Por CNN, Ronda da Notícia
A voz computadorizada vinda do trailer branco estacionado pediu em voz alta que as pessoas saíssem e avisou que o veículo explodiria em minutos.Então, às 6h30, horário local, foi o que aconteceu.
A explosão do trailer no centro de Nashville na manhã de sexta-feira deixou pelo menos três pessoas feridas, incendiou vários outros veículos, destruiu vários edifícios no quarteirão e interrompeu o serviço sem fio em grande parte da região.
O como e o porquê da explosão permanecem um mistério no sábado, mas as autoridades disseram estar confiantes de que a explosão foi “intencional”. Ainda assim, a data do Natal, o horário do início da manhã e os avisos incomuns transmitidos no alto-falante antes da explosão indicam que esta não foi uma tentativa de assassinato em massa.
“Isso foi claramente feito quando ninguém estava por perto”, disse o prefeito de Nashville, John Cooper, na sexta-feira.
Nenhum espectador morreu com a explosão. No entanto, os investigadores encontraram tecido que eles acreditam poder ser restos humanos perto do local da explosão, disse o chefe do Departamento de Polícia de Metro Nashville, John Drake.
A explosão atingiu pelo menos 41 empresas na 2nd Avenue em Nashville, uma rua cheia de prédios históricos. Preocupada com a integridade estrutural dos prédios afetados, a prefeitura isolou a área e não permitirá a entrada de ninguém até a tarde de domingo.”Vai demorar algum tempo até que a 2nd Ave volte ao normal”, disse Cooper.
Vários residentes locais disseram à CNN que acordaram com o som de tiros na manhã de sexta-feira. A polícia disse ter sido chamada ao local após um relato de tiros disparados por volta das 5h30.Uma vez no local, a polícia encontrou um trailer branco estacionado em frente a um prédio de transmissão da AT&T na 166 2nd Avenue North. O RV estava transmitindo repetidamente uma mensagem alertando sobre uma explosão programada para ocorrer em 15 minutos, disse a polícia.
“Este veículo vai explodir em 15 minutos”, disse a voz, de acordo com Betsy Williams, que estava hospedada em um apartamento na 2nd Avenue. Depois de repetir a mensagem por um minuto, a voz então disse que o veículo explodiria em 14 minutos, e continuou a contagem regressiva a partir daí.
Seis policiais uniformizados que ouviram a mensagem, imediatamente começaram a bater nas portas e a evacuar os moradores. O prefeito Cooper os elogiou como heróis e disse que sua ação rápida salvou vidas.À medida que a contagem regressiva se aproximava do fim, a mensagem do trailer mudou, de acordo com o vídeo de vigilância feito em um prédio do outro lado da rua.”Se você pode ouvir esta mensagem, evacue agora”, disse a voz por volta das 6h30. “Se você pode ouvir esta mensagem, evacue agora.”O veículo então explodiu em um flash de luz brilhante.
Três civis foram hospitalizados e estão em condições estáveis, disseram as autoridades. A força da explosão derrubou um policial, disse o porta-voz da polícia Don Aaron, e causou perda de audição em outro. Mas nenhum policial sofreu ferimentos graves.
As autoridades não têm informações sobre se havia alguém dentro do RV quando ele explodiu. A polícia também tuitou uma foto do trailer enquanto ele entrava na área às 1h22 de sexta-feira.
Área bloqueada do público
Williams, a testemunha ocular, disse à CNN que estava em seu carro com sua família quando o trailer explodiu em uma bola de fogo.”Tudo, quero dizer, tudo tremeu. Foi uma explosão”, disse ela a Anderson Cooper da CNN.
Três carros foram incendiados. Árvores caíram. Tijolos e vidros estavam por toda parte. Outro residente disse que a cena de destruição parecia um filme apocalíptico.
O porta-voz da AT&T Jim Greer disse à CNN que o hub de rede da empresa na cidade foi danificado na explosão e o serviço na área de Nashville foi afetado. AT&T é a controladora da CNN.
A rua fica no limite da hospitalidade e do distrito turístico de Nashville, em uma parte histórica da cidade.
Especialistas técnicos do laboratório do FBI e equipes de resposta a evidências foram trazidos de todo o país para “ajudar a processar esta cena de crime em massa”, disse o agente especial encarregado do FBI Matt Foster.
O agente especial encarregado do ATF, Mickey French, disse que sua agência ativou suas equipes de resposta nacional e estava trabalhando ao lado do FBI e da polícia de Nashville. A agência conta com especialistas em explosivos, químicos e engenheiros envolvidos no processo de recuperação de evidências.