Por Virginia Virginia / papelsemente.com.br
Quem não sonha com um oásis de plantas para tranquilizar a mente em meio à tanto cinza nas cidades? Te contamos tudo sobre as plantas que fazem um jardim vertical dar certo.
A demanda por espaços mais verdes é uma crescente em cidades urbanas. Eles podem ser colocados na varanda de um apartamento ou em um espaço externo, como um muro que cerca o jardim de uma casa. Jardins verticais podem ser complexos de serem montados e mantidos. Por isso, é importante selecionar bem as plantas e planejá-lo com antecedência. Além de garantir que a manutenção seja sustentável, é importante focar em construir um jardim denso e fechado, que se ajuste bem ao ambiente escolhido.
Antes de começar, é preciso analisar as condições do local em que a parede verde será feita. Se a planta fica em locais com sol direto e pleno durante o dia, opte por plantas como Jibóia, flor-canhota, entre outras listadas abaixo. Já se o seu local for de luz solar indireta, internos ou externos, plantas como a samambaia, barba-de-serpete e até mesmo a jibóia – novamente – são as indicadas.
É importante optar por plantas perenes. Ou seja, que tenham uma longa durabilidade. Entre elas, a dica é fazer uma composição entre plantas pendentes, semi-pendentes e que formem um tapete de folhagem – as chamadas prostradas.
Barba-de-serpente
A barba-de-serpente é uma planta versátil, que se adapta a diferentes ambientes. Seja com luz indireta ou direta, é possível colocá-la em jardins verticais para um efeito denso.
Jibóia
A jibóia é uma das plantas mais comuns em jardins verticais. Isso porque, além de se adaptar à diferentes tipos de luzes, tem fácil manutenção e ajuda a preencher o jardim.
Colar-de-pérolas
O nome dela é auto-explicativo, com pendentes que facilmente se assemelham a pequenas pérolas verdinhas. É uma planta que se adapta a temperaturas amenas, mas vai melhor no calor em sol pleno.
Lambari-roxo
Uma planta perfeita para o preenchimento de jardins verticais é o lambari-roxo. Suas folhas decorativas trazem vida e cores a uma parede verde. É excelente para locais de sombra ou meia-sombra.
Aspargo-rabo-de-gato
O aspargo-rabo-de-gato é uma planta que cresce bem em ambientes de meia-sombra e sol. É uma planta muito usada em jardins verticais, por suas folhas bem decorativas.
Foto: Revide Natural
Liríope
A liríope é uma planta perene, muitas vezes utilizadas para a forração de paredes verdes. Ela é uma planta que aprecia mais o sol, mas vai bem em ambientes de meia-sombra.
Véu-de-noiva
A planta véu-de-noiva cresce bem em ambientes internos e é usada para um efeito pendente em jardins verticais. A véu-de-noiva tem folhas finas e delicadas, mas que se aglomeram em abundância. Dá um efeito e tanto à parede!
Antúrio
O antúrio é uma das plantas mais famosas no Brasil. Isso porque, além de super decorativa, se adapta bem à ambientes dentro de casa e de sombra. Vale a pena para um toque de cor nos jardins verticais.
Flor-batom
Mais uma flor pendente para cogitar colocar em seu jardim vertical. Ela gosta de ambientes iluminados, mas ainda protegidos do sol pleno.
Sambambaia
A popular samambaia é um dos ‘musts’ quando se trata de jardins verticais tropicais. Elas dão um efeito super volumoso e cheio de verde para ambientes internos – onde ela prospera bem.
Singônio
O singônio é uma ótima escolha. Isso porque ela é bem resistente, aguenta sol ou sombra e sobe bem nas paredes.
Chifre-de-veado
O chifre-de-veado é uma samambaia com formato diferenciado. Ela é robusta, com a forma que o próprio nome dela já diz. Ela cresce bem em ambientes de meia-sombra com muita umidade.
Hera-inglesa
Uma planta para jardins verticais bem conhecida é a hera-inglesa. Geralmente usada para forrar muros e paredes, ela pode ser a aliada perfeita para conseguir aquele visual preenchido de seu jardim.
Ripsális
A ripsales, ou Cacto Macarrão, se desenvolve em ambientes semi-sombreados. São plantas pendentes delicadas, que podem compor discretamente um jardim vertical.
Vriésia
A Vriésia faz parte da família das bromélias. É outro ‘must’ em paredes verdes, com suas flores coloridas e folhas robustas. Ela se adapta bem em ambientes semi-sombreados.
Veja as promoções que separamos para você?
Veja Também:
- Domínio dos Talheres: Como Posicionar e Usar Correta e Elegantemente à Mesa
- 7 Leis Herméticas: Podem Mudar Sua Visão de Mundo
- Como o Trabalho Pode Adoecer
- Como os Empregados Interpretam Crises nas Empresas: Um Olhar a Partir de Estudos Científicos
- O Tédio no Trabalho e Sua Resignificação no Ambiente Corporativo
- Como Empresas e OSCs Podem Implementar ESG