Por: Blog do ControleNaNet / Fonte: SEBRAE
Esta matéria serve para todos os profissionais que prestam serviços. Sejam contadores, advogados, médicos, empreiteiros, ou qualquer outra atividade que receba pagamentos decorrentes da prestação de serviços.
Determinar preços não é uma matéria aleatória, do tipo ‘cobro quanto o cliente pode pagar’ ou ‘vou cobrar mais barato para não perder o serviço’. Determinar preços envolve cálculos para que você não tenha prejuízos. A grande dúvida é quanto cobrar? Afinal a ideia de que os serviços não tem custos fixos ou mesmo de que estes custos são baixos está totalmente errada e estipulando um preço incorreto, certamente você terá prejuízo.
Abaixo reproduzimos matéria publicada pelo SEBRAE que pode ser acessada na íntegra através do link no final do artigo.
Custos e preço de venda na prestação de serviços.
Terminologia utilizada na área de Custos:
- Custos Fixos – São todos os gastos que não variam em função dos volumes produzidos;
- Custos Variáveis – São gastos que variam proporcionalmente aos volumes produzidos.
- Custos Diretos – São gastos que podem ser apropriados diretamente ao produto ou ao serviço.
- Custos Indiretos – São gastos que para serem incorporados aos produtos ou aos serviços utilizam um critério de rateio, também são chamados de despesas (por não terem ligação direta com a produção).
O preço de venda ideal é aquela que cobre todos os custos e despesas e ainda sobre o lucro, deve ser competitivo e na medida do possível ser melhor que o da concorrência, deve permitir a manutenção do cliente e a expansão das vendas.
A empresa de serviços não pratica atos do comércio, isto é, não compra nem vende mercadorias, e muito menos pratica operações caracterizadas como industriais. Quando o preço dos serviços inclui o material a ser gasto, mesmo assim, podemos dizer que o prestador de serviço não está vendendo o material, este é, apenas, custo dos serviços prestados.
Para facilitar o entendimento da apuração do preço de venda na prestação de serviços, vamos considerar que a empresa é uma oficina mecânica, e está efetuando um serviço de pintura em uma porta e um pára-lama de um automóvel, e que o serviço será executado em 08 horas.
Passo a passo
1º Passo – Cálculo da Mão de Obra Direta
Vamos considerar que a empresa possui 2 empregados e custo total da folha de pagamento seja de R$ 1.500,00 assim, para calcular o custo da hora do empregado na prestação do serviço vamos aplicar a seguinte fórmula:
Custo da Hora = Valor dos Salários + Encargos Sociais
N.º de empregados x 160 horas
Valor bruto da folha de pagamento com 2 empregados: R$ 1.500,00;
Encargos Sociais (60%): R$ 900,00 (recomendamos consultar o seu Contador a respeito da incidência dos encargos sociais/trabalhistas).
Cálculo:
Custo da Hora = 1.500,00 + 900,00
3 x 160
Custo da Hora = 2.400,00
480
Custo da Hora = R$ 5,00
2ª Passo – Cálculo dos Materiais Diretos
No nosso exemplo é uma lavagem de carro que vai aplicar no serviço 300 litros de água e uma lata de cera, é que os preços desses materiais são de R$ 20,00/litro de R$ 9/unidade e flanela R$ 5,00 respectivamente, assim o custo do material é de:
- Água: R$ 12,00
- Cera: 8,00
- flanela 3,00
- total: R$ 23,00
3ª Passo – Cálculo do Custo Unitário do Serviço
Custo Unitário = custo da mão-de-obra direta + custo do material
Custo Unitário = (R$ 5,00 x 8 horas) + R$ 23,00
Custo Unitário = R$ 63,00
4ª Passo – Custo fixos
No nosso exemplo vamos considerar que a empresa possui um custo fixo médio nos últimos 6 meses de R$ 2.000,00, incluso nesse valor as despesas com aluguel, pró-labore, telefone, água, material de limpeza, depreciação, lanches entre outros. Vamos considerar também que o a receita bruta média dos últimos 6 meses foi de R$ 16.000,00.
Assim, deveremos apurar a relação entre o custo fixo médio e a receita bruta média, utilizando a seguinte fórmula:
CF% = (CFM / RBM) x 100,
onde: CF% = percentual do custo fixo em relação a receita bruta;
CFM = custo fixo médio;
RBM = receita bruta média
Logo temos:
CF% = (R$ 2.000,00 / R$ 16.000,00) x 100
CF% = 12,50%
Conforme apurado, a taxa do custo fixo médio em relação à receita bruta média é de 12,50%, isso, significa que cada mercadoria vendida deverá suportar com 12,50% dos custos fixos, através de suas vendas.
5º Passo – Custo Variáveis de Venda
Os custos variáveis de venda são os descritos no quadro abaixo, totalizando 10,93%.
ISSQN | 5,00% |
PIS | 0,65% |
COFINS | 3,00% |
CONTRIBUIÇÃO SOCIAL | 1,08% |
IRPJ (Lucro Presumido) | 1,20% |
Soma | 10,93% |
Nota: Consulte seu contador a respeito dos tributos incidentes na sua empresa, pois existem várias foram de tributação.
6º Passo – Definição da Margem de Lucro
A Margem de Lucro – ML , é o lucro esperado pelo empresário, após pago todos os custos. Para fixação da margem de lucro a empresa deverá ficar atenta, e verificar além dos seus custos também o preço praticado pelo mercado. No nosso exemplo considerar que a margem lucro é de 15%.
7º Passo – Cálculo da Taxa de Marcação
Agora já temos todos os elementos para calcular o preço de venda da mercadoria, assim, vamos encontra a Taxa de Marcação – TM.
A Taxa de Marcação é o fator que vai definir o preço de venda do serviço, para calcular vamos utilizar a seguinte fórmula:
TM = ______ 100________
100 – (CF% + CVV + ML)
TM = ___ 100_________
100 – (12,50 + 10,93 + 15,00)
TM = ____100______
100 – 38,43
TM = _100_
61,57
TM = 1,62
8º Passo – Cálculo do Preço de Venda
Encontrada a Taxa de Marcação de 1,62, agora vamos calcular o preço de venda das mercadorias aplicando a fórmula: PV = CUT x TM, onde: CUT = custo de unitário do serviço e TM = taxa de marcação.
Assim, temos:
PV = R$ 63 x 1,62 = R$ 102,06
Desta forma, para executar o serviço de pintura na porta e no pára-lama do automóvel o preço é de R$ R$ 102,06
É suma importância conhecer todos os elementos, as ferramentas e as estruturas de custos e preço de venda, notadamente num momento que o mercado é quem estabelece o valor que está disposto a pagar pela aquisição dos serviços. É importante também verificar o regime tributário adotado na empresa para cálculo das alíquotas dos impostos e contribuições, assim, é recomendável consultar o contador da empresa para obter esses dados de forma mais detalhada.
Destacamos que a prioridade máxima na realização da venda é o convencimento de seu cliente, pois é ele quem determinará se realmente o seu preço é justo, por isso, além de calcular o preço de venda de forma correta gerando lucros para empresa, é necessário verificar o preço praticado pelos concorrentes.
Fonte: Sebrae