Por: Marília Filgueira Araujo Gomes

Vantagem competitiva está muito além de funcionários capacitados, ou um bom investimento em infraestrutura, para obter diferenciação entre concorrentes, explorar as competências essenciais pode trazer um resultado bem mais efetivo. Não sendo uma tarefa fácil, pois o mercado globalizado já nos dá a sensação de que todo tipo de estratégia já foi pensado e colocado em pratica. Quando as múltiplas correntes da empresa estão em plena sintonia através de comunicação e tecnologia, como, a área de marketing, produção e capacitação de funcionários, por exemplo, ou até mesmo as competências básicas, que são obrigações mínimas de qualquer empresa. O necessário para a criação de uma estratégia, começando pelo básico bons profissionais capacitados, devem ter um pensamento além de suas fronteiras, ilimitado, diferente, ou uma nova perspectiva das capacidades já exploradas da empresa, nenhuma ideia deve ser ignorada. 

Imagem: Pinterest. Coruja: animal que representa intelectualidade, segurança, equilíbrio dos líderes 

A vantagem competitiva pode ser adquirida na adaptação de competências essenciais? 

Sim, o mercado está em constante mudança, o acesso à informação torna vantagens competitivas suscetíveis ao curto prazo. É necessária uma estratégia a longo prazo, que possa ser adaptável para as competências essenciais. Como, por exemplo, em uma empresa de produtos de limpeza de pele, o ideal seria sempre buscar a melhoria dos produtos junto ao diferencial competitivo que a empresa tem. 

Desenvolver Competências Individuais de colaboradores com potencialidades exploráveis, deve ser compreendido como meio de alcance para melhor desempenho da organização. De acordo com a identificação das competências pessoais e seu nível, alinhadas a necessidade da organização, pode ser definido o processo que reúne aprendizado técnico e comportamental para o desenvolvimento de determinada competência, com processos de análise, acompanhamento e estímulo.  

É importante manter o desenvolvimento continuo, atualizado como um habito na organização, como consequência as metas serão atingidas com mais eficiência, os programas de capacitação se tornarão mais específicos, e os colaboradores mais produtivos. 

Para liderar é preciso possuir habilidades essenciais e necessárias de liderança, e essas habilidades nesse novo cenário serão mais humanas do que imaginamos, competências para assumir o desafio podem ser aprendidas, outras poderão ser presentes nos traços de personalidade e serem potencializadas, assim como na teoria dos traços, onde são perceptíveis os traços inatos de liderança. É necessário um planejamento estratégico para que os cargos de líder e gestor sejam ocupados de acordo com as necessidades da organização alinhadas as competências dos colaboradores. 

O gestor para garantir o alinhamento entre competências individuais e o plano estratégico da organização. A avaliação das competências é essencial para a escolha de melhor alocação do colaborador. Definindo suas atuais competências, identificando pontos a serem fortalecidos e desenvolvidos. Corrigindo os desvios, define-se a alocação ou cargo a ser ocupado pelo colaborador, a fim de alcançar os objetivos. 

Inicialmente para realizar uma seleção efetiva, utilizando a descrição do cargo a ser ocupado, deve-se mapear as competências técnicas e comportamentais, que são os conhecimentos, hábitos e atitudes de um profissional adquiridos ao longo de sua vida profissional ou pessoal. Havendo diversos tipos de mecanismos para avaliação as competências, como, a análise de perfil comportamental, que pode ser feita a partir de métodos como o DISC, que consiste na aplicação de uma série de perguntas que devem ser respondidas institivamente, proporcionando a elaboração de quatro perfis comportamentais, predominantes em todos os indivíduos, a diferenciação é o grau de predominância de uma delas. De acordo com as atuais competências do profissional ele poderá ser adequado ao cargo. 

Bibliografia: 

  •  MELO, M. M., “Gestão empresarial – como definir as competências essenciais de sua organização?” MMMconsultoria, 03 de abril de 2020, disponível em: <https://mmmconsultoria.com.br/gestao-empresarial-como-definir-as-competencias-essenciais-da-sua-organizacao/> 
  • IMPULSE “Desenvolvimento de competências: como aplicar na organização”, Equipe impulse, 19 de fevereiro de 2020, disponível em: < https://impulse.net.br/desenvolvimento-de-competencias-organizacao/> 
  • FERREIRA, J. P., “9 competências essenciais para a liderança na Gestão da Qualidade”, 28 de julho 2020, disponível em: < https://foodsafetybrazil.org/9-competencias-essenciais-para-lideranca-na-gestao-da-qualidade/> 
  • SITEWARE, “O que é avaliação por competência?”, 25 de abril de 2019, disponível em: <https://www.siteware.com.br/blog/gestao-de-equipe/o-que-e-avaliacao-por-competencia/> 
  • “Competências técnicas e comportamentais: como aliá-las?” <https://kenoby.com/blog/competencias-tecnicas-e-comportamentais/> 

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