Por: Hugo Ribeiro F. de Araújo

O que começou com uma brincadeira de crianças pelo mundo ou somente a vontade de colocar vídeos de aniversários e festas familiares na internet, hoje se torna um dos maiores produtos de entretenimento, informação e de criação de novos ‘’ídolos’’. A produção de conteúdo digital e a influência que as novas estrelas que esse mercado cria, tem movimentado um mercado que movimenta milhões de pessoas e milhões de dólares pelo mundo a fora.

Um simples vídeo de um lindo gatinho fofo, ou mega produções de emissoras gigantes de tv, hoje se rendem as plataformas de vídeo online. Pessoas gastam tempo e dinheiro, acompanhando seus coachs, suas ‘’blogueirinhas de moda’’, seus chefes favoritos, esportistas famosos, professores e até mesmo bandas e estrelas asiáticas que há algumas décadas atrás jamais poderíamos imaginar ter acesso.

Esse novo universo de produção faz que qualquer um com uma simples câmera possa promover seu conteúdo para o mundo inteiro, alcançando sem nem imaginar milhões de pessoas pelo mundo a fora.

A produção de conteúdo digital se tornou um mercado com infinitas possibilidades. Onde, o que, era apenas mais um lugar para publicar seus trabalhos, se tornou a principal fonte de informação que a população mundial procura. Com um smartphone as pessoas têm acesso a vídeos, fotos, textos, chats, fóruns que qualquer tipo de assunto, tema ou teoria, proporcionando a maior, e nunca antes, imaginada forma de divulgação de trabalhos e autores.

Com o advento das redes sociais, mais pessoas se sentem chamadas a produzir conteúdo, o que antes elas se quer imaginavam que poderiam fazer, cantores amadores e profissionais, comediantes, cientistas e até mesmo ‘’vovós’’ fazendo suas receitas de família, tudo isso virou consumível na internet.

 Assim movimentando tanto público, a produção desses mais diversos conteúdos se tornaram extremamente atrativos para marcas, para poder desenvolver publicidade e campanhas de marketing de uma nova forma, sendo mais direcionada e com retorno mais fácil de medir do que as propagandas de tv, radio e impressa, sendo mais barata também.

Sugiram também novas profissões e outras se adaptaram a esse setor. Influencers, streamers, vloggers, bloggers, youtubers e etc. As mais diversas novas formas de se criar conteúdo e gerar mobilização de pessoas e os viewers que são as pessoas que vão consumir esses novos conteúdos, de editores de vídeo que podem ser desde renomados artistas de cinema a até crianças que aprenderam sozinhas a editar vídeos com vídeos de pessoas ensinando na internet. Várias outras profissões se adaptaram a esse novo mercado, jornalistas, artistas, desenvolvedores e hoje praticamente todas as empresas usam lives para reuniões e de uma forma nova, não como antes em simples vídeo conferências.

Artistas consagrados conseguem mobilizar milhões de pessoas numa simples ‘’LIVE’’ em suas páginas de Instagram somente para mostrar o que vão comer no almoço ou como se exercitam, jovens sentam na frente de seus vídeo games e arrecadam muito dinheiro apenas jogando e se comunicando com seu público.

Hoje esse mercado ainda é um terreno fértil, onde todos os dias algo novo aparece, e hoje no cenário pandêmico onde nos encontramos, a sociedade abraçou essa nova tendência, e se integrou cada vez mais nas plataformas de conteúdo digital, tanto para trabalho, estudos, entretenimento e até mesmo para coisas cotidianas como falar com amigos e simular bares e reuniões familiares. Grandes shows ocorreram, batendo todos os recordes possíveis de audiência e muitos desses foram gravados da sala de estar das casas dos artistas.

Produzir conteúdo digital é algo que hoje, ainda não tem um jeito certo ou uma fórmula para o sucesso. Mas que qualquer um pode criar qualquer isso pode, textos, áudios, vídeos e etc, produzir series, dar aulas das mais diversas, vender qualquer coisa que se imaginar, tudo isso sem sair da frente de seu computador ou celular, basta somente produzir que alguém em algum lugar vai consumir. Todo dia pode aparecer novos Whinderson Nunes (youtuber nordestino que falava do seu cotidiano de maneira bem humorada e hoje é um dos maiores youtuber do mundo, e é humorista muito bem sucedido no cenário nacional, produtor de cinema, produtor musical) ou Felipe Neto (youtuber que ficou famoso por fazer vídeos achando tudo ruim também de maneira humorada e hoje se tornou empresário, produtor de cinema, e classificado por revistas internacionais uma das pessoas mais influentes do mundo, por suas posições politicas e ativismo nas causas sociais no Brasil), em qualquer lugar da rede novos influenciadores ou produtores de conteúdo podem aparecer, basta querer e fazer.

Então a próxima vez que você for se distrair vendo um vídeo no seu celular, por mais simples que seja, saiba que esse é o futuro, e esse futuro está sendo construído agora e você faz parte desse futuro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui