Por: Eupontocom
Verão chegando e um suco de frutas bem gelado ajuda muita a refrescar o calor. Mas, Suco de fruta pode ser tão ruim quanto bebidas açucaradas, devido ao seu alto teor de açúcar, o suco de fruta pode ser tão ruim para as pessoas quanto as bebidas açucaradas, como por exemplo as bebidas com gás e refrigerantes.
Os sucos de frutas contêm vitaminas, antioxidantes e minerais, mas não contêm fibras e são cheios de açúcar.
Por exemplo, o suco de laranja contém vitamina C e é uma boa fonte de potássio, folato e vitamina B1, além de conter antioxidantes. No entanto, em comparação com as próprias laranjas, ele é nutricionalmente mais pobre que a fruta.
Veja este exemplo: uma porção de 350 ml de Coca-Cola contém 140 calorias e 40 gramas de açúcar (10 colheres de chá), enquanto que a mesma medida de suco de maçã contém 165 calorias e 39 gramas de açúcar (9,8 colheres de chá).
Outro exemplo é oo suco de laranja: são necessárias entre 3 e 4 laranjas para se fazer um copo de suco. Com isso, consumiremos uma dose excessiva de frutose. O mesmo acontece com outras frutas. O ideal é sempre optarmos por consumir a fruta in natura, pois aumentamos a ingestão de fibras, evitando, também, que os níveis de insulina aumentem.
Segundo Isolda Vasconcelos, nutricionista, pós-graduada em Fitoterápicos e em Obesidade e Emagrecimento pelo Hospital Albert Einstein. “Claro que isso não quer dizer que você não possa nunca tomar um copo de suco. Tente optar por frutas com menor carga glicêmica, como limão, maracujá e frutas vermelhas, e sempre sem açúcar”.
Crianças menores de um ano não devem ingerir suco de frutas
As crianças não devem receber suco de frutas antes de terem um ano de idade ( Bibliomed 08 de junho de 2017)), a menos que seja aconselhado por um médico, de acordo com novas orientações da Academia Americana de Pediatria.
A recomendação anterior aconselhava os pais a esperar para oferecer suco até que uma criança chegasse aos seis meses de idade, mas decidiu fazer a mudança com base em taxas crescentes de obesidade e preocupações sobre cáries dentárias.
Segundo a Academia, recomenda-se a amamentação ou a mamadeira com fórmula nessa faixa etária de menores de um ano, e realmente não há nenhuma necessidade ou papel benéfico para o suco. Essa é a primeira mudança para as recomendações de suco de frutas da academia desde 2001.
As crianças e adolescentes continuam a ser os principais consumidores de sucos e bebidas à base de sucos nos EUA. O problema é que os pais furarão uma garrafa ou colocarão uma mamadeira na boca da criança, e poderão deixá-la lá por um longo período. Isso não é bom do ponto de vista da ingestão de calorias, e certamente que não é bom para os dentes. O que acontece é que o garoto se acostuma com todo o açúcar e não bebe água.
*Isolda Vasconcelos é nutricionista, pós-graduada em Fitoterápicos e em Obesidade e Emagrecimento pelo Hospital Albert Einstein.
Fonte: Academia Americana de Pediatria
Copyright © 2017 Bibliomed, Inc.
Veja as promoções que separamos para você?
Promoção especial somente para hoje
Veja também:
- Domínio dos Talheres: Como Posicionar e Usar Correta e Elegantemente à Mesa
- 7 Leis Herméticas: Podem Mudar Sua Visão de Mundo
- Como o Trabalho Pode Adoecer
- Como os Empregados Interpretam Crises nas Empresas: Um Olhar a Partir de Estudos Científicos
- O Tédio no Trabalho e Sua Resignificação no Ambiente Corporativo
- Como Empresas e OSCs Podem Implementar ESG