Por Ygor Henrique Santos dos Reis
Todas as empresas trabalham para alcançar bons resultados e buscam por profissionais qualificados que executem as tarefas destinadas com eficiência e eficácia. O mercado vem ficando cada vez mais competitivo o que é natural com o avanço da tecnologia.

Um dos maiores desafios do empreendedorismo é manter-se no mercado e ser um destaque no seu ramo de atuação. Para atingir esse sucesso, é interessante se aprofundar em um ponto que muitas empresas acabam deixando a desejar, que é a competência.
O que é competência? Bom segundo o dicionário Aurélio a definição desse termo é a capacidade/suficiência (fundada em aptidão). No mundo da gestão por pessoas, temos a seguinte explicação: é o conhecimento, habilidades e atitudes que os colaboradores precisam ter para somar com a empresa. Existem tipos de competências que os colaboradores precisam ter ou desenvolver, como: determinação, controle emocional, vontade de aprender e criatividade. Porém, existem outras competências que precisam ser desenvolvidas para ocupar cargos específicos na empresa:
- Competências individuais: referentes aos conhecimentos, habilidades e atitudes que cada colaborador possui.
- Competências funcionais: referentes aos conhecimentos, habilidades e atitudes que cada função/cargo da empresa requer.
- Competências organizacionais: competências da organização, que todos devem ter para poder trabalhar na empresa.
Mas como implantar isso nas empresas? Aí que entra a parte da liderança. Um líder é aquele que solicita, está aberto a sugestões, confia ao delegar funções, presta atenção em cada um dos seus subordinados, é democrático, motiva as pessoas e tem uma boa comunicação. Ele irá fazer um mapeamento de competências, criar práticas para que as competências dos colaboradores possam ser desenvolvidas, treinamentos, entre outras.
O que é diferente de Chefe. Ele ordena, impõe seu ponto de vista, controla as atividades, é autoritário, cria um clima de insegurança e tem dificuldades de se expressar. Para uma empresa ter sucesso, a parte operacional precisa absorver e executar as “ordens” do estratégico. Empresas onde os subordinados se sentem desconfortáveis e mandados, podem até ter um bom resultado financeiramente, mas internamente fica manchada e mal falada. Isso acaba repercutindo mal no mercado e entre seus concorrentes.
Descobrir se seus funcionários estão satisfeitos em trabalhar para a sua empresa é indispensável atualmente. É preciso entender o que os agrada e detectar os pontos negativos. Apenas assim, é possível fazer as mudanças necessárias e criar estratégias eficientes de motivação nas organizações. Um indivíduo que não tem suas necessidades atendidas, não terá satisfação necessária para desempenhar as suas atividades com qualidade no trabalho.
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