Por Metrópoles
De acordo com uma atualização feita na tarde desta quarta-feira (16/12) no site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Pfizer protocolou a primeira parte dos resultados da fase 3 do estudo clínico junto ao órgão.
A ação faz parte do processo de submissão continuada, quando a empresa entrega para a Anvisa resultados conforme for fechando as informações. O objetivo é acelerar o processo de análise, já que o trâmite tradicional obriga as farmacêuticas a montarem um dossiê com todas as informações e submetê-las de uma só vez ao órgão. Desta maneira, os técnicos começam a avaliação assim que recebem os documentos.
A Pfizer é a segunda empresa produtora da vacina contra a Covid-19 a entregar os resultados parciais da última fase do estudo clínico. A AstraZeneca protocolou o pacote de informações em 4 de dezembro. As outras duas farmacêuticas que estão participando do processo continuado são a Janssen e Sinovac/Butantan, mas nenhuma das duas apresentou os documentos até o momento.
A empresa americana Pfizer já solicitou o certificado de boas práticas de fabricação, que está em análise, assim como o pedido das outras três empresas. A inspeção feita pela Anvisa nas fábricas da AstraZeneca e Sinovac na China fazem parte deste processo.
Uma vez que todos os documentos e resultados de testes estivem entregues, é possível pedir o registro definitivo da vacina. A Anvisa tem até 60 dias para analisar o pedido. Segundo o plano de imunização do Ministério da Saúde, a vacinação começará cinco dias após o aval da agência.
A tabela no site da Anvisa também confirma que nenhuma farmacêutica entrou com pedido de uso emergencial da vacina até o momento.
O natal está chagando e essa é uma de nossas dicas para você ! – Felicidade: Modos de usar eBook Kindle – por Mario Sergio Cortella (Autor), Leandro Karnal (Autor), Luiz Felipe Pondé (Autor) Formato: eBook Kindle – R$22,90. Clique na imagem para saber detalhes deste excelente produto !
“Participamos do Programa de Associados da Amazon, um serviço de intermediação entre a Amazon e os clientes, que remunera a inclusão de links para o site da Amazon e os sites afiliados.”