MESMO COM POUCO RECURSO A CAMPANHA DE JOTA JOTA DO RONDA DA NOTÍCIA É A QUE MAIS CRESCE EM SERGIPE
Por: Redação
O Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), mais conhecido como Fundo Eleitoral ou Fundão, é um fundo público destinado ao financiamento de campanhas eleitorais de candidatos políticos estabelecido pela lei nº 13.487, de 6 de outubro de 2017, considerada uma minirreforma eleitoral. Com a proibição de doações de pessoas jurídicas estabelecida por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de 2015, o Fundo Eleitoral tornou-se uma das principais fontes de receita para a realização das campanhas eleitorais.
Mais candidatos e recursos para as campanhas, até aí tudo bem! Não fosse a forma com que esses recursos são distribuídos, pois nem os valores, nem as datas em que são distribuídos esses recursos, são iguais a todos. Havendo diversas denúncias de candidatos do mesmo partido e concorrentes à mesma vaga pública, com recursos extremamente diferentes, que por vezes, chegam com diferença de semanas entre um candidato e outro. O que faz toda diferença para o início das atividades de campanha dos candidatos. Seria como atletas em uma pista de corrida que recebem a largada em momentos diferentes, sem qualquer justificativa.
Em resposta a essa dificuldade, as redes sociais vêm fazendo a diferença entre os candidatos, de forma positiva, possibilitando o acesso ao eleitor de forma rápida e com igual possibilidade competitiva, com praticamente, nenhum custo.
Esse é o caso do candidato a Deputado Federal, por Sergipe, Jota Jota Do Ronda Da Noticia (candidato pelo União Brasil), que assistiu, até dia 5 de setembro, todos os seus rivais à vaga a Deputado Federal, iniciarem suas campanhas com a verba recebida do Fundo Partidário, e por não receber, até aquela data, sua parte, teve sua campanha quase que exclusivamente baseada em mensagens e vídeos veiculados pelas redes sociais, e com apoio de seus ouvintes da Sara Brasil FM. Dessa forma, focando somente no Instagram já ultrapassou os 8.000 seguidores, com vídeos que ultrapassaram 12 mil visualizações, e milhares de curtidas, com diversos comentários de apoio. Atualmente é uma das campanhas com maior crescimento orgânico em Sergipe, pela chapa União Brasil.
Segundo o candidato “Indiferente aos interesses políticos, as redes sociais, se bem utilizadas, garantem a democratização da comunicação e possibilitam um canal direto entre o candidato e o eleitor. “O candidato se diz confiante com a repercussão de sua campanha junto à população. “A verba do Fundo Partidário, que recebi na semana passada, é, em todo o Brasil, uma caixinha de surpresas, e depender somente desse recurso é um erro estratégico”, concluiu o candidato.
Veja as promoções que separamos para você?
Veja Também:
- Domínio dos Talheres: Como Posicionar e Usar Correta e Elegantemente à Mesa
- 7 Leis Herméticas: Podem Mudar Sua Visão de Mundo
- Como o Trabalho Pode Adoecer
- Como os Empregados Interpretam Crises nas Empresas: Um Olhar a Partir de Estudos Científicos
- O Tédio no Trabalho e Sua Resignificação no Ambiente Corporativo
- Como Empresas e OSCs Podem Implementar ESG