Por:  Jhonys do Nascimento Silva (convidado) / Kennedy G. de Alecrim

Muitas empresas estão com dificuldade para se manter na ativa, por causa do Covid-19, mas o que mais sofre é um micro-empreendedor, grande parte das fezes por falta de conhecimentos na aplicação de recursos. Muitos se sobrecarregam com a renda ou por falta de conhecimento não tem uma reserva de emergência para passar por uma crise. Este artigo  objetiva  informar dicas de como lidar nesse momento difícil. 

Tenha ao menos duas reservas financeiras – Muito pequenos empreendedores, que na maioria dos casos, não tem muito conhecimento antes de criar uma empresa, não pensam que para dar um primeiro passo é preciso ter ao menos menos uma reserva para 3 meses de emergência para pagar aluguel, conta de luz, água e etc. Até que a empresa possa evoluir e começar a ter lucro, e outra reserva para emergências e para poder investir na empresa.  Pragmatismo é muito importante no mundo dos negócios, por isso lembre-se que esses valores não são seus e sim de sua empresa.

Se possível evite o uso de uma estrutura física somente para esse fim. Aluguel custa caro. Trabalhe, se possível no formato Home Office e busque conhecer empresas de Coworking – Esse formato já é utilizado nos dias atuais e tenderá crescer pós-pandemia. Isso faz com que muitos possam trabalhar, tendo o conforto e as comodidades de um escritório bem estruturado. Diversas empresas já afirmam que continuaram com a Home office no pós-pandemia e outras estão apostando em coworking para suas atividades conjuntas com clientes, pois viram algo bastante proveitoso nisso.  Pesquise sobre o assunto.

Outra dica e a mobilização de suas redes sociais – As redes sociais são uma forma de trazer muitos benefícios para uma empresa, podendo ser bastante útil para qualquer tamanho de empresa, sendo muito utilizada por grandes empresas, como forma de divulgações e criar uma certa fidelidade com os clientes. Isso facilita o contato entre a empresa e o cliente, facilitando negociações, tirar dúvidas e divulgar promoções, novos serviços e produtos.  

São somente três dicas simples que podem te distanciar de dificuldades prematuras. Quer saber mais? Acesse  no site da EY.com, o artigo Resiliência Empresarial Plano de Gestão de Crise COVID-19, que traz dicas empresariais, saúde e bem estar de funcionário, talentos, força de trabalho, proteção da base de clientes e marca. Além gestão de risco.  

Animated GIF - Find & Share on GIPHY

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui