Por: Redação Eupontocom

Ikebana é a arte de montar arranjos de flores, com base em regras e simbolismo preestabelecidos. Ikebana é um termo em japonês que significa flores vivas.

Ikebana, beleza e boas energias - Outros Olhares Blog

O que é Ikebana:

Ikebana, ou kado, geralmente são arranjos florais para serem utilizados como oferta religiosa, para decorar altares, e são montados com flores, folhas, galhos, frutos e plantas secas.

O ikebana teve origem na Índia, onde os religiosos faziam grandes decorações para o altar de Buda, porém foram os japoneses que tornaram a prática conhecida, e estenderam-na até o Ocidente. O ikebana é sempre composto por todos os tipos de plantas, como caules, folhas, flores, ramos, e segundo os japoneses simbolizam o céu, a terra e a humanidade.

Arranjo de flores em ikebana por Emiko Ide – fonte TV Aparecida (YouTube)

O significado principal é de ser uma oferenda, um ato para agradar religiões, mas também é praticado por pessoas de origem nobre. Existem diversos estilos de ikebana, o Brasil possui até uma Associação, onde os praticantes possuem toda uma tradição espiritual, uma concentração para aproveitar e apreciar a natureza.

Os estilos de ikebana são: Ikenobo, que é o mais antigo, e são arranjos com devoção aos deuses, e são decorados com galhos; Sogetsu, que é um dos estilos mais novos, sendo que até mesmo a Rainha Elizabeth II e a Princesa Diana frequentaram escolas para aprender essa técnica; o estilo Ohara, que é uma montagem de galhos e flores quase que empilhados; e o estilo Sanguetsu, que abordaremos em seguida.

Ikebana Ikenobo

Ikebana é um dos aspectos representativos da cultura tradicional japonesa, e ikebana começou com Ikenobo.
Diz-se que o Templo Rokkakudo foi fundado pelo príncipe Shotoku há cerca de 1400 anos. Os sacerdotes que faziam oferendas de flores no altar budista deste templo viviam perto de uma lagoa (a palavra japonesa “ike”), em uma pequena cabana (chamada “bo”). Por esta razão, as pessoas começaram a chamar os sacerdotes pelo nome de “Ikenobo”. Em 1462, o nome Senkei Ikenobo apareceu pela primeira vez nos registros históricos como “mestre dos arranjos florais”. Senno Ikenobo, que era ativo no final do período Muromachi (meados do século XVI), estabeleceu a filosofia de ikebana, completando uma compilação de ensinamentos de Ikenobo chamada “Senno Kuden”.

Yamada Midori Ikebana Ikenobo Demonstration (full, japanese) – Fonte Canal: Ikebana Ikenobo Eastern Europe Chapter – YouTube

Senno Ikenobo ensinou: “Não apenas flores bonitas, mas também botões e flores murchas têm vida, e cada uma tem sua própria beleza. Ao arranjar flores com reverência, a pessoa se refina.”
Arranjar flores e encontrar beleza nas flores – estão ligados a um coração que valoriza a natureza e se preocupa com as outras pessoas. Este é o espírito de Ikenobo Ikebana.

Ikebana Ikenobo | Ikebana flower arrangement, Ikebana arrangements, Ikebana
Ikebana ikenobo shoka futakabu by Lusy Wahyudi. Indonesia | Ikebana flower  arrangement, Ikebana, Modern flower arrangements

Ikebana Ohara

Ohara Unshin (小原雲心) (1861–1916) iniciou sua própria escola Ikebana em 1895, quando o Japão abriu sua economia para o Ocidente e começou a importar flores européias. A data oficial de fundação foi em 1912. [1] Para essa forma de arte, desenvolveu vasos rasos, circulares, de cerâmica, que ficaram conhecidos como estilo moribana

Ohara School of Ikebana “KEISHA KEI” (THE SLANTING STYLE) – Canal:
HANADOJO (YouTube)
Bunjin com rosa, evocando cena de lótus
Bunjin com rosa, evocando cena de lótus (fonte Wikipedia)
Moribana using yellow roses
Moribana usando rosas amarelas (fonte Wikipedia)
Rinpa using yellow and white chrysanthemums
Rinpa usando crisântemos amarelos e brancos (fonte Wikipedia)

Ikebana Sanguetsu

Sanguetsu é o nome inspirado na Casa de Chá (Sanguetsu-An) construída por Mokiti Okada, em Hakone (Japão). O termo Sanguetsu é composto por san (“montanha”) e guetsu (“lua”), e nos remete à imagem da Lua que se ergue atrás das montanhas.

Ikebana Sanguetsu é um estilo de ikebana criado por Mokiti Okada, que tem como noção básica o respeito pela natureza. Este estilo de ikebana se distingue dos outros porque tem como princípio a não modificação dos materiais usados (folhas, flores, galhos), tentando criar um arranjo mais natural e equilibrado possível. Existem cursos e uma academia de ikebana Sanguetsu, que tem como objetivo incutir o respeito pela natureza, o que torna a vida do aprendiz mais alegre e harmoniosa.

Erisson Thompson ensina como fazer uma bela ikebana – Canal: Jovem Pan News (YouTube)

O estilo se propõe a respeitar e a valorizar a Grande Natureza, e possui, como princípios básicos, a Verdade, o Bem e o Belo. O objetivo é contribuir para a construção de um mundo melhor e formar pessoas de pensamentos e sentimentos bons.

O Sanguetsu foi instituído em 15 de junho 1972, pela filha de Mokiti Okada, Itsuki Okada, em Hakone, tendo como base as vivificações florais preparadas por Mokiti Okada e seus ensaios filosóficos sobre Arte e outros temas relacionados ao ser humano.

...
 o objetivo é propagar a essência da flor, que é simples, profunda, pura e eterna. Assim sendo, será possível promover o sentimento humano para que o universo de paz, segurança, prosperidade e realizações se concretize.
Galeria Municipal recebe mostra de Ikebana Sanguetsu - Prefeitura Municipal  de Bauru
Mostra de Ikebana Sanguetsu
Local: Galeria Municipal Angelina W. Messenberg

Veja as promoções que separamos para você?

Promoção especial somente para hoje

Veja também:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui