Por: Thaila Ribeiro do Nascimento
O local onde trabalho (laboratório de exames), é um local em que é preciso ter muito amor ao próximo para se trabalhar lá, ainda mais por ser um local onde as pessoas procuram por precisão. É um ambiente em que a empatia é fundamental pois a partir dali a vida pode começar para alguns e a batalha começa para outros. Trabalhar em um laboratório me trouxe grandes aprendizados, como a importância da confidencialidade e discrição dos dados que nos são disponibilizados, lá são realizados exames que muitas das vezes são muito desejados, como por exemplo um exame de gravidez, mas também pode ser o local onde foi diagnosticado um câncer terminal.
Como milhares de empresas, a empresa na qual trabalho também teve que enfrentar uma das maiores crises dos últimos tempos com a pandemia que se iniciou, muitas mudanças tiveram que ser feitas para que a empresa conseguisse se manter no mercado e enfrentar esse caos da melhor maneira possível. As medidas que antes não tinham que foram tomadas em frente a essa situação foi:
- De início foi um dos primeiros laboratórios a começar a realizar exames para detecção de covid 19.
- Foram criados Drive thru para a realização de exames de covid a fim de minimizarem a proliferação do vírus, pois dessa forma as pessoas não se aglomerariam nas unidades já que esse exame é realizado dentro do carro.
- Foram instalados equipamentos para a medição da temperatura dos funcionários e pacientes na matriz do Sabin.
- Foram inseridos também diversos equipamentos com álcool gel em todas as unidades.
- Foram disponibilizados EPI’s para os funcionários.
- Foram inseridas placas transparentes a fim de minimizar o contato dos atendentes com os pacientes.
- Deixaram de ser servidos os Coffee Break para os pacientes de forma a minimizar a proliferação do vírus ja que os pacientes teriam que tirar as máscaras para comer.
- Foram escolhidas unidades específicas para a realização dos exames de covid, a fim de não misturarem aqueles pacientes com suspeita e sintomas com aqueles pacientes que só estavam ali para a realização de exames de rotina.
- Uma das medidas drásticas que foram tomadas foi a de reduzir o número de funcionários, pois dessa forma muitas pessoas foram mandadas embora. Mas alguns meses depois grande parte desses funcionários foram chamados novamente.
Além dessas medidas muitas outras medidas não tão perceptíveis também foram tomadas no laboratório, como por exemplo as tratativas com os convênios que ficaram de certa forma mais flexíveis, porém pode-se perceber o quão é importante essa rápida percepção de mudanças para que seja feita a adaptação de forma mais rápida e melhor possível a fim de serem minimizados os impactos nas organizações.
- Thaila Ribeiro fala sobre sua vivência no laboratório de exames
- Tatiane Magalhães fala sobre Megatendências
- Gabriel Sampaio fala sobre desigualdade social
- Maria Vilany fala sobre sua trajetória empreendedora
- Letícia Romênia fala sobre Controle Financeiro
- Jaisson Veras fala sobre o Programa Criança Feliz