Por: Emanuelle Najjar – www.ceramicaburguina.com.br
A decoração da sala de estar é uma das primeiras preocupações de quem está pensando em mudar o visual da casa. Claro que não é para menos já que a sala quase sempre é o primeiro vislumbre do interior de um lar. Também é um cômodo social, o que coloca o lugar como o primeiro na lista de prioridade da decoração. Ou seja: ela precisa refletir a personalidade de seus moradores e ainda deve ser um lugar confortável e agradável aos olhos.
Quer descobrir algumas dicas criativas para decoração da sala de estar? Então você está no lugar certo porque temos 12 sugestões que podem ajudar muito.
1 . Pinte as paredes
Certo, investir em uma nova cor para as paredes é a primeira coisa que pensamos quando a ideia é mudar a decoração de um cômodo. Nem precisa fazer isso com todas as paredes: dependendo do efeito desejado a nova cor em apenas uma parede já pode ser algo bem eficiente.
Para escolher a nova cor observe os tons já existentes na sala, como cores dos móveis, objetos que estão pendurados nas paredes, o revestimento do chão e o próprio espaço e posição da parede que receberá o novo tom. A menos que você pretenda substituir acessórios e revestimentos, fica mais fácil quando a cor escolhida complementa o que você já tem e pretende continuar usando.
Além disso, é preciso pensar na sensação que deseja despertar nos visitantes e moradores. O costume é que o cômodo seja confortável em todos os sentidos, então os tons mais claros, voltados para o pastel são as mais habituais já que também combinam com tudo e se mostram muito versáteis para a combinação com outros elementos. Porém nada disso impede a escolha de tons mais vibrantes, desde que essa escolha seja planejada.
2 . Invista em Papel de Parede!
Para quem deseja algo mais elaborado que pintura, o papel de parede é uma ótima alternativa para mudar o visual das paredes. Mas claro, também requer planejamento já que é uma mudança relativamente drástica.
A primeira dica é observar o que você já tem no ambiente, verificando se ela combina com quadros, móveis e demais elementos da sala de estar. Afinal a ideia é que o papel de parede esteja ali para complementar uma composição.
Observar a paleta de cores também é algo bem útil a ser pensado, em especial quando uma das principais dicas para manter a harmonia do visual é usar o novo revestimento em apenas uma parede do cômodo, enquanto as outras recebem uma pintura da mesma cor do fundo do papel escolhido.
Parece trabalhoso, não? Mas o resultado é incrível!
3 . Decoração da Sala de Estar com Quadros e Pôsteres
Quadros e pôsteres são soluções mais simples para mudar a decoração da sala de estar sem gastar muito. É uma forma criativa de investir na decoração sem ter que lidar com as complicações de tintas e papéis de parede.
Caso invista em quadros e pôsters, saiba que o melhor é escolher uma parede vazia. Mas caso sua escolha seja por uma que divida o espaço com o sofá, esses quadros deverão estar colocados a altura de 1,60 e pelo menos 25 cm de distância do topo do sofá ou da poltrona. E para tornar a decisão mais simples, meça cada quadro sobre papel kraft, recorte e monte os arranjos com fita crepe até chegar a uma conclusão. É uma boa tática pois evita fazer furos a toa na parede.
4. Já pensou em Espelhos?
Espelhos na parede também são ótimos elementos para decorar, em especial se estivermos falando na decoração da sala de estar pequena, já que a escolha correta tende a ampliar o ambiente, quando colocadas atrás de aparadores, TVs ou mesmo paredes inteiras. Outro bom recurso nesse sentido é usar espelhos em ângulo reto de 90º com o piso e localizadas em uma única parede.
O uso de espelhos também pode ajudar a “diminuir o espaço” o que torna uma boa escolha para a decoração de sala de estar grande, especialmente reduzindo o ângulo de 90º com o piso, ou usando espelhos com divisões.
Quando utilizamos espelhos na decoração, a primeira sensação que temos é de algo contemporâneo, moderno. Dependendo do formato das peças, outras sensações podem ser despertadas. Por exemplo, espelhos quadrados e retangulares são excelentes em ambientes mais sérios, e também são bons para quem deseja delimitar ambientes. Já os redondos e irregulares – especialmente o último – são ótimos para quem deseja quebrar um pouco a seriedade. E claro, é preciso lembrar ainda das molduras!
5. Troque a Capa das almofadas!
Almofadas são elementos menores e fáceis de mover, porém super interessantes na decoração da sala de estar, uma vez que podem adicionar cor e estilo, reforçando ou adicionando temas e contrastes. É ótimo para quem deseja tratar da decoração de uma sala de estar simples.
Disponíveis em várias cores e formatos, as almofadas oferecem diversas possibilidades de uso no ambiente. Servem como forma de acrescentar cores fortes onde predominam os tons neutros, por exemplo. Também podem reforçar sensações, como o uso de capas de crochê ou lã podem evocar um toque mais aconchegante e rústico. Seja como for, a escolha certa das almofadas é capaz de fazer com que um ambiente transmita humor, leveza, modernidade, rusticidade… são várias as opções e todas ao seu alcance.
Claro, vale lembrar algumas dicas importantes: escolha no máximo duas cores que possam combinar com as cores mais usadas no cômodo e evite utilizar muitas nuances. Isso ajuda a manter o foco e também proporciona maior equilíbrio.
6. Decoração da Sala de Estar com Cortinas
Prestar atenção nas cortinas é uma ótima opção para quem deseja uma decoração criativa. Isso porque elas podem ser encontradas em várias cores e estilos. Sua função é parecida com a das almofadas, servindo como elemento-chave para mudanças interessantes na composição do cômodo. Porém ela também requer planejamento, já que são peças maiores e naturalmente chamam a atenção.
Após levar em consideração qual o melhor modelo para sua sala de estar, não se esqueça de pensar na paleta de cores do cômodo na hora de decidir os tons da cortina ou das estampas. É algo que parece pequeno, mas é uma ajuda e tanto para quem quer decorar.
7 . Troque o Tapete
Não parece, mas os tapetes podem ser elementos e tanto para mudar a decoração, em especial se a sua intenção for algo mais descolado e criativo. E assim como as cortinas, os tapetes são elementos de tamanho expressivo e que merecem um certo planejamento em sua escolha.
Para garantir a segurança, em caso de crianças e idosos em casa é preciso que o tapete escolhido tenha no mínimo 70 cm de suas pontas preso abaixo dos móveis. Além disso, é bom que ele seja prático para a limpeza, o que é unir o útil ao agradável caso você tenha crianças ou animais domésticos.
Não se esqueça de observar também as cores do cômodo e assim escolher um tapete que combine com os tons já existentes no cômodo.
8. Bora reformar os móveis?
A ideia de dar uma repaginada nos móveis não precisa ser uma coisa complicada. Pode ser simplesmente a troca do estofamento do sofá ou da poltrona, ou do acréscimo de adesivos ou papel de parede em mesas e escrivaninhas.
É algo fácil e que faz uma diferença tremenda no final, especialmente se algum desses elementos passe a ter cores fortes ou estampas divertidas.
9. Crie seus Próprios Móveis!
Quer ir mais longe? Então apele para o faça-você-mesmo, que fornece alternativas incríveis para deixar a decoração mais criativa. Atualmente as opções mais utilizadas são caixotes, pallets e carretéis, que se transformam em cabeceiras, mesinhas de centro, aparadores e suportes de usos dos mais diversos, desde sofás até para jardins verticais.
Esse tipo de decoração é indicada especialmente para quem gosta de algo mais rústico e também das tendências do shabby chic.
10. Dê atenção à Iluminação
A iluminação de um cômodo é um ponto chave para provocar sensações, em especial o conforto. O bom planejamento desse elemento é um fator importante em todos os cômodos e na decoração da sala de estar, isto não é uma exceção. E nesse caso ainda mais importante por ser um cômodo social e que possui diversas necessidades como conforto visual para conversas, assistir TV, leitura, valorização de itens da decoração, entre outros. Ou seja, a criação de “cenas”:
Para assistir TV, as luminárias com luz indireta e de efeito amarelado são indicadas por proporcionarem sensação de aconchego e conforto. O uso de luz focalizada é indicada para os locais de leitura e lazer. Já os spots são ótimos para destacar objetos de decoração e obras de arte, caso as tenha.
Além disso ainda podemos contar com a aparência dos elementos de iluminação como o caso dos lustres, cúpulas de abajur e luminárias. Então além dos tipos de lâmpadas a serem utilizadas, esses itens são importantes porque são capazes de proporcionar um charme a mais no resultado final.
11. Livros e Aparadores
Presença garantida em prateleiras, estantes e mesas de centro, os livros podem ser utilizados a seu favor para compor o visual da sua sala de estar. Ok, o uso de livros na decoração é um assunto que costuma causar alguma polêmica, principalmente se for feita por alguém que não tem o hábito da leitura, mas se você for um leitor nato não terá problemas com isso.
Um bom começo pode ser alterar a organização, alternando a disposição de livros em horizontal e vertical e ainda incorporando com objetos decorativos como miniaturas, quadros, letras, vasos e pequenas esculturas. Separar obras por combinação de cores ou mesmo por seus temas para combinar melhor com os elementos de decoração também é válido.
Em prateleiras abertas o uso de aparadores de livros em formatos criativos também são ótimos para quem deseja destacar o visual das obras e podem variar desde o clássico até o divertido! Tudo vai depender do seu estilo.
12. Objetos Criativos na Decoração da Sala de Estar
Esse definitivamente é um campo bem variado e são indicados especialmente para quem tem mesa de centro, estantes, prateleiras e nichos na sala de estar. E claro, os objetos de decoração da sala de estar são inúmeros: aparadores de livros, vasos de tamanhos e cores diferentes, miniaturas, letras decorativas, esculturas…
As possibilidades são imensas mas é indicado manter o foco no que diz respeito as cores, temas e também na organização quanto ao espaço disponível. Poucos objetos maiores tendem a ser mais interessantes na decoração do que vários elementos menores já que esses últimos tendem a oferecer uma aparência bagunçada ao local, principalmente em salas pequenas.
Veja as promoções que separamos para você?
Promoção especial somente para hoje
Veja também:
- Domínio dos Talheres: Como Posicionar e Usar Correta e Elegantemente à Mesa
- 7 Leis Herméticas: Podem Mudar Sua Visão de Mundo
- Como o Trabalho Pode Adoecer
- Como os Empregados Interpretam Crises nas Empresas: Um Olhar a Partir de Estudos Científicos
- O Tédio no Trabalho e Sua Resignificação no Ambiente Corporativo
- Como Empresas e OSCs Podem Implementar ESG