agir. Caso você ainda ache que é a coisa certa a dizer ou fazer, aí sim continue. Cuidado com o que você concorda ou promete fazer. É preciso ficar atento, fazer uma pausa, e pensar antes de responder. Isto poderá evitar acumulo de tarefas além das que pode realizar.
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