Por: Giovana Santos / boaforma.abril.com.br
Quem treina regularmente (principalmente exercícios de força e resistência) já deve ter passado por isso: é só ficar alguns dias sem ir à academia, que parece que os músculos começam a diminuir. Mas será que a perda de massa muscular é tão rápida assim? Fomos perguntar a um personal trainer:
SE EU DER UMA PAUSA NA MUSCULAÇÃO, EM QUANTO TEMPO COMEÇO A PERDER MÚSCULOS?
É claro que a resposta pode variar de pessoa para pessoa, afinal, algumas realmente têm mais facilidade em ganhar e manter a massa muscular. Contudo, e infelizmente, o profissional de educação física Jancei Dias explica que, em média, 72 horas sem treinar já podem prejudicar o objetivo. “Depois de 15 dias parado, já é possível notar uma perda acentuada.”
Mas por que isso acontece? “Nosso corpo funciona de modo adaptativo. Ou seja, quando nós praticamos exercícios, ganhamos força para que seja possível exigir cada vez mais dos músculos”, diz o personal.
Quando ocorre o processo contrário, ou seja, paramos de treinar, o organismo também se adapta a esse novo estado. “Isso porque ele entende que não precisa mais de tanta força, uma vez que não estamos usando. Então, ele começa a enfraquecer.”
O QUE FAZER?
Se você precisar ficar afastada da academia por alguns dias, não precisa se desesperar. Foque nas coisas que precisa resolver primeiro (seja cuidar da saúde, tratar uma lesão, viajar a trabalho…) e tente manter uma alimentação balanceada, com quantidades adequadas de proteínas de boa qualidade (isso vai ajudar não só a desacelerar a perda dos músculos mas a acelerar o ganho, quando você voltar pra academia).
E lembre-se: se você treina com regularidade e disciplina, conseguirá recuperar os músculos perdidos de forma mais rápida e mais fácil do que alguém que ficou muitos anos parado, por exemplo.
Veja as promoções que separamos para você?
Veja Também:
- Domínio dos Talheres: Como Posicionar e Usar Correta e Elegantemente à Mesa
- 7 Leis Herméticas: Podem Mudar Sua Visão de Mundo
- Como o Trabalho Pode Adoecer
- Como os Empregados Interpretam Crises nas Empresas: Um Olhar a Partir de Estudos Científicos
- O Tédio no Trabalho e Sua Resignificação no Ambiente Corporativo
- Como Empresas e OSCs Podem Implementar ESG