Por CNN Travel

Uma antiga necrópole islâmica contendo mais de 4.500 corpos foi descoberta no nordeste da Espanha, com arqueólogos escavando mais de 400 tumbas no local de cinco acres.

As tumbas foram descobertas em um cemitério do século 8 na cidade de Tauste, perto de Zaragoza, em Aragão, disse à CNN Eva Gimenez, uma arqueóloga que atualmente escava a área com a empresa de arqueologia Paleoymás.

Em 711, as forças árabes invadiram e começaram a conquistar a Península Ibérica. Eles permaneceram pelos próximos sete séculos até 1492, quando a área foi totalmente reconquistada pelos reinos cristãos.

A ocupação muçulmana de Tauste foi considerada “incidental e até mesmo inexistente”por fontes tradicionais e escritas, disseram pesquisadores da Universidade do País Basco – mas a associação cultural da região há muito suspeitava que a área fosse o lar de um grande islâmico assentamento por causa de pistas arquitetônicas e restos humanos encontrados na cidade, Miriam Pina Pardos, diretora do Observatório Antropológico da Necrópole Islâmica de Tauste com a associação cultural El Patiaz, disse à CNN.

Escavações anteriores revelaram vários esqueletos no local.
Escavações anteriores revelaram vários esqueletos no local.
El Patiaz Asociacion Cultural

De 711 a 1492, as fronteiras entre o norte cristão e o sul islâmico mudaram constantemente com a mudança da autoridade soberana, de acordo com pesquisadores da Universidade do País Basco.Uma primeira escavação no local em 2010 revelou uma necrópole de cinco acres, espalhada por pelo menos dois níveis, disse Pina Pardos.Estudos de DNA e locais de datação de carbono permanecem na necrópole entre os séculos 8 e 11, de acordo com El Patiaz.

Cerca de 44 esqueletos foram descobertos durante escavações menores nos anos seguintes à escavação inicial, disse Pina Pardos, e este ano, mais de 400 corpos foram encontrados depois que as autoridades locais ordenaram uma extensa escavação na área.“É raro fazer uma escavação e encontrar 400 tumbas. É incrível”, disse ela.Todos os esqueletos foram enterrados de acordo com os costumes islâmicos, posicionados à direita e voltados para o sudeste em direção a Meca, acrescentou Pina Pardos.

Especialistas dizem que os restos mortais foram enterrados de acordo com os costumes islâmicos.
Especialistas dizem que os restos mortais foram enterrados de acordo com os costumes islâmicos.
El Patiaz Asociacion Cultural

Os especialistas acreditam que a descoberta desafiará as suposições anteriores sobre os assentamentos muçulmanos na área.”Podemos ver que a cultura muçulmana e a presença islâmica nesta área são mais importantes do que pensávamos”, disse Gimenez.“Podemos ver que havia uma grande população muçulmana aqui em Tauste desde o início da presença de muçulmanos na Espanha”, acrescentou. “É muito importante – os 400 túmulos muçulmanos mostram que as pessoas viveram aqui durante séculos”, disse ela.Os restos serão catalogados, armazenados para pesquisas e estudos, disse Pina Pardos.

Veja também:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui