Por: Francisco das Chagas Mendes da Costa
Este tema está relacionado com a segurança tanto do ciclista como do motociclista, pois a cada ano morrem mais de um milhão de pessoas em acidentes de trânsito, e cerca de ¼ (um quarto) desse percentual são mortes de ciclistas e motociclistas.
Alguns cuidados devem ser tomados antes de sair com sua bicicleta ou moto, como se certificar, se está tudo em perfeito estado com o veículo que será utilizado. No caso de as bicicletas revisar se os faróis estão funcionando normalmente, verificar os freios, se estão funcionando sem nenhum problema, utilizar capacete, luvas, óculos, roupas claras ou colete refletivo pois isso possibilita uma maior visibilidade aos motoristas.
Alguns equipamentos são essenciais para a bicicleta, como conter retrovisores, sinalização noturna dianteira e traseira, sinalização lateral e nos pedais, campainha ou buzina. Deve-se observa que em alguma via é proibido o trafego de ciclistas.
Evitar fazer manobras radicais quando estiver conduzindo uma bicicleta ou uma moto pois isso pode provocar acidentes fatais. Sempre observe como está o movimento na via, controle sua velocidade, tome cuidado com os pedestres, pois são os usuários mais vulneráveis.
Utilizar a bicicleta como um meio de transporte está se tornando cada vez mais comum no dia a dia das pessoas, ela é uma boa opção para fugir dos grandes congestionamentos que há nas cidades, além de ser uma opção ambientalmente responsável, proporciona uma melhora no condicionamento físico de seus usuários. Conheça o código de trânsito da sua região.
Para a segurança no trânsito o ciclista deve trafegar sempre na mesma mão que os carros, claro se não tiver ciclo via, o tráfego deve ser sempre pelo lado direito da via, quando o ciclista for fazer uma manobra deve sinalizar com o braço informando para que lado irá, os motoristas e ciclistas devem manter uma distância de no mínimo um metro e meio um do outro. Nunca se deve pegar carona na traseira de veículos, pois se acontecer de o motorista freia isso pode causar um acidente. Contribua para que todos possam conviver em um ambiente seguro, seja consciente respeite e seja respeitado.
- Thaila Ribeiro fala sobre sua vivência no laboratório de exames
- Tatiane Magalhães fala sobre Megatendências
- Gabriel Sampaio fala sobre desigualdade social
- Maria Vilany fala sobre sua trajetória empreendedora
- Letícia Romênia fala sobre Controle Financeiro
- Jaisson Veras fala sobre o Programa Criança Feliz