Por Rebeca Beatriz, G1 AM

A indígena Ira Maragua, de 21 anos, é sucesso nas redes sociais compartilhando costumes e tradições indígenas para mais de 14 mil seguidores.

Natural de São Gabriel da Cachoeira, município distante 852 quilômetros de Manaus, Ira se mudou para a capital há três anos em busca de novas oportunidades e concilia a atividade de influencer com os estudos de Enfermagem. Atualmente, ela vive na comunidade Parque das Tribos, localizada no bairro Tarumã, na Zona Oeste de Manaus, que reúne outras 300 famílias de 37 etnias.

Ira ensina a fazer cosméticos e produtos de beleza com frutos amazônicos. — Foto: Rebeca Beatriz G1 AM
Ira ensina a fazer cosméticos e produtos de beleza com frutos amazônicos. — Foto: Rebeca Beatriz G1 AM

Usando a tecnologia como aliada, a indígena da etnia baré mostra curiosidades sobre a vida na aldeia, além de ensinar técnicas de maquiagem com frutos típicos, como açaí e jenipapo.

PAPEL DE INFLUENCIADORES DIGITAIS CONTRIBUI PARA VENDAS NO COMÉRCIO DO AM EM MEIO À PANDEMIA
'Quero mostrar o que a natureza tem de bom', diz ela. — Foto: Rebeca Beatriz/G1 AM
‘Quero mostrar o que a natureza tem de bom’, diz ela. — Foto: Rebeca Beatriz/G1 AM

Outro talento da influenciadora digital é a confecção de artesanato utilizando materiais da natureza, como o caroço de Tucumã. Roupas feitas com grafismo indígena também são sucesso entre os internautas.

Roupas com grafismo indígena fazem sucesso entre internautas. — Foto: Arquivo Pessoal
Roupas com grafismo indígena fazem sucesso entre internautas. — Foto: Arquivo Pessoal

“Meu conteúdo é relacionado à cultura indígena e amazônica. É encantador ver as pessoas de fora apaixonadas pelos nossos costumes. As pessoas gostam de ver, de conhecer. E isso é realmente incrível”, comentou.

A jovem explica que ser influenciadora digital vai além de postar uma foto para alcançar curtidas. Segundo ela, há todo um trabalho de produção por trás de tudo que é postado. A influenciadora pensa em conteúdos, escreve, cria roteiros, grava vídeos, edita, entre outras coisas.

“Confesso que não é fácil. Quero mostrar aos seguidores o que a natureza tem de bom. A mulher indígena, negra, parda, toda mulher é empoderada. Eu estou aqui para mostrar esse poder, mostrar a minha cultura. Levar a minha tradição para o mundo ver. E assim continuar a luta”, disse.

Comunidade Parque das Tribos, em Manaus. — Foto: Rebeca Beatriz/G1 AM
Comunidade Parque das Tribos, em Manaus. — Foto: Rebeca Beatriz/G1 AM

Todos os dias tem postagens novas nas redes sociais de Ira Maragua. É com o celular na mão e o brilho nos olhos, que a índia baré vai deixando sua marca e divulgando cada vez mais a cultura dos povos indígenas.

Todos os dias, Ira posta sobre costumes e tradições indígenas. — Foto: Reprodução Internet
Veja também

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui