Por Camila Martins e Caroline Borges, g1 SC e NSC TV

Rúbia Caetani, de 20 anos, conciliou os estudos e vida pessoal para conseguir o segundo lugar geral na lista de aprovados da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Segundo a jovem, natural de Florianópolis e que recebeu o resultado na sexta-feira (18), fazer terapia e focar saúde ajudou no desempenho. Ela irá cursar Medicina na instituição.

“Priorizar a saúde mental e o exercício físico foi fundamental. A gente acha que tem ficar setenta horas’ estudando, mas não é assim. Claro que tem que estudar, mas não dá para esquecer as outras coisas”, disse. Rúbia.

A universidade catarinense é a quarta melhor universidade federal do país, de acordo com o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) em abril de 2021. Considerando-se todas as universidades brasileiras, a UFSC ocupa a quinta colocação.

A jovem fez provas do vestibular pela primeira vez em 2018. Naquele período, estudava em um ritmo intenso e durante vários turnos. Depois da primeira tentativa sem aprovação, ela buscou um equilíbrio maior entre os estudos e as outras tarefas do cotidiano.

“Em 2019 eu fiz cursinho e fiz as provas do vestibular. Em 2020, com a pandemia, eu não estudei tanto, mas fiz o Enem e fui bem. No ano passado eu voltei a focar no vestibular, mas de outro jeito”, disse.

O resultado dos 10 primeiros candidatos foi divulgado na manhã de sexta, durante um evento virtual. Além dos nomes dos melhores colocados na classificação geral, os primeiros colocados entre os estudantes de escolas públicas também foram apresentados.

Segundo Rúbia, ela sabia que estava no grupo de destaque, mas descobriu com surpresa que ficou classificada em segundo lugar.

Matriculas

Neste ano, a UFSC vai exigir o comprovante de vacinação contra a Covid-19 para os candidatos aprovados. O documento com pelo menos uma dose da vacina deve ser apresentado no momento em que os alunos forem até as coordenadorias de curso.

Os alunos que tenham contraindicação médica para tomar a vacina devem mostrar um atestado médico. Sobre os demais alunos da instituição que já estão matrículados, a UFSC informou que normativa ampla sobre um “passaporte vacinal” na instituição está sendo elaborada.

Veja as promoções que separamos para você?

Veja Também:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui