Por: Faça Você Mesmo, Paisagismo
Está precisando relaxar e renovar as energias? Saiba como fazer o seu próprio Jardim Zen e tenha a solução perfeita para aliviar o estresse do dia a dia.
Elementos que não podem faltar em um jardim zen
Areia / Terra
A areia ou a terra são itens fundamentais de um jardim zen. Esses são os elementos que representam a solidez e a base sobre a qual tudo existe. A areia ou terra, dentro do conceito do jardim zen, simbolizam ainda a transmutação das energias e a neutralização de todos os pensamentos e emoções negativas.
Pedras
As pedras servem para nos lembrar dos obstáculos e contratempos do caminho, não importando o tamanho que elas possam ter, sempre estarão lá ensinando algo. As pedras – que podem ser rochas ou cristais – representam também as experiências acumuladas durante a vida e atuam como geradoras de energia ajudando a equilibrar o ambiente e as pessoas. Dizem que para se ter sorte, o ideal é usar pedras em número impar.
Plantas
Jardim sem planta não é jardim, não é mesmo? Só que em um jardim zen, o ideal são poucas plantas dispostas de modo prático no ambiente e que permitam a fluidez e o movimento. As plantas mais utilizadas em um jardim zen são as buchinhas, os pinheiros, os bambus, as azaleias, as orquídeas, além de gramas e musgos. Outra boa pedida é usar bonsais na composição do jardim zen, especialmente naqueles modelos menores construídos em caixas.
Água
A água é o elemento gerador da vida e precisa estar presente em um jardim zen. Você pode inserir esse elemento com um pequeno lago ou uma fonte. No jardim zen pequeno, por sua vez, a representação da água é feita pela areia usada dentro da caixa, uma vez que esse elemento passa a simbolizar o mar.
Ancinho
O ancinho, aquele tipo de rastelo de madeira, é o instrumento de interação com o jardim zen. A função dele é ajudar a relaxar a mente, na medida em que se cria os desenhos na areia. As linhas retas representam tranquilidade e as linhas curvas, agitação, de modo semelhante ao movimento das ondas do mar. Tanto os jardins zens pequenos, quanto os jardins zens grandes podem e devem fazer uso do ancinho.
Incensos
O incenso é a representação do elemento ar e representa a fluidez dos pensamentos. Além de aromáticos, os incensos ajudam a mente relaxar, conduzindo a meditação com mais facilidade.
Iluminação
A iluminação tem uma importância muito grande no jardim zen, tanto na questão estética, quanto funcional. Você pode optar por utilizar lanternas, lâmpadas, velas e até uma área de fogueira para trazer a luz para dentro do seu jardim.
Acessórios
Outros acessórios que podem ser usados no jardim zen são estátuas de buda, Ganesha e outras entidades sagradas das religiões orientais. Também é comum o uso de pontes, caso o jardim zen seja grande. Algumas almofadas e futtons ajudam a deixar o espaço mais acolhedor e confortável.
Diretamente do oriente, o Jardim Zen, ou também conhecido como jardim japonês, é uma construção simples, versátil e ideal para quem deseja meditar e aliviar a mente. Com suas raízes lá no século XIII, os princípios e significados de antigamente são tão verdadeiros que continuam perpetuando até os dias de hoje: um lugar tranquilo, esteticamente agradável e que tenha uma manutenção serena e gratificante.
Como seu principal objeto é ser um local de contemplação e meditação, o tamanho do jardim não faz diferença. Pode ser tanto ao ar livre quanto no interior da sua casa, em miniatura. O que realmente tem importância são os elementos que o compõe. Para aprender a fazer seu próprio jardim Zen, primeiro você deve considerar três itens essenciais: espaço, fluidez e simplicidade.
Local
O jardim japonês pode ser construído em qualquer lugar, seja no quintal ou numa sala fechada. O ideal é escolher um espaço calmo e que você tenha tempo e disponibilidade para se dedicar a manutenção. Não se esqueça que o Jardim Zen é, acima de tudo, um lugar de paz, por isso se o local que você escolher for muito movimentado e acessível a crianças e animais, é melhor repensar.
Muitos acreditam que para ter sorte, deve-se utilizar um número ímpar de pedras, posicionando-as assimetricamente. Já os budistas dizem que cada pedra tem sua face feliz, ou seja, seu melhor ângulo, e que é esse ângulo que deve ser exposto no jardim.
Tradicionalmente, os jardins Zens são compostos por cinco grupos de três pedras cada, mas para a construção do seu próprio jardim, faça do jeito que mais gostar.
Manutenção
Com um ancinho ou vassourinha, “penteie” a areia, variando desenhos compridos e curvados e linhas retas. Esses desenhos representam as águas, ora agitadas, ora calmas.
Esse trabalho deve ser realizado para acentuar diferentes partes do jardim e renovar sua aparência, além de ser uma ação que tem o poder de relaxar e divertir. Por fim, é só desfrutar do seu Jardim Zen.
Jardim Zen Grande
Caso seu projeto de Jardim Zen seja grande e para ambientes externos como um quintal, uma ideia legal é possibilitar que as pessoas caminhem por ele. Ao interagir diretamente com o jardim, você entra em sintonia com suas energias interiores.
Uma outra dica é utilizar produtos específicos nas plantas para evitar que ervas daninhas destruam o que foi construído. Veja mais sobre os cuidados com jardim interno clicando aqui!
Mini Jardim Zen
Para quem não abre mão de ter o seu jardim mas não tem muito espaço, pode optar por versões menores ou em miniatura. Algumas ideias para jardim Zen mini é utilizá-lo como decoração nos ambientes sociais da casa ou numa versão de mesa para escritórios.
Apesar do formato menor, o processo de criação é o mesmo: superfície suficientemente profunda, areia, pedras, cascalhos e um pouco de vegetação. Na areia do Jardim Zen, desenhe pequenas ondulações para dar mais vida ao espaço.
Como o espaço é pequeno, os bonsais são perfeitos para criar a vegetação necessária no jardim, além de práticos e harmoniosos com os demais elementos.
Viu como é fácil? Em meio a tanto estresse do dia a dia, o jardim zen é ótimo para quem deseja ter um espaço capaz de te relaxar e renovar as energias, ainda mais envolvendo tantos elementos da natureza.
Jardim Japonês: Paz e espiritualidade para o ambiente
O Jardim Japonês simboliza o universo e foi criado para inspirar vitalidade e equilíbrio nas pessoas. Esse jardim retrata por meio de elementos orientais o caminho da vida com suas transformações, e assim nos convida a expansão da nossa consciência em meio aos obstáculos enfrentados no dia a dia.
Sendo assim, esse ambiente nos permite refletir sobre os nossos mais profundos sentimentos, nos fazendo compreender e reconhecer os passos que escolhemos para alcançar a suposta iluminação distante.
2. Jardim Japonês formado por um projeto paisagístico encantador. Fonte: Arquidicas
Elementos que compõem um Jardim Japonês
O Jardim Japonês pode ser estruturado tanto em lugares amplos, assim como, em lugares com espaços limitados. Logo, o tamanho do jardim não interfere na sua importância ou significado como um todo. Aqui, o que vai prevalecer e agregar valor e simbolismo ao ambiente são os materiais e elementos utilizados. Afinal, nada em um Jardim Japonês está lá por acaso.
Conheça os 5 principais elementos que compõem um Jardim Japonês
- Água (cascatas, lagoas e riachos)
- Pedras, cascalho e areia
- Lanternas de pedra
- Pontes
- Plantas
Água: Cascatas, lagoas e riachos
A água simboliza o ciclo da vida, representando o processo de nascimento à morte. Em muitos projetos identificamos também a presença de carpas. Isso porque, esses peixes simbolizam prosperidade, sorte e resistência, em meio a sua incrível habilidade de nadar contra a correnteza. Vale mencionar, que em ambientes secos a água é representada por meio de cascalhos, areias ou pedras pequenas.
3. É muito comum ter lagos com carpas compondo a decoração do Jardim Japonês. Fonte: Pinterest
Pedras, cascalho e areia
As pedras sempre desempenharam um papel importante na cultura japonesa. As pedras grandes, representam as montanhas e colinas, de onde se pode subir e admirar a vista com um todo. As pedras menores representam a evolução do ser humano ao longo da vida. O cascalho representa as terras sagradas. Já, a areia simboliza a plataforma sobre a qual vivemos, que absorve e recicla energia.4. Jardim Japonês visto de cima. Fonte: Blog Giuliana Flores
Lanternas de pedra
As lanternas de pedra podem ser esculpidas em diferentes formas e tamanhos. No entanto, a lanterna de pedra mais tradicional é dividida em cinco partes que simbolizam cinco elementos budistas. A parte da lanterna de pedra que toca o chão, retrata a terra; a próxima parte simboliza a água; a luz retrata o fogo e, a parte superior da lanterna de pedra em formato de chapéu e bolinha direcionada ao céu, simboliza o ar e o espírito.5. Lanternas de pedra encantam o Jardim Japonês. Fonte: Pinterest
Pontes
Os pontes simbolizam a transição do mortal para o sagrado. Elas podem ser construídas em diferentes materiais como a madeira, bambu, pedra ou terra e apresentar formatos variados, podendo assim, ser planas arredondadas, levemente arqueadas ou até mesmo em ziguezague.6. Jardim Japonês encantador com passarela de madeira. Fonte: Fênix Plantas e Jardins
Plantas
É incrível admirar o Jardim Japonês de longe e observar como a união das árvores, flores e arbustos ali presentes parecem compor uma pintura. As flores, por exemplo, são escolhidas de acordo com suas estações de floração e algumas específicas apresentam significados sagrados.7. Jardim Japonês com lago e inúmeras flores. Fonte: Arquidicas
Plantas Jardim Japonês : Valorize cada espécie no local
As plantas jardim japonês além de trazerem vida, cor e aconchego para o ambiente, elas manifestam e transmitem emoções a todos que se fazem presentes. No Jardim Japonês é possível encontrar plantas como a cerejeira, bambu, carvalho, pinheiro, ameixeiras, azaleias e maple (bordo-açucareiro).
Algumas plantas apresentam significados especiais, como por exemplo, o pinheiro japonês que simboliza a eternidade e as famosas árvores cerejeiras que representam a transição e a fragilidade da vida.8. Plantas jardim japonês e caminho estruturado com placas de madeira. Fonte: Dicas de Argentina
Mini Jardim Japonês: Meditação para dentro de casa
É fato! O Jardim Japonês inspira e tem o poder de transformar um espaço da casa. Então, que tal proporcionar a você e aos moradores da residência um ambiente cheio de paz de espírito e harmonia com a natureza?
Entenda que por trás desse mini Jardim Japonês há sempre muito esforço e desenvolvimento espiritual. Para os japoneses, por exemplo, o Jardim Japonês reflete momentos de relaxamento e meditação, enquanto para o Ocidente, esse mesmo jardim é considerado um antídoto contra o stress do dia a dia.9. Como montar um mini Jardim Japonês em casa. Fonte: Biopet Lagos Ornamentais
Logo, caso seja possível, aproveite a área externa da sua casa e estruture um cantinho para seu Jardim Japonês com diversos elementos orientais.
Vasos com mini Jardim Japonês
As pequenas coisas se tornam valorosas quando nos é dada a oportunidade de enxergar o sentido do mundo a partir de pequeninos grãos de areia. Nesse sentido, caso você não disponha de um ambiente para estruturar um Jardim Japonês em sua casa ou comércio, procure adquirir um vaso com mini Jardim Japonês.10. Mini Jardim Japonês para mesa em peça decorativa. Fonte: Pinterest
Como montar um jardim japonês
Paz e tranquilidade. O Jardim Japonês vai muito além da beleza representada por sua composição paisagística, esse tipo de jardim está atrelado a busca pela espiritualidade e o convite a meditação. Logo, não é difícil encontrar inúmeras pessoas querendo aprender como montar um Jardim Japonês em seu quintal, por isso separamos alguns materiais e um passo a passo super simples de como montar um Jardim Japonês.
Como montar um jardim japonês: materiais
- Arbustos, árvores e flores de sua preferência, porém que estejam associadas com a cultura oriental
- Pedras
- Cascalhos
- Fonte
- Lanterna de pedra
Como montar um jardim japonês: passa a passo
- Defina o local onde será estruturado seu Jardim Japonês;
- Deixe a vista todos os elementos (plantas, pedras, fonte, lanterna, cascalhos) que irá incluir no projeto do seu Jardim Japonês;
- Posicione todos esses elementos na superfície lisa e visualize o espaço, para ter uma ideia de como o projeto ficará após finalizado;
- Por fim, mão a obra! Afinal, agora você já sabe como irá ficar seu Jardim Japonês.
11. O caminho entre a casa e o quintal pode ficar ainda mais aconchegante com a presença de um Jardim Japonês. Fonte: Pinterest
12. A lanterna de pedra não pode faltar no Jardim Japonês. Fonte: Pinterest13. A ponte de madeira é um elemento muito representativo dentro do Jardim Japonês. Fonte: Pinterest14. A ponte vermelha se destaca por entre a vegetação do Jardim Japonês. Fonte: ConstruindoDecor15. A presença do Buda no Jardim Japonês o convida a prática da meditação. Fonte: Pinterest
16. A Sakura é conhecida como a árvore da felicidade sendo muito utilizada no Jardim Japonês. Fonte: Pinterest17. Fotos de jardim japonês com a presença de água. Fonte: Japão Em Foco18. Água e seus elementos decorativos fazem toda a diferença no Jardim Japonês. Fonte: Pinterest19. Ambientes internos com a presença de Jardim Japonês. Fonte: Pinterest20. Ancinho de madeira usado em Jardim Zen para relaxar. Fonte: Pinterest
21. Aproveite a área externa da casa para incluir um Jardim Japonês. Fonte: Aquiles Nicolas Kilaris22. Arquitetura oriental complementa a decoração desse jardim. Fonte: Pinterest23. Arquitetura peculiar complementa a decoração do Jardim Japonês. Fonte: Gideão Paisagismo24. Fotos de jardim japonês com estruturas de ponte. Fonte: Japão Em Foco25. Atente-se quanto a escolha das espécies de plantas de acordo com o espaço do Jardim Japonês. Fonte: Pinterest
26. Bambus, pedras e uma réplica de templo budista. Fonte Pinterest27. Caminho de pedras transmitem paz aos visitantes. Fonte: Pinterest28. Os japoneses tem uma capacidade natural para interpretar o charme das plantas e flores. Fonte: Japão Em Foco29. Caminho formado por pedra complementa o paisagismo do Jardim Japonês. Fonte: O Meu Jardim30. Cantinho especial com estrutura de Jardim Japonês. Fonte: Pinterest
31. Cascata de bambu e pedras complementam o paisagismo desse jardim. Fonte: Pinterest32. Com lanternas, pedras, bambu e plantas típicas do oriente forme um Jardim Japonês de Inverno. Fonte: Pinterest33. Como montar um Jardim Japonês. Fonte: Arte na Terra Paisagismo34. Crie um ambiente harmonioso e belo, aproveitando a área externa da sua casa ou chácara. Fonte: Pinterest35. Culturas e estilos agregam valor ao Jardim Japonês. Fonte: Pinterest
36. Deck de madeira, almofadas e lanternas compõem a decoração desse jardim. Fonte: Pinterest37. Elementos que fazem toda a diferença nesse jardim. Fonte: Pinterest38. Elemento decorativo formado com mini jardim japonês. Fonte: IG Delas39. Elementos orientais complementam a decoração desse jardim. Fonte: Trip Advisor40. Elementos reunidos que tornam o Jardim Japonês encantador. Fonte: Pinterest
41. Espaços de meditação dentro desse jardim nos convidam a prática da meditação. Fonte: Pinterest42. Fonte de bambu deslumbrante encanta esse jardim. Fonte: Pinterest43. Fonte de Bambu complementa o paisagismo do Jardim Japonês. Fonte: Pinterest44. Aproveite os cantinhos da área externa para criar um Jardim Japonês. Fonte: Pinterest45. Fontes de água formadas com bambu encantam o Jardim Japonês. Fonte: Pinterest
46. Imagem do Buda complementa a decoração desse jardim. Fonte: Westwing47. Invista em alturas e texturas diferenciadas para compor o seu jardim. Fonte: Pinterest48. Invista em pequenos templos na decoração do Jardim Pequeno. Fonte: Pinterest49. Invista em plantas como as magnólias e pitospóros, além das flores de cerejeira, é claro. Fonte: Pinterest50. Invista em um pórtico de madeira na entrada do seu Jardim Japonês. Fonte: Pinterest
51. Mini Jardim Japonês criado nos fundos da casa. Fonte: Pinterest52. Jardim Japonês estruturado abaixo da escada. Fonte: Pinterest53. Jardim Japonês colorido e divertido. Fonte: Pinterest54. Jardim com carpas, afinal os peixes são muito presentes na cultura oriental. Fonte: Pinterest55. Jardim Japonês com lago e ponte. Fonte: Gazeta do Povo
56. Jardim com pedras. Fonte: Tudo Especial57. Jardim criado aos fundos dessa casa. Fonte: Pinterest58. Mini Jardim Japonês estruturado aos fundo da casa. Fonte: Pinterest59. Jardim Japonês estruturado dentro de casa. Fonte: Pinterest60. Jardim Japonês estruturado na varanda de um apartamento. Fonte: Simples Decoração
61. Corredor com elementos orientais complementam a decoração dessa área externa. Fonte: Pinterest62. Jardim Japonês inspirador criado aos fundos dessa residência. Fonte: Pinterest63. Lanterna de pedra para Jardim Japonês. Fonte: Pinterest64. Lanternas são peças essenciais dentro desse jardim. Fonte: Japão Em Foco65. Lanterna de jardim complementa a decoração do Jardim Japonês. Fonte: Pinterest
66. Mini Jardim Japonês feito em vasos. Fonte: Blog da Mimis67. Misture elementos complexos e crie um Jardim Japonês rico e variado. Fonte: Pinterest68. Misture pequenas pedras e bambu e o resultado do seu Jardim Japonês será incrível. Fonte: Pinterest69. O Jardim Japonês é sempre um mistério a ser desvendado. Fonte: Pinterest70. O mini Jardim Japonês proporciona momentos de relaxamento. Fonte: Pinterest
71. Os cinco elementos que compõem esse jardim. Fonte: Japão em Foco72. Paisagismo deslumbrante compõe esse jardim. Fonte: Arquidicas73. Para ter mais relaxamento em casa, que tal fazer um Jardim Japonês. Fonte: Pinterest74. Pedras, cascalho e areia são elementos essenciais presentes nesse jardim. Fonte: Japão Em Foco75. Ponte de madeira e lago com carpas compõem esse jardim. Fonte: Biopet Lagos Ornamentais
76. Ter um Jardim Japonês grande em casa é o sonho de muita gente. Fonte: Pinterest77. Transforme sua varanda em um mini Jardim Japonês. Fonte: Garden Center78. Utilize musgos sobre as pedras para compor seu jardim. Fonte: Pinterest79. Utilize o bambu para separar ambientes dentro do jardim japonês. Fonte: Pinterest80. Versão mini jardim japonês para varanda de apartamento. Fonte: Pinterest
Veja as promoções que separamos para você?
Veja Também:
- Domínio dos Talheres: Como Posicionar e Usar Correta e Elegantemente à Mesa
- 7 Leis Herméticas: Podem Mudar Sua Visão de Mundo
- Como o Trabalho Pode Adoecer
- Como os Empregados Interpretam Crises nas Empresas: Um Olhar a Partir de Estudos Científicos
- O Tédio no Trabalho e Sua Resignificação no Ambiente Corporativo
- Como Empresas e OSCs Podem Implementar ESG