Por Thamara Brito de Sousa
Atualmente, a sociedade precisou passar por rápidas mudanças e adaptações devido a nova pandemia, o covid-19 que se alastrou rapidamente. Dentro deste novo cenário as empresas e seus colaboradores precisaram se reinventar e buscar novos meios para prosseguir com o funcionamento da corporação.
O novo desafio consequentemente trouxe adversidades, tanto para empresários, quanto para funcionários, visando a saúde e a segurança de ambos, algumas empresas revelaram como tem mantido o funcionamento e seus colaboradores.
A Natura tem oferecido aos funcionários o trabalho remoto para todos os colaboradores que possam exercer suas funções dessa forma — e, para isso, providenciou notebooks para aqueles que utilizavam desktops no escritório.
Profissionais cujas funções exigem o trabalho presencial, mas que pertencem a grupos de risco receberam licença remunerada. A empresa também assumiu o compromisso de não adotar nenhum programa de demissões nos próximos 60 dias.
Já a Cielo, adotou home office para todos os colaboradores dos setores administrativo e comercial e fechou as lojas de São Paulo e Rio de Janeiro para proteger a saúde dos funcionários.
Porém, diversas pesquisas tem apontado o trabalho remoto como causador de problemas e insatisfações em colaboradores, o desenvolvimento de isolamento social, distração por conta de assuntos pessoais e do ambiente familiar, a diminuição do networking, insegurança laboral e incerteza com corte de gastos, problemas de conexão e fuso horário diferente da equipe foram apontados como problemas por trabalhadores que precisaram adotar o método.
Não são difíceis de serem encontrados os casos, em que a produtividade cai quando colaboradores precisam trabalhar fora da sede da empresa. Infelizmente, isso ocorre, pois a maioria das pessoas têm dificuldade em administrar o seu tempo e atenção.
Algumas empresas também adotaram o sistema Downsizing e reengenharia, o foco na redução de custos tem sido um dos maiores objetivos do mercado atual, mas com esse método os funcionários podem experimentar percepções de incerteza, o que leva a um medo de ser demitido e afeta o seu desempenho.
Na verdade, a redução do desempenho pode causar o enfraquecimento da eficiência e eficácia organizacional, que podem ter um impacto financeiro.
O cenário é de ameaça ao emprego de mais de 1 bilhão de trabalhadores em todo o mundo, de acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT). Em contrapartida, a demanda por serviços de entretenimento online, delivery e internet, aumentou, com a maioria das pessoas evitando qualquer deslocamento. Se o prejuízo econômico é esperado, o que as empresas têm feito ao redor do planeta é estabelecer ações para reduzir as perdas e proteger seus colaboradores.
Para que a corporação consiga se manter é necessário que seus colaboradores se sintam acolhidos e que haja um investimento em treinamento.
Tanto grandes quanto pequenas organizações utilizam ferramentas online para se comunicar em tempos de trabalho remoto. Zoom, Skype, Google Hangouts e o próprio WhatsApp facilitam essa comunicação, permitindo a troca de mensagens em tempo real. Se precisar de ajuda para organizar as demandas diárias, vale a pena utilizar plataformas como a Trello e Basecamp, mas cuidado para não aderir a diversas ferramentas. Lembre-se de que os funcionários terão de aprender a usar cada uma delas, portanto, a palavra-chave é simplicidade.
Nesse contexto, mantenha, ainda, seu planejamento funcionando, com metas e ações a serem cumpridas diariamente. Isso ajuda a equipe a não se perder com as entregas e dispensa a necessidade de cobranças constantes.
Confira algumas dicas em que podem ajudar os empregadores e empregados a manterem suas relações em meio a toda a mudança:
- Procure demandas essenciais que possibilitem não só a execução de atividades, mas promovam eficiência e proteção emocional neste cenário que envolve tantas preocupações.
- Se antes as companhias já tinham a obrigação de fomentar um ambiente de atuação saudável, essa missão se tornou mais indispensável do que nunca e recursos como equipamentos, atividades de interação, apoio financeiro, médico e psicológico são fundamentais para viabilizá-la.
- As empresas podem utilizar várias ferramentas de comunicação, mas é de responsabilidade dela manter os colaboradores informados sobre a pandemia, mudanças na empresa, adequações e demais situações relacionadas a pandemia.
- Invista em qualificação com aulas remotas e educação a distância.
(*) – Estudante universitária em Administração – UNIEURO e trabalhadora da área de atendimento ao público.
Bibliografia: https://futurodosnegocios.com.br/blog/trabalho-remoto-maiores-beneficios-e-dificuldades; https://www.mundorh.com.br/9-empresas-revelam-suas-acoes-durante-a-pandemia-de-covid-19/; https://fia.com.br/blog/coronavirus/
ARTIGO: PAPEL DA PERCEPÇÃO DO SUPORTE ORGANIZACIONAL NA INSEGURANÇA E DESEMPENHO NO TRABALHO
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