Por Revista Fórum
O plano de vacinação do Ministério da Saúde entregue ao Supremo Tribunal Federal (STF) no sábado (12) excluiu mais da metade dos indígenas do país ao definir os grupos prioritários a receberam a vacina contra a Covid-19.
Segundo informações de Rubens Valente, no UOL, o governo informou que 410.348 indígenas fariam parte do grupo prioritário. Contudo, o último censo realizado pelo IBGE, em 2010, já havia apontado 896.917 indígenas vivendo no país. Hoje, o número deve ser ainda maior.
O documento do governo afirma que os 410 mil se referem a “indígenas com 18 anos ou mais atendidos pelo Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (Siasi/Sesai)” em 27 de novembro de 2020.
A Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) tem definido como indígenas apenas aqueles que vivem em terras demarcadas, excluindo os que estão nas cidades.
A definição adotada pela Sesai também contribui com uma subnotificação dos casos de Covid-19 entre indígenas. Enquanto o governo diz que ocorreram até agora 499 óbitos e 35 mil casos de Covid-19, a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) já somou 892 óbitos e 41,6 mil casos da doença.
O natal está chagando e essa é uma de nossas dicas para você ! – Calvin Klein Eternity Masculino Eau De Toilette 100Ml,
por Coty R$199.96. Clique na imagem para saber detalhes deste excelente produto !
Veja também:
- Como o Trabalho Pode Adoecer
- A Saída da Agricultura e o Desafio do Bem-Estar dos Agricultores
- A importância da interação entre características individuais e seu trabalho
- Ambientes de trabalho
- Estresse e esgotamento afetam a produtividade agrícola
- Bem-estar no trabalho: Mais do que apenas estresse e tensão