A Serapias parviflora, conhecida popularmente como orquídea-de-língua-pequena, havia sido vista no país pela última vez em 1989

Por: REDAÇÃO CASA E JARDIM

Serapias parviflora, espécie rara de orquídea popularmente conhecida como orquídea-de-língua-pequena, foi encontrada no jardim do telhado de um banco de investimentos em Londres. Até então, a flor era considerada extinta do Reino Unido, tendo sido vista pela última vez em 1989. Ela cresce até cerca de 30 cm e, normalmente, têm entre três e doze flores. Mark Patterson, responsável pela manutenção do jardim, foi quem descobriu.

A Serapias parviflora, espécie rara de orquídea, conhecida popularmente como orquídea-de-língua-pequena, foi encontrada no jardim do telhado de um banco de investimentos em Londres (Foto: Reprodução | Montagem: Casa e Jardim)
A Serapias parviflora, espécie rara de orquídea, conhecida popularmente como orquídea-de-língua-pequena, foi encontrada no jardim do telhado de um banco de investimentos em Londres (Foto: Reprodução | Montagem: Casa e Jardim)

Como as orquídeas chegaram no local ainda é um mistério, entretanto, Patterson disse ao The Guardian: “As sementes de orquídeas são incrivelmente pequenas e podem viajar grandes distâncias pelo vento. As plantas podem ter se originado no continente e atravessado o Canal da Mancha pelos ventos do sul, que freqüentemente trazem depósitos de poeira do Saara para a capital.”

Um das pequenas orquídeas já flores no jardim de Nomura (Foto: Divulgação / Nomura)
Um das pequenas orquídeas já floresce no jardim de Nomura (Foto: Divulgação / Nomura)

Patterson afirmou que, uma vez que elas tenham chegado ao telhado do Nomura, nome do banco, as sementes teriam formado uma simbiose com um fungo micorrízico, o que permitiu que elas germinassem e crescessem. Ele ainda frisou que, embora isso seja possível, as chances disso acontecer são astronômicas. Outra explicação possível seria que as sementes tivessem sido levadas na própria areia usada para criar o jardim há mais de uma década; a Serapias parviflora pode levar anos para amadurecer e crescer.

Serapias parviflora

Aquecimento global
Nem tudo são flores, literalmente. Alguns botânicos estão preocupados com essas espécies que chegam de climas mais quentes na medida em que a temperatura global continua a subir. Mark Spencer, curador honorário de botânica da Linnean Society of London, disse: “Embora, por um lado, este seja um evento muito interessante, há algo profundamente preocupante: as alterações climáticas”.

Serapias parviflora

O problema em si seria o fato de que se as plantas já estão se readaptando a novos ambientes, significando que as alterações no ecossistema causadas pelo aquecimento global estão mais aceleradas do que gostaríams de imaginar.

Veja as promoções que separamos para você?

Veja Também:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui