Por Ygor Henrique Santos dos Reis 

Todas as empresas trabalham para alcançar bons resultados e buscam por profissionais qualificados que executem as tarefas destinadas com eficiência e eficácia. O mercado vem ficando cada vez mais competitivo o que é natural com o avanço da tecnologia. 

Foto: Reprodução

Um dos maiores desafios do empreendedorismo é manter-se no mercado e ser um destaque no seu ramo de atuação. Para atingir esse sucesso, é interessante se aprofundar em um ponto que muitas empresas acabam deixando a desejar, que é a competência. 

O que é competência? Bom segundo o dicionário Aurélio a definição desse termo é a capacidade/suficiência (fundada em aptidão). No mundo da gestão por pessoas, temos a seguinte explicação: é o conhecimento, habilidades e atitudes que os colaboradores precisam ter para somar com a empresa. Existem tipos de competências que os colaboradores precisam ter ou desenvolver, como: determinação, controle emocional, vontade de aprender e criatividade. Porém, existem outras competências que precisam ser desenvolvidas para ocupar cargos específicos na empresa: 

  • Competências individuais: referentes aos conhecimentos, habilidades e atitudes que cada colaborador possui. 
  • Competências funcionais: referentes aos conhecimentos, habilidades e atitudes que cada função/cargo da empresa requer. 
  • Competências organizacionais: competências da organização, que todos devem ter para poder trabalhar na empresa. 

Mas como implantar isso nas empresas? Aí que entra a parte da liderança. Um líder é aquele que solicita, está aberto a sugestões, confia ao delegar funções, presta atenção em cada um dos seus subordinados, é democrático, motiva as pessoas e tem uma boa comunicação. Ele irá fazer um mapeamento de competências, criar práticas para que as competências dos colaboradores possam ser desenvolvidas, treinamentos, entre outras. 

 O que é diferente de Chefe. Ele ordena, impõe seu ponto de vista, controla as atividades, é autoritário, cria um clima de insegurança e tem dificuldades de se expressar. Para uma empresa ter sucesso, a parte operacional precisa absorver e executar as “ordens” do estratégico. Empresas onde os subordinados se sentem desconfortáveis e mandados, podem até ter um bom resultado financeiramente, mas internamente fica manchada e mal falada. Isso acaba repercutindo mal no mercado e entre seus concorrentes. 

Descobrir se seus funcionários estão satisfeitos em trabalhar para a sua empresa é indispensável atualmente. É preciso entender o que os agrada e detectar os pontos negativos. Apenas assim, é possível fazer as mudanças necessárias e criar estratégias eficientes de motivação nas organizações. Um indivíduo que não tem suas necessidades atendidas, não terá satisfação necessária para desempenhar as suas atividades com qualidade no trabalho. 

Veja as promoções que separamos para você?

Veja Também:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui