Por|: Mary K. Pratt / www.computerweekly.com/br

O termo habilidades comportamentais (soft skills) se refere aos traços, características e competências pessoais que retratam como um indivíduo se relaciona com os outros e é usado, frequentemente, como sinônimo de habilidades sociais ou interpessoais. 

Soft Skills: What Are They?

A expressão descreve aqueles atributos pessoais que indicam um alto nível de inteligência emocional. Essas habilidades podem incluir empatia, pensamento analítico e etiqueta. As habilidades comportamentais são atributos impossíveis de serem quantificados, mas que desempenham um fator importante nos ambientes corporativos. 

Por que as habilidades comportamentais são importantes? 

Ao contrário das habilidades técnicas, chamadas hard skills, que descrevem as competências de executar tarefas definidas especificamente, as habilidades comportamentais são amplamente aplicáveis ​a todos os cargos e setores. Costuma-se dizer que as hard skills podem garantir uma entrevista, mas são as soft skills que acabam por conseguir – e manter – o emprego, bem como a liderança e a influência sobre outras pessoas. 

Exemplos de soft skills 

Um funcionário com alto nível de inteligência emocional possui boas habilidades de comunicação e interpessoais. Ele pode articular metas claramente e trabalhar em equipe com uma atitude positiva. 

Existem vários exemplos de habilidades comportamentais que os líderes valorizam: 

  • Ambição 
  • Habilidades de autogestão 
  • Gerenciamento de tempo 
  • Confiança 
  • Simpatia e boas maneiras 
  • Entusiasmo e otimismo 
  • Foco 
  • Bom senso 
  • Empatia 
  • Consciência situacional. 

Outra soft skill importante é a adaptabilidade. A capacidade de ser diplomático e respeitoso, mesmo durante desentendimentos, é uma habilidade fundamental. Graças a ela, espera-se que o funcionário mantenha tom e atitude profissionais mesmo quando estiver frustrado. Em 2018, o LinkedIn incluiu liderança, comunicação, colaboração e gerenciamento de tempo como as quatro soft skills mais requisitadas. 

A empresa de tecnologia iCIMS Inc., que desenvolve softwares de recrutamento e outras ferramentas de gestão dos funcionários, analisou seus dados e descobriu que a solução de problemas, adaptabilidade e gerenciamento de tempo são as três principais habilidades que os recrutadores buscam nos candidatos. 

De acordo com as descobertas publicadas pela iCIMS, em 2018, em seu site, candidatos ambiciosos, confiantes, amigáveis, carismáticos, articulados, entusiasmados, determinados, fáceis de lidar, eficientes e focados também são muito procurados. 

Por que as soft skills são importantes? 

Executivos e líderes de negócios estão fazendo das habilidades comportamentais uma prioridade na contratação – elas estão sendo consideradas essenciais para que os funcionários tenham sucesso nas companhias modernas. 

Os projetos corporativos exigem, com frequência, que os funcionários trabalhem em equipe, o que faz com que as habilidades de interação positiva sejam consideradas tão valiosas quanto as tarefas técnicas que devem ser executadas. Como resultado, os líderes empresariais estão valorizando nos funcionários a colaboração, comunicação, habilidades de resolução de problemas e outras capacidades emocionais e cognitivas para trabalhos em equipes multidisciplinares com vários integrantes que estão geograficamente e/ ou culturalmente dispersos. 

Para empresas que possuem um componente de relacionamento/ atendimento ao cliente, soft skills marcantes são uma maneira de garantir um relacionamento cliente-empresa positivo sem a necessidade de um treinamento extenso. 

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Treinamento de soft skills 

Empresas e indivíduos podem eliminar a falta de soft skills por meio de treinamento. As pessoas devem começar pedindo feedbacks à família e aos colegas de confiança, o que pode ajudá-las a identificar as habilidades comportamentais que precisam ser melhoradas.  

Os indivíduos também podem aprimorar suas soft skills por meio de tutoria e aulas, bem como simplesmente observando como os outros interagem com sucesso com seus colegas e lidam com situações interpessoais difíceis. 

Trabalhar com um mentor profissional e ler livros e artigos de autoajuda pode ajudar nesse processo, assim como fazer uso de ferramentas de autoavaliação, como o teste de perfil de personalidade de Myers-Briggs. 

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