Por: musculacao.net

Joe Weider teve uma influência inegável no mundo do culturismo, tendo sido responsável pela criação da competição Mr. Olympia, e das revistas Muscle & Fitness, M&F Hers e FLEX.

Para além disso, também reuniu um conjunto de filosofias e métodos de treino, resumidos nos seus princípios de treino Weider, os quais incluem o princípio da retro-gravidade.

A retro-gravidade, atualmente mais conhecida por treino excêntrico, refere-se a “resistir” à descida do peso, ou seja, “lutar” contra a gravidade, usando uma carga mais elevada do que tipicamente usaria num determinado esquema de séries e repetições.

Esta técnica de treino permite aplicar tensão adicional ao músculo e poderá ser útil em fases em que pretende potenciar ganhos de força.

A literatura científica existente sugere que  o treino excêntrico promove a hipertrofia preferencial das fibras musculares do tipo II e parece promover maiores ganhos de força, potência e velocidade.

Note que, devido à dureza e elevada intensidade que o envolve, este princípio de treino tende a provocar intensas dores de aparição tardia, que poderão ser especialmente intensas e prolongar-se durante vários dias.

Como funciona:

Digamos que consegue completar 10 repetições máximas com 100 kg no exercício supino. Para aplicar o princípio da retro-gravidade, carregue a barra com 110 kg e peça a um companheiro de treino para o ajudar a levantar o peso de modo a completar 10 repetições, mas desça o peso ou execute a fase concêntrica sem ajuda.

Fontes:

  1. Douglas J, Pearson S, Ross A, McGuigan M. Chronic Adaptations to Eccentric Training: A Systematic Review. Sports Med. 2017 May;47(5):917-941. doi: 10.1007/s40279-016-0628-4. PMID: 27647157.
  2. Hody S, Croisier JL, Bury T, Rogister B, Leprince P. Eccentric Muscle Contractions: Risks and Benefits. Front Physiol. 2019;10:536. Published 2019 May 3. doi:10.3389/fphys.2019.00536

Veja as promoções que separamos para você?

Veja Também:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui